A.F.C. GANDRA - 1 x S.C.S. 08 - 3: 1.ª Mão da Final
1.ª Mão da Final da II Divisão Distrital da Associação de Futebol do Porto
17:00h, 17 de Maio de 2009
Complexo Desportivo de Azevido - Rebordosa

GR - 12 - Miguel
DD - 2 - Passos
DC - 3 - Renato
DC - 4 - Eládio
DE - 5 - Rochinha
MC - 6 - Monteiro (capitão)
MC - 7 - Fernando Almeida
ME - 8 - Pedro Teixeira
AC - 9 - Heitor
MC - 10 - Rui Lima
MD - 11 - Carminé

Treinador: Pedro Reis

Golos:
55' Heitor
75' Heitor
88' Telmo

Subs:
65' 18 - Rúben por 11 - Carminé
82' 16 - Telmo por 10 - Rui Lima
90' 17 - Mário por 6 - Monteiro

Suplentes não utilizados: Igor, Almeida, Figueiredo, Fábio

Grande ambiente no início de jogo, com uma fanfarra barulhenta a concorrer com o já famoso sino ensurdecedor – Alma Salgueirista ao rubro e uns milhares na bancada que pareciam menos dada a grande dimensão do recinto.
Com a ausência de Alex o Salgueiros apresentava duas novidades no onze: Eládio na equipa titular com Figueiredo no banco; Pedro Teixeira na ala esquerda no lugar de Alex, iniciando o jogo com Carminé na direita. O meio campo repetiu o desenho estreado há quatro jornadas: F. Almeida lado a lado com Monteiro e Rui Lima à frente destes dois.
Se o desenho da equipa se manteve das últimas jornadas, a postura também – o Salgueiros entrou para ganhar e desde o início impôs um ritmo fortíssimo e uma pressão muito alta, novamente a tirar partido da posição muito adiantada de Rui Lima para iniciar o processo de recuperação de bola logo em cima da área do Gandra. Logo aos 2 minutos Heitor ficou em boa posição nas costas da defesa apesar da bola estar difícil de dominar, mas falhou o remate com o pé esquerdo e o lance perdeu-se.
Os primeiros 15 minutos foram de excelente futebol do Salgueiros, com boas lateralizações e sempre em ritmo elevado. Sucederam-se cantos e livres de zonas laterais com algum perigo mas sem oportunidades claras de golo. Nesta altura o Gandra só jogava directo para a frente, e o tempo de posse de bola que tinha era mínimo.
Aos 14’ Carminé ensaiou pela primeira vez o remate e os salgueiristas viram o que se ia repetir várias vezes: grande remate mas um palmo acima da baliza. Logo a seguir numa falha de pontapé de baliza de Miguel o Gandra podia ter criado perigo mas concluíram com um remate fácil para defesa segura de Miguel.
Seis minutos passados e Carminé tenta de novo de forma quase idêntica – descai do flanco direito para o interior do terreno e remata em força…. um palmo acima da barra.
Com muito caudal ofensivo e sem concretizar, os adeptos intranquilizavam-se um pouco com o tardar do golo, nem por isso baixando o apoio à equipa que foi do melhor que se viu esta época.
A partir dos 20’ a equipa perdeu um pouco a velocidade com que pressionava, que não era naturalmente possível manter durante longos períodos, mas nem por isso deixou de controlar o jogo e de atacar quase incessantemente. Aos 22’ uma excelente combinação entre Heitor e Rui Lima acabou em passe de ruptura para Carminé, que avançou só pelo flanco direito para rematar cruzado ao lado, prejudicado por ter que usar o pé menos forte para rematar. 5 minutos depois e repetindo o posicionamento dos remates anteriores, Carminé tenta de novo, mas desta vez mais em jeito, colocando em ‘banana’ para a base do poste, mas o guardião contrário responde com a defesa da tarde, para canto. Nesse mesmo canto apontado por Pedro Teixeira, Eládio desvia de cabeça ao primeiro poste para aparecer Heitor já na pequena área a emendar ao lado, quando parecia impossível falhar, e ainda aparecia Renato atrás dele em posição também de emendar.
Puxavam-se cabelos e não se entendia como o Salgueiros não conseguia marcar.
A partir da meia hora o Gandra solta-se um pouco e começa a tentar aproveitar a distância grande existente entre a defesa e o meio campo salgueirista, provocada pelo alongamento da equipa para tentar a pressão alta e agravada pelas grandes dimensões do relvado.
Assim, aos 31’ aproveitam um corte incompleto de Eládio para entrar na área com perigo, com Miguel a resolver com saída decidida, e aos 41’ aproveitam mau corte de Passos para fazer um remate com algum perigo.
Duas situações para o Gandra mas entre elas de novo o Salgueiros perto de marcar por duas vezes: primeiro é Heitor, aos 37’,que correspondeu com uma cabeçada picada a cruzamento de Carminé, que já com o guarda-redes batido saiu caprichosamente ao lado; depois aos 38’ foi Pedro Teixeira a rematar a rasar a barra.
Ia-se para o intervalo com a sensação que o Salgueiros, por algum azar e ineficácia na finalização, ficava a dever 2 ou 3 golos a si próprio.
A segunda parte começa com banho de água fria logo a abrir. Após perda de bola no meio campo, conseguem isolar o goleador Litos nas costas de Rochinha, que com enorme eficácia remata cruzado batendo Miguel. Jogador sem dúvida de uma eficácia tremenda e com pormenores muito bons sempre que a bola lhe chegou.
A Alma abanou durante uns momentos, mas não tardou a voltar a empurrar a equipa. Esta mostrou espírito de campeão e não se deixou abalar pela sorte ou falta dela. Arregaçou as mangas e de novo acelerou o jogo e virou-se para o ataque. Logo aos 51’, numa grande jogada colectiva, Carminé cruzou da esquerda para Pedro Teixeira no flanco oposto assistir Rui Lima de calcanhar na zona central, que rematou ao lado.
Finalmente aos 55’ quebrou-se o enguiço e numa situação até difícil de adivinhar: recebendo um passe algo bombeado da zona central de Rui Lima, Heitor cabeceia em balão, conseguindo fazer a bola passar por cima do guarda-redes que é batido por estar adiantado em demasia. Bancadas ao rubro e o jogo vira definitivamente a favor do Salgueiros 08, quando aos 55’ o Gandra fica reduzido a 10 jogadores, por acumulação de amarelos, após uma mão na bola absolutamente escusada feita no meio campo.
Já com Rúben em campo melhorou de novo a circulação de bola no meio campo e o Gandra ia progressivamente recuando no terreno, denotando algum desgaste físico. O golo da reviravolta chegou aos 75’ numa excelente jogada colectiva: Rúben serviu o Sr. Fernando Almeida, que além de ser médio defensivo teve entrega, discernimento e capacidade física para aparecer a solicitar o passe solto no flanco esquerdo… recebeu, ajeitou para o pé esquerdo e colocou na testa de Heitor que fulizou de cabeça… depois correu a agradecer a assistência só faltando beijar o colega nos agradecimentos.
A partir daqui o jogo foi de festa total das bancadas e alguma anarquia em campo. O Gandra estava despedaçado e alguns jogadores do Salgueiros também já nos limites físicos, com Rui Lima por exemplo, a sair já com cãimbras, após mais um jogo em que correu muito kms. Apesar de não ser relevante, com alguma maior frescura e concentração podiam ter-se marcado mais alguns golos: muitas vezes em superioridade no ataque com muitos jogadores livres, a decisão por jogadas individuais inviabilizou que se concretizassem.
Aos 83’ Heitor ia marcando o terceiro chapéu da época a muitos metros da baliza, mas a bola bateu caprichosamente no poste com o guarda-redes a fazer pouco mais que vê-la a sobrevoa-lo. Aos 88’ Telmo conduziu a bola muito bem e após tabelar com Heitor, ficou na cara do guarda-redes e picou a bola por cima deste com classe, para o 3x1.
Em mais uma jogada de tabelas sem fim em superioridade numérica, já dentro da área do Gandra, Heitor marcou a passe de Pedro Teixeira mas viu o golo anulado por fora de jogo.
Penúltimo capítulo cumprido… falta o derradeiro. Um empate ou uma vitória garantem o título de CAMPEÃO e a alegria de milhares de salgueiristas.
33 Respostas
  1. pereirarjr Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  2. Break Says:

    Ena pá ainda bem q há fotos e imagens do jogo, senão ao ler a imprensa desportiva fica-se com a ideia q tinha sido uma invasão.

    As bancadas estavam cheias .... de cimento... e umas centenas de pessoas.

    não desmerecendo o Gandra, só 3-1 e muito suados pelos vistos.

    Não se reforcem para o ano, e vêm direitinhos para a 2ª novamente .....


  3. pereirarjr Says:

    Uma menção especial ao Telmo, um jogador que há muito merecia fazer o gosto ao pé. É um jogador humilde, abnegado e muito paciente, pois passou grande parte da época no banco até ao momento de ontem. Representa o conjunto de jogadores jovens que tiveram poucos minutos de jogo esta época, mas porque quem estava em campo deu boa conta do recado. Palpita-me que terá uma progressão semelhante à do Leão, na década passada, que começou discretamente, basicamente para cumprir funções combativas no meio-campo, mas que, à medida que o tempo foi passando, foi tornando-se cada vez mais presente. Vamos ver se será assim ou de outro modo. Por enquanto, muitos parabéns pelo brilhante golo, que, se repararam, foi dedicado aos nossos adeptos, para os quais apontou no reatamento do jogo.


  4. É caso para dizer, give me a break :) A cura para os grandes males é ser Salgueirista. Há gente com muita azia e com dificuldade em digerir certas realidades. Teve mais gente no estádio do Rebordosa que muitos clubes tiveram esta época toda! Salgueiros até ao fim!


  5. VCS SABEM Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  6. André Says:

    o break deve ser dakela ekipa k ficou em segundo e k ontem perdeu com o cruz para a taça da associaçao.k se passou ontem? nao cnseguiram comprar o arbitro??acho k foi esse o problema...mas temos pena,daki a uns aninhos voçes sobem para a 1ªdivisao.Mesmo que o salgueiros para o ano k vem dexa,ao menos vamos subir de cara lavada.Pke nao andamos a comprar arbitros.se vamos subir,e pke mereçemos a subida,e nao pke tivems 27 penaltis em 30 jogos!!
    para o ano nao comprem arbitros,comprem os guarda redes das outras ekipas,k podem ter mais sorte:D


  7. VCS SABEM Says:

    Break eram algumas centenas...
    CERCA DE 350 centenas LOL
    Tem juizo!
    Vai lá para o clube da terrinha deixar comentários desses...
    A taça da AF. Porto devia ter mais pessoas....


  8. VCS SABEM Says:

    há já me esquecia, o Gandra achou por bem mudar o recinto de jogo para um estádio com capacidade pr 9 mil pessoas... se o gandra tivesse levado tantas pessoas como nós o estádio estava cheio... Mas como levou tanta gente como o cart levou a srª da Hora.... (300) nao deu para encher.
    mas pode ser que para o ano a 2ª divisão distrital consiga bater o record de espectadores desta divisão.
    Quem sabe num CART-RAMALDENSE no estádio do BESSA!!!


  9. Andre Says:

    Ainda bem que as fotografias, da zona das bancadas, só mostram a zona da "claque alugada"....

    Aquela que consegue ter mais gente a puxar pela equipa do que todos os adeptos das equipas desta serie.

    O problema do Salgueiros e ser mesmo muito grande para esta divisão levando a comparações mesquinhas...

    Como já o disse uma vez, deviam estender a passadeira vermelha sempre que entrássemos em campo, estariam a reconhecer a historia do nosso clube e a agradecer a receita que estávamos a proporcionar ao visitarmos tão "distintas" agremiações desportivas... Enfim

    Como diz um tio meu: " Quem nasce para Duque, tarde ou nunca chega a Rei".....

    Ah, obrigado aos cronistas desportivos por estarem sempre a exagerar o numero de espectadores que o Salgueiros leva aos estádios... Ate a totalidade da classe jornalística parece que o Salgueiros conseguiu dar a volta...

    Saudações salgueiristas

    André - Pulga


  10. KODIAK Says:

    ja ca faltava os aziados do costume....pensei que já tinham desistido de mandar patacoadas dessas...os jornais desportivos estao tao tendenciosos que enchem os campos de pessoas imaginarias.
    Mas sabes uma coisa break...nunca iras saber quantas pessoas estavam na final porque simplesmente a tua equipa não estava lá...bem queriam mas...


  11. ANDA POR AÍ MUITA DOR DE COtovelo!QUE VÃO DAR BANHO AO CÃO... SÓ HÁ 3 CLUBES: O SCS,O SCS'08 e os outros...ATÉ à VITORIA FINAL,SALGUEIROSSSS!!!!


  12. André Says:

    eu percebo o break,a unica final k o clube dele esta,e a final do ultimo lugar da taça da associaçao,visto k ainda ontem perderam com o cruz:D

    força break,olha k vai ser dificil voçes ai comprarem arbitros. poupam uns euros a cmprar os guarda redes:D


  13. salgueiristas vamos festejar para o centro da nossa cidade com ou sem portistas. mas prefiro os portistas do que os cunha leal


  14. Joaquim Says:

    Amigos Salgueiristas não percam tempo com pataratas.
    O nosso grande SALGUEIROS tem História.
    Do clube deles só têm estórias para contar,e tristes.
    Esta grande verdade provoca-lhes muita azia.
    Tomem Kompensan S.


  15. vamos criar um grupo trabalho para dinamizar a construçao do nosso estadio
    salgueiros ate morrer


  16. red_phoenix Says:

    Acho que dão muita importancia a estas coisas, além do mais o Atlético Rio Tinto nem sequer é o principal clube de Rio Tinto. O principal clube de Rio Tinto é o Sport Rio Tinto.
    Comparar o Salgueiros ao Atlético é tentar comparar o incomparavel, o melhor que temos a fazer é ignorar. Ainda para mais eles já nem são do nosso campeonato já que ou muito me engano ou não sobem mesmo esta epoca apesar de estarem confiantes que sim ;)


  17. Break Says:

    tenham lá calma.
    ficaram muito nervosos com um simples comentário e uma mera opinião.

    A verdade é que as imagens não mentem, são estas e a do jogo em Pedroso....


  18. André Says:

    pelo k me dixeram a camera vai dar o campo do inatel ao salgueiros.se for verdade,e bm bom para o salgueiros


  19. g Says:

    caro Break,

    uma imagem vale mil palavras, e se fosse alguem no minimo perpicaz( para não dizer inteligente), chegaria á conclusão que as fotos no blog são tiradas da bancada salgueirista! Dito isto, pode sempre dar uma vista no youtube (não traduzir á letra, porque não te quero a olhar para o teu tubo...)

    aí poderá confirmar a quantidade de espectadores... No caso das duvidas persistirem aconselho a consulta de um oftalmologista...


  20. KODIAK Says:

    no jogo do salgueiros com menos assistencia tiveram mais pessoas do que no vosso melhor!
    se contarmos com a familia dos jogadores e restante equipa, poucos sobram alem desses a ver o atletico rio tinto...enfim..


  21. Rubenzz Says:

    Nao percam tempo com esse rapaz que queria ter sido campeao.

    E ele numa coisa ate teem razao que para o ano a equipa teem de se reforçar.
    Eu vi 1 ou 2 jogos da 1º divisao,e nao teem nada haver com a 2º, a jogadores bem melhores e bastante jovens com mais qualidade,especialmente no meio campo e na frente faltam-nos bem mais soluções,neste jogo nem 1 ponta de lanca no banco tinhamos.


  22. Francisco Says:

    Caro Break dance
    Por acaso não viu agora mesmo a reportagem na Porto Canal,ou a TVCabo ainda não chegou a Rio Tinto?
    Será que já comprámos esta estação televisiva,
    eu acho que aquilo era uma foto-montagem,vamos aproveitar enquanto o mano Oliveirinha não a compra para proibir estas reportagens.
    Eu sei que ainda dói,mas não vos desejo mal,aliás desejo-vos vida eterna para que possam assistir de pé á nossa VITÒRIA.

    Falando agora de coisas sérias ( estádio),não vou muito pela solução Inatel, vou mais pelo estádio do Bessa, já ontem vi a entrevista com o Álvaro B.Júnior , e ele já fala na municipalização do estádio e olhem que ele sabe do que fala ( o Rui Rio é boavisteiro ),já diz que prefere um centro de treinos do que um elefante branco,que o Inter e o Milão jogam num estádio municipal, portanto aposto mais que esta solução já esteja a ser cozinhada,penso ser mesmo a única solução para tentar salvar o Boavista.

    Cumprimentos Francisco Leite


  23. Magalhães Says:

    Já me disseram que o Rui Rio estará a preparar a salvação do estádio do bessa municipalizando-o.
    Para isso acontecer será preciso dar ao Salgueiros um "rebuçado" que poderá ser o Campo do Inatel ou então colocar o Bessa ao dispor dos clubes da cidade.
    Temos que estar atentos e aproveitar estas mudanças de estratégia da Camara Municipal do Porto.
    É por estas e por outras que mais uma vez digo, A NOSSA FESTA SÓ PODE SER NA TERRA SAGRADA, VIDAL PINHEIRO.


  24. Magalhães Says:

    Ó BREAK

    Esqueci-me de mandar um cumprimento especial.
    Como estás muito interessado no Salgueiros podes vir no próximo Domingo ver o jogo do titulo.
    Mas vem cedo pois podes não ter bilhete e assim tens que ir ver a Taça da AF Porto.
    Desde já te convido para assistires a um jogo do Salgueiral, pode ser que ganhes juizo e não te metas aonde não és chamado.


  25. Rubenzz Says:

    Nao sei ate que ponto sera benefico se na realiadde a soluçao estadio do bessa for viavel, acho que toda a gente reparou, que os nossos jogadores aos 60m mais ao menos estavam todos rebentados, sao campos muito grandes para quem treina 2/3vezes semana.
    Continuo a preferir termos um complexo nosso,para podermos jogar la tambem com as nossas equipas da formaçao para nao terem de andar com a casa as costas,nao sendo nos um clube rico, quanto mais beneficios tirarmos da formaçao melhor, so tiraremos beneficios com melhores condicoes de trabalho,e com isso certamente mais atletas procuraram jogar no nosso clube.


  26. lfg Says:

    Agradecia que parassem as respostas menos correctas ao comentário do Break...
    Entristece-me um pouco estar a apagar comentários sobre isso numa semana em que seremos campeões.
    Vamos voltar ao tema SALGUEIROS por favor.


  27. Este comentário foi removido pelo autor.

  28. Aproveita e apaga os comentarios desse sr pois ele não é bem vindo a este blog


  29. Magalhães Says:

    I
    Salgueiros da tradição Tão velhinho e sempre novo Tu vives no coração Na alma do nosso povo

    II
    O teu passado de glória Sempre em nós está presente E a alegria da vitória Até faz cantar a gente

    Coro
    Salgueiros, meu Salgueiros Ontem hoje e sempre Tu serás o mais bairrista Salgueiros, meu Salgueiros Vive no peito da gente Sempre a alma salgueirista

    III
    A camisola encarnada Do meu velhinho Salgueiros Tem a tradição vincada No coração dos tripeiros Não há outro que te iguale nem com bairrismo mais forte Ser salgueirista afinal É ter alma do norte.

    Caros Salgueiristas, esta é a única canção que me emociona, quem é Salgueirista sabe o que eu estou a dizer.
    Não me interessa mais nenhum clube, somente aquele que está nesta canção, e um clube com quase um século e no qual tenho um orgulho imenso de pertencer.
    Vamos fazer a nossa festa, só a nossa, respeitando todos os outros que também estão em festa, mas temos obrigação de fazer levantar a nossa voz um unissono.

    Um Abraço a Todos os Salgueiristas


  30. JJOO Says:

    Acho piada a estes comentários destes franco atiradores, para não chamar outra coisa.
    Agora já não chega ganhar por 3-1.
    Como eles gostariam de estar no nosso lugar!!!
    Com todo o respeito que me merecem a esmagadora maioria dos clubes que disputam os regionais, pelo trabalho que desenvolvem, a maioria das vezes em condições difíceis (até os grandes clubes as têm), o nosso lugar é nos campeonatos nacionais, e se esta dinámica não parar, é uma questão de tempo. Nunca um campeonato da 2ª divisão regional teve o destaque que este teve, e isso deve-se apenas á participação de um clube como o nosso. Deviam estar agradecidos pelas receitas que lhes foram proporcionadas e pela promoção que esta divisão teve este ano junto da comunicação social.


  31. scs4ever Says:

    AÍ SE ME SAI O EUROMILHÕES !!!!!
    SALGUEIROS SERIAS MAIOR AINDA...


  32. De facto as imagens não mentem:
    - Os clubes quando jogam contra o Salgueiros dão o que têm e o que não têm, logo, os jogos são mais complicados, e ainda bem porque aumenta o valor das vitórias.
    - Os clubes quando jogam contra o Salgueiros fazem mais receita que no resto da época toda, que perdem dinheiro todos os jogos.
    - Na 1ª divisão a luta vai ser ainda maior e o Salgueiros vai sem dúvida saber responder a isso com mais atitude e trabalho, esteja quem estiver, entre e saia quem tiver que entrar e saír. Com trabalho e dedicação saímos sempre vencedores.
    - Esta foi uma época fundamental para o Salgueiros, está mais vivo que nunca, apareceu na vida da cidade do Porto e vai ser o relançamento de uma parte fundamental desta cidade que sem o Salgueiros é muito mais pobre.
    Que mais há para dizer...


  33. Gustavo Says:

    não lhe deêm "trela" e vamos falar do post...

    eu penso que tem aí um erro, o Rochinha tava na frente quando se sucedeu o golo até pk nas imagens do porto canal se ve depois do golo o nosso defesa esquerda a regressar á área, depois da sua subida.. o problema é k quando ele sobe para ir "colocar" umas bolas lá na frente, ngm vem cobrir o lugar dele, como por exemplo, neste caso..

    FORÇA SALGUEIROS!!!


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS