Patrocínio do jogo e da bola de jogo
Download do PDF detalhado aqui.



Etiquetas: edit post
2 Respostas
  1. Anónimo Says:

    Se o patrocínio de um jogo custa 250€, quanto custará o patrocínio nas camisolas correspondente a várias dezenas de jogos?

    Qual é a média actual de espectadores nos jogos em casa? É ou não verdade que é metade da época passada? É ou não verdade que é este o valor que interessa aos possíveis patrocinadores?

    Parece-me que estes preços são exagerados. E a prova disso é que ainda não houve interessados. Todos pensarão o mesmo. É uma questão a reflectir.


  2. Deus Says:

    Apenas vou comentar, não porque tenha ligação ao Clube, a nível institucional ou directivo, mas porque me parece que as perguntas colocadas pelo amigo "Carga ao mar" pecam por desconhecimento dos valores de mercado e uma vez que estou ligado a esta área (à da publicidade), posso até dizer-lhe que são valores "baratos", mesmo tendo em conta o patamar em que estamos. Devemos ter em conta o que está o patrocinador a pagar e sublinhar que é uma escolha/decisão do próprio - aqui ninguém o obriga nada -, isto é, terá que ser dele essa decisão por fazer o investimento e terá que ser ele a verificar a validade do mesmo. Para além das condições já expressas no próprio folheto, a valorização de um patrocínio corresponde a um posicionamento e reconhecimento da marca a nivel imediato, isso acontece com a visibilidade (em quantos mais locais, suportes - sejam eles em papel ou internet - ou meios - tv ou rádio - ele for inserido, maior será essa visibilidade) e com o grau de investimento aplicado - quanto maior o investimento, maior a possibilidade de retorno. Para "colher há que semear", já diz o povo. Neste momento, o Clube valoriza a sua auto promoção (porque ela é necessária e se ainda não existem interessados será por uma questão de escolha ou contexto social e não pelos valores em causa) e está a dirigi-la a todos aqueles que estejam interessados em associar a sua empresa ou imagem a uma marca que está em ascensão e que irá ter uma projecção acentuada dentro de poucos anos, uma vez que não é uma marca nova e não terá que ser implementada no mercado, mas tornou-se, em quase 100 anos de existência - estamos a falar de 3/4 gerações de pessoas misturadas, numa imagem reconhecida, identificável e acarinhada pelo público em geral.
    Essas são, desde já, variáveis a ter em conta, e se o Clube tem apostado nos media com grande difusão - internet e rádio -, e cada vez mais irá aparecer ou ser comentado na de maior difusão- que é a Televisão, através do Porto Canal e das menções que tem (e irá continuar a ter) na TV generalista -, torna-se como é óbvio num veiculo de promoção altamente apetecível. Se o patrocinador exerce influência profissional nesta área geográfica, se se identifica com a ideologia, com o Clube ou com a "Alma" ou "Mística" que geram resultados positivos, neste momento, então o valor a investir é diminuto, pois o rácio entre valor investido e retorno é francamente vantajoso. Se considerarmos que o futebol "move multidões" - e as do Salgueiros estão comprovadas e à medida que a equipa for crescendo e e evoluindo, mais seguirão - e verifiquemos os grandes patrocinadores mundiais do futebol, como Nike ou Adidas, todo o patrocínio em futebol é vantajoso. Em Portugal, infelizmente, "não existe a palavra investimento" (cujo retorno não é imediato e visível pelos que o consideram um "custo"), mas todos aqueles que têm conhecimentos e capacidade de gerir um activo à distância (temporal) e de o valorizarem diariamente, conhecem bem a mais-valia que o investimento traz associada.
    Quanto ao patrocínio de uma camisola de futebol, como disse e muito bem "correspondente a várias dezenas de jogos" terá que ser muito maior do que isso. Espero que não pensasse que patrocinar as camisolas de uma equipa de futebol ficasse mais barato do que comprar uma PlayStation? E para reflectir um pouco mais, para 10 seg em televisão chega-se a pagar 50x o valor de um patrocínio do jogo do Salgueiros! Diga lá se não é "porreiro" verem o logotipo ou nome da sua empresa durante 90 minutos (ou mais, se não contabilizarmos os descontos no jogo, as visualizações na internet e se não "tiver o azar" do jogo passar na televisão)?
    Espero não ter sido muito "chato" na explicação.


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS