S.C.S. 08 - 3 x F.C. LIXA - 0 : 3.ª Jornada



GR - 1 - Jorge Matos
DD - 2 - Albertino (Cap.)
DC - 3 - Pereira
DC - 4 - Wilson
DE - 5 - Rochinha
MC - 6 - Monteiro
MC - 7 - Oliveira
MC - 8 - Berto
AC - 9 - Lobo
AE - 10 - Quim Simões
AD - 11 - Rui João

Treinador: Renato Assunção

Golos:
3' Lobo
32' Berto (grande penalidade)
87' Quim Simões

Substituições:
64' Sai Berto e entra Rúben
83' Sai Monteiro e entra Fábio
85' Sai Rochinha e entra Moreira

O Estádio do Sra da Hora, apesar do bom tempo, esteve longe de estar cheio para a 3.ª jornada do campeonato, com o Salgueiros 08 ainda à procura da 1.ª vitória.
Na equipa muitas alterações. Desde logo 3 titulares da 2.ª jornada fora dos convocados: Joel por lesão, Pedrinho e Gonçalo por opção (presume-se).
A defesa foi composta com o deslocamento de Albertino para a faixa direita, a estreia de Wilson ao lado de Pereira, e com Rochinha também a estrear-se no lugar de Moreira.
Trio de meio campo totalmente novo: Monteiro no lugar de Fábio, Oliveira a render Gonçalo e Berto recuando de ponta de lança (onde jogou em S. Pedro da Cova) para a posição 10, no lugar de Pedrinho.
Os alas mantiveram-se - Rui João e Quim Simões, com Lobo a marcar presença na frente de ataque.
O modelo foi o que tem sido norma.

O jogo não podia ter iniciado de melhor forma: aos 3' após bom cruzamento da direita de Albertino, Lobo ganhou a posição ao defesa, dominou de peito e rematou de forma tão deliciosamente imperfeita, que acertou nas orelhas da bola, enganou o guarda-redes e facturou, com a bola a entrar sem força na baliza contrária.
Com o tónico do golo os primeiros 15 minutos foram mesmo os melhores do Salgueiros em todo o jogo. Apesar disso só após um canto na esquerda e na sequência de alguns ressaltos, um remate de Monteiro por cima causou algum perigo.
Aos 13' e após hesitação de Wilson entre atacar a bola antes e deixá-la bater, o avançado do Lixa ganha-lhe as costas e cria perigo, com boa intervenção de Jorge Matos a matar o lance. Era a primeira de muitas... A segunda chegou aos 23' com uma grande estirada para canto, na sequência do qual de novo o Lixa criou perigo.
Iniciou-se um ascendente claro do Lixa com muitos cantos a favor - que no entanto quase sempre eram marcados para as seguras mãos de Jorge Matos.
Dois problemas se acentuaram: com os três avançados bastante longe do resto da equipa no momento defensivo, quase sempre o Lixa conseguia fazer 4 contra 3 no meio campo, acabando essa superioridade por permitir vencer os duelos nesta zona do terreno; a defesa à zona com toda a equipa na área, muitas vezes impediu o Salgueiros após os cantos de ter soluções para fazer o contra ataque.
Após este assédio e contra a corrente de jogo o Salgueiros dilatou a vantagem: precisamente após um canto em que a equipa conseguiu sair para o ataque, graças à iniciativa individual de Rui João que correu quase meio campo com a bola para ganhar a grande penalidade. Berto insistiu em ser ele a marcar e converteu com facilidade.
O resto da primeira parte trouxe pouco mais de interessante.

A segunda parte iniciou logo com uma excelente acção de Rui João cujo cruzamento não teve correspondência por Lobo, que tentou o remate de primeira de pé esquerdo e falhou.
Sol de pouca dura e o Lixa mais rápido e incisivo sobre a bola retomou o controlo do jogo.
Aos 50' rematam a primeira vez com perigo e após a superioridade no meio campo ser notória, Renato trocou Berto que já denotava algum desgaste físico por Rúben.
Aos 77' Jorge Matos fez a defesa da tarde, desviando para a barra um grande remate do Lixa.
No minuto seguinte após cruzamento de Rochinha pode dizer-se que se assistiu à única oportunidade de golo falhada pelo Salgueiros, com Lobo no centro da área a ter oportunidade de cabecear sem oposição, mas a atirar com pouca força e à figura.
Seguiu-se a troca do esgotado Monteiro por Fábio, sem a toada de jogo mudar: continuaram a suceder-se cantos - como na primeira parte quase sempre directos às mãos de Jorge Matos - e o Lixa continuou mais perigoso e incisivo.
Aos 84', o avançado ganhou a linha a Albertino e cruzou rasteiro com muito perigo, sem aparecer ninguém para finalizar, sendo que o canto seguinte foi concluído com um portentoso remate à barra que não daria hipóteses de defesa.
No minuto seguinte após canto com saída em falso de Jorge Matos, o jogador do Lixa não conseguiu visar a baliza que estava deserta.
Qualquer destas situações concretizada iria certamente trazer grandes dificuldades ao Salgueiros para manter a vantagem, apesar do pouco tempo que faltava ara terminar o jogo.
Já com Moreira em campo no lugar de Rochinha, após boa assistência de Lobo, Quim Simões soltou-se nas costas da defesa contrária e rematou cruzado para o seu primeiro golo da época, que festejou efusivamente com a claque.

No geral é um jogo com resultado enganador e demasiado pesado para o jogo que o Lixa fez e para as oportunidades que desperdiçou, não se pondo em causa a justeza d vitória de uma equipa ue marcou por 3 vezes.. O Salgueiros teve o mérito da eficácia e contou com uma grande exibição de Jorge Matos, com um punhado de grande defesas e grande segurança nos (muitos) cantos para terminar pela primeira vez este ano um jogo sem sofrer golos.
Muito espaço para melhorias na equipa ainda, mas o essencial foi conseguido: a primeira vitória. Que sirva de tónico para a motivação da equipa e dos adeptos.

(crónica do jogo por Luís Gomes)
0 Respostas

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS