Clube caiu devido a "uma política desportiva completamente errada"
in Agência Lusa 28/11/08, Sónia Mendes (texto) e João Abreu Miranda (Fotos)

Porto, 28 Nov (Lusa) - O treinador de futebol do Salgueiros 08, Pedro Reis, afirma que "uma política desportiva completamente errada" foi a causa da queda do clube de Paranhos, que regressa ao futebol sénior e conta já com sete vitórias consecutivas. "Eu sempre disse que acho que houve uma política desportiva completamente errada. As contratações de quatro ou cinco anos e depois mandar embora ao fim de um ano, tudo isto tem implicações, não só em termos financeiros, como em termos de resultados desportivos", afirmou à Lusa, Pedro Reis.

O "velhinho" Salgueiros, que surgiu à luz de um candeeiro de rua, chama-se agora Salgueiros 08, devido à impossibilidade de inscrever jogadores seniores e formar equipas profissionais com a anterior designação. Como qualquer clube que está a nascer, o Salgueiros 08 joga na II divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP), o escalão mais baixo da competição de futebol, estando, à nona jornada, no primeiro lugar do campeonato, com os mesmos 21 pontos do Pedroso, após uma série de sete vitórias consecutivas.

A adaptação ao novo escalão foi a parte mais difícil do projecto, sobretudo para os jogadores históricos, que acompanham o treinador e também ex-jogador nesta nova etapa do clube. "Obrigar um atleta que fez um percurso em alta competição a jogar na distrital é complicado. Mas é um desafio bonito, no fundo motivador, tanto mais que estamos a fazer surgir um novo clube", salientou o treinador, um dos principais responsáveis pelo renascimento da equipa.

A colaboração de alguns dos jogadores mais marcantes da última década do clube, como Renato, Cao, ou Fernando Almeida tem-se revelado de extrema importância. Essa experiência, misturada com a irreverência da juventude parecem ser os segredos do êxito do Salgueiros. "O sucesso é fruto do trabalho que temos desenvolvido e da mistura da juventude com a experiência", referiu à Lusa Cao, jogador do Salgueiros entre 1997 e 1999 e que agora regressa pela "satisfação de jogar futebol" numa casa que bem conhece.

A equipa joga no campo emprestado do Senhora da Hora, uma vez que o estádio do Salgueiros foi vendido em hasta pública como consequência da grave crise financeira em que o clube está mergulhado desde a segunda metade da década de 90. No entanto, a alma permanece a mesma e, por isso, a velha claque "Alma Salgueirista" continua a dizer presente em cada domingo. "Sinto-me em casa quando vejo as bancadas cheias", revelou Renato, outro dos históricos que regressa nesta nova etapa, lembrando as cerca de 2000 mil pessoas que cada domingo se deslocam até Matosinhos para ver a sua equipa do coração a jogar.

O novo símbolo apresenta uma Fénix, sinal do renascimento, sinal da vida nova que os dirigentes querem dar a um clube que já participou nas competições europeias e que agora tem que ultrapassar várias etapas até chegar às divisões nacionais. A cor continua, no entanto, a ser a mesma, o vermelho, que em tempos serviu para os distanciar do então rival, FC Porto.

Etiquetas: edit post
3 Respostas
  1. Nelson Says:

    Concordo a 100% com o treinador...


  2. Unknown Says:

    É pena que os responsáveis pelo desastre continuem impunes...
    Por outro lado, o meu obrigado a todos os obreiros deste projecto, especialmente os antigos jogadores do Sport Comércio e Salgueiros, que decidiram abraçar esta causa, provando um autêntico amor pelo clube. Ainda quero assistir a grandes momentos sob este novo emblema.

    Luís Afonso, 31 anos, adepto


  3. Não é verdade que tenham passado impunes, pelo menos o Presidente. Linhares foi condenado 3 vezes e absolvido uma. Mas reconheço que me "faz espécie" como é que só ele (juntamente com o clube) é que aparece implicado no final...


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS