Salgueiros - Três "velhas glórias" no renascer do clube

in Agência Lusa 28/11/08, Sónia Mendes (texto) e João Abreu Miranda (Fotos)

Porto, 28 Nov (Lusa) - O futebol profissional do Salgueiros "morreu" há quatro anos envolto numa grave crise financeira, agora três dos atletas mais marcantes do clube regressam para impulsionar um novo projecto, o Salgueiros 08, que marca o renascimento do futebol sénior.

Uma década separa os dois momentos em que Pedro Reis, Renato e Cao foram colegas no Sport Comércio e Salgueiros. O primeiro aconteceu em plena década de noventa do século passado, quando o clube já enfrentava uma grave crise financeira, o segundo está ainda a desenrolar-se. Convertido no jogador com mais jogos no clube, e depois de ter sido adjunto de Vítor Manuel e Carlos Manuel, Pedro Reis é agora administrador de condomínios e "mister" do Salgueiros 08. "Já conhecia os jovens da formação e os jogadores de referência estão aqui para ajudar a motivar e para cativar os sócios adormecidos", revelou à Lusa o treinador.

Renato, defesa-central, é um desses "jogadores de referência" que aceitou regressar, muito por culpa do treinador e das pessoas que dirigem o clube. "Eu voltei pelo prazer de jogar futebol, é um clube que me diz muito, o presidente é o mesmo de quando eu subi à categoria de sénior e o treinador foi um grande colega de campo", afirmou Renato. Durante os onze anos em que esteve longe do clube de Paranhos passou pelo futebol ao mais alto nível, jogando no Sporting, Vitória de Setúbal e posteriormente na União de Leiria, onde acabou a carreira como profissional. Aos 35 anos regressa à casa que o deu a conhecer ao mundo do futebol e o catapultou para voos mais altos. O campeonato que disputa é amador e o futebol é um hobbie e não uma profissão. Esse lugar agora é ocupado pelos negócios que foi montando na sua época de jogador profissional. Do futebol guarda as lembranças da alma salgueirista, ainda "muito viva" nos dias de hoje. "Tenho a lembrança de um clube muito acarinhado pelas gentes do Porto", salientou o defesa-central.

Cao, médio defensivo e campeão do mundo sub-20 em 1991, juntamente com Figo, Rui Costa e companhia, esteve uma década ausente e forma também parte do lote de regressados. "É com muita satisfação que regresso a uma casa que bem conheço", referiu Cao, à Agência Lusa. Da anterior etapa lembra particularmente o treinador Carlos Manuel e o carinho dos adeptos. Mas, foi Pedro Reis, o actual treinador o principal responsável pelo regresso. Em tempos foram colegas de campo e agora um trabalha às ordens do outro. "O treinador teve muito a ver. Foi um grande colega, um grande profissional, um símbolo do Salgueiros", salientou o médio. Para o futuro guarda a esperança de ver a equipa numa categoria diferente, sem o seu talento, mas com a presença do filho. "Sentimos que o Salgueiros vai voltar a ocupar o lugar que merece. Eu não estarei nessa etapa, mas o meu filho acho que vai estar", revelou Cao. O futebol não vai, no entanto, deixar de fazer parte da sua vida. O presente já dita a continuidade da actividade desportiva com uma escola de futebol. "Sou patrono de uma escola de futebol na Junta de Freguesia de Ramalde (Porto) e colaboro com uma associação ao nível da formação", referiu o antigo campeão do mundo sub-20.

Estes jogadores regressam trazendo consigo a experiência de mais de dez anos de carreira e a vontade de vencer que um dia levou a equipa de Paranhos até aos palcos da Europa, caindo aos pés do Cannes, da estrela ainda a despertar, Zinedine Zidane.

Etiquetas: edit post
0 Respostas

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS