S.C.S. 08 - 3 x RAMALDENSE F.C. - 0 - 3.ª Jornada
II Divisão Distrital da Associação de Futebol do Porto
15:00h, 11 de Outubro de 2008
Complexo Desportivo Senhora da Hora


GR - 1 - Igor
DD - 2 - Passos
DC - 3 - Eládio (Capitão)
DC - 4 - Renato
DE - 5 - Almeida
MC - 6 - Cao
ME - 7 - Carvalho
MD - 8 - Fernando Almeida
AC - 9 - Alex
MC - 10 - Rúben
MC - 11 - Monteiro

Treinador: Pedro Reis

Subs:
57' 16 - Jean por 9 - Alex
57' 18 - Pedro Teixeira por 8 - Fernando Almeida
68' 14 - Mário por 10 - Rúben

Golos:
24' 9 - Alex
53' 10 - Rúben
72' 18 - Pedro Teixeira

Suplentes não utilizados: Pedro, Fábio, Figueiredo, Ferreira

De novo com uma assistência muito numerosa, apesar de pouco ruidosa desta feita, o Salgueiros alcançou a primeira vitória da época, de forma tão natural como convincente.
Antes de mais e para tirar esse factor do caminho, é bom esclarecer que o Ramaldense foi o adversário mais 'leve' que o S.C.S. 08 encontrou até ao momento, com uma equipa bastante menos robusta fisicamente que por exemplo o Vilar Pinheiro, e com menos capacidade de posse ou troca de bola.
No entanto, para o Salgueiros tudo foi melhor e foi melhor desde o início, talvez até antes do minuto 1. Pedro Reis começou a construir esta vitória com as alterações que apresentou de início, que em termos de jogadores, quer em termos de desenho táctico.
Ao invés do 4-4-2 que tinha sido norma até ao momento, optou por colocar a equipa com um desenho em 4-3-3. Na defesa quase toda igual, surgiu de início o central Almeida, a actuar a lateral esquerdo. O meio campo mudou inteiramente: Cao como trinco fixo, sempre no apoio directo à defesa, Monteiro como médio de transição, e no vértice mais avançado do triângulo, estreou-se Rúben, como médio centro mais ofensivo e no apoio directo ao avançado centro. Na frente Alex surgiu sozinho no centro, depois da boa entrada a partir do banco no jogo anterior, e nas alas apareciam em alternância Carvalho, o mais driblador desta equipa, e Fernando Almeida, a estrear-se a titular. Com estas alterações Pedro Reis conseguiu mudar bastante. A defesa ganhou solidez com Almeida apesar de adaptado a cumprir exemplarmente as funções defensivas. No meio campo Cao trouxe uma solidez totalmente diferente. Apesar de pouco móvel e com pouca participação no ataque, conseguiu inúmeras recuperações de bola e deu músculo à equipa, tão necessário em duelos físicos individuais que ganhou com frequência. Rúben também deu a elasticidade ao meio campo que tinha faltado anteriormente, conseguindo dar profundidade à equipa, ligando o meio campo ao ataque e surgindo muitas vezes em situações de finalização ou de combinação com os avançados. A estreia de Fernando Alemida a titular trouxe também uma outra faceta à equipa, quase de treinador de campo, tal a frequência com que foi dando indicações aos seus companheiros.

O foi com este desenho que se viu um Salgueiros a entrar no jogo com tudo, mostrando-se determinado a ganhar. Logo aos 3´ Fernando Almeida ameaçou de cabeça após livre apontado por Carvalho, repetindo-se a situação 2 minutos depois.
Após 15 minutos de pressão e quando parecia que o primeiro ímpeto da equipa ia esmorecer um pouco, Carvalho cabeceou rente ao poste aos 23', e logo no minuto seguinte, Alex isolou-se e marcou com facilidade após um deslize do defesa contrário que ele aproveitou da melhor forma.
O Ramaldense tentou dar alguma resposta, ficando-se por duas boas jogadas de envolvimento em torno dos 30', que terminaram em dois remates sem grande perigo. Na primeira parte o Salgueiros ainda conseguiu situações de perigo por Rúben num bom rematee por Fernando Almeida, de novo na sequência de um canto.

Com cerca de 8' da segunda parte surgiu o momento da tarde com o segundo golo para o Salgueiros. Enorme jogada de envolvimento pela direita, com combinação perfeita entre Passos, que mais um vez percorreu todo o seu flanco com um apreciável fulgor físico, combinou com Alex e depois Rúben, que depois de contornar o guarda-redes adversário finalizou bem de ângulo já difícil. Tudo isto depois de uma boa recuperação de bola, sendo a jogada o retrato perfeito do futebol que a equipa gosta e tenta praticar.
As substituições ainda trouxeram ao jogo, Jean a entrar muito inspirado, que em poucos minutos conseguiu assitir uma primeira vez Pedro Teixeira que rematou para defesa do guarda-redes contrário. Três minutos depois, aos 71' Pedro testava de novo a sua sorte com um remate junto ao poste, e no minuto seguinte, após recuperação de bola no ataque por Jean, este conduziu e entregou em assistência para golo. Pedro Teixeira não se fez rogado e colocou com calma a bola rasteira sem hipóteses de defesa.
O jogo ficava sentenciado e no tempo restante só chamou a atenção as dificuldades físicas de alguns jogadores como Monteiro ou Carvalho, absolutamente esgotados pelos kms percorridos.

A equipa conseguiu dar eficácia e objectividade ao futebol bonito que já tentava praticar desde o início do campeonato, tendo mais profundidade de jogo e conseguindo situações de finalização com frequência. Simultaneamente foi mostrando mais sinais de adaptação ao campeonato que disputa, com a defesa a ter mais capacidade para 'varrer' bolas sem hesitação, no que se destacou Eládio. Outro factor desequilibrador foi a existência de um médio defensivo muito posicional e físico, que deu a cobertura necessária aos dois outros médios para apoiarem o ataque. Finalmente é justo destacar a participação de Almeida na estabilização defensiva da equipa.

A melhor exibição da época deixa os salgueiristas esperançados que a equipa se possa lançar brevemente nos lugares da frente, de preferência já na próxima jornada com um jogo fora no relvado na Maia e não em pelado.
2 Respostas
  1. O nosso salgueiral vai acordando para as vitorias, mas acima de tudo para o perceber da vida que o rodeia.
    Da sua historia que dentro de campo, tem de voltar a ser construida.


  2. Foi bem melhor...
    No entanto o final do jogo estava a ser penoso, fisicamente, para alguns jogadores...

    Vamos continuar a ganhar... Força nas pernas pessoal...


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS