Adeptos encaram com "optimismo" regresso da equipa sénior
in Lusa 25/09/08, Alberto Peres

Porto, 25 Set (Lusa) - Os sócios do Salgueiros, a verdadeira "alma" do velhinho clube de Paranhos, são "poucos mas bons" e encaram com "optimismo e expectativa" o reaparecimento do futebol sénior.
Depois de um jejum de quatro anos, ditado pela extinção do departamento de futebol sénior, a alma do clube reaparece num novo corpo, sob o nome de Sport Clube Salgueiros 08, a disputar a II Divisão da AF Porto.
Com o desaparecimento do Estádio de Vidal Pinheiro, não foi só o Salgueiros que ficou sem recinto de jogo, mas também os sócios e simpatizantes ficaram sem o seu habitual ponto de encontro para "dar a táctica".
As reuniões de circunstância, dantes marcadas pelas horas dos treinos e dos jogos em Vidal Pinheiro, acontecem esporádicas nos campos onde as equipas dos escalões de formação (juniores, juvenis e iniciados) jogam.
"É com uma enorme tristeza que passo pelo que resta do estádio e até me custa apanhar o metro na estação de Paranhos", referiu à Agência Lusa Olinda Silva, que durante anos acompanhou o falecido pai aos jogos.

Para Olinda Silva, moradora paredes-meias com o que outrora foi o estádio, "é incompreensível e difícil de entender" o que aconteceu ao Salgueiros. "E a culpa vai morrer solteira, como sempre".
Há ainda alguns focos de resistência salgueirista, como a confeitaria Ponto Chic ou o restaurante Galeão, onde o tema Salgueiros, envolto em saudosismo, é servido como prato principal em algumas mesas.

Arlindo Mota, sócio do Salgueiros número 379 e ex-dirigente, recorda com saudade os tempos de glória do "Salgueiral" e destaca o triunfo no Torneio de Macau, em 1997/98, "com uma reviravolta na final".
Antigo director do Salgueiros, entre 1972 e 1985, tendo sido tesoureiro nos últimos dois anos, Arlindo Mota tem dificuldade em perceber o que aconteceu com o clube e remete as culpas para má gestão.
"Vamos ver como vai ser o regresso da equipa. Era importante arrancar com qualquer coisa para não deixar o clube morrer", referiu à Agência Lusa o sócio salgueirista, considerando que as expectativas "estão elevadas".

Para dar corpo ao novo projecto de futebol sénior, sob o nome de Sport Clube Salgueiros 08, devido ao impedimento de inscrever jogadores sob o nome antigo, os cerca e 1.500 sócios são convidados a aderir ao novo clube.

A sede do Salgueiros, a funcionar nas instalações do Bingo, tem registado um inusitado movimento de sócios, para se informarem do novo projecto e dar corpo, através da inscrição, ao ressuscitar do clube de Paranhos.
António Pinto, ex-sócio e seguidor do clube de Paranhos "para todo o lado", recorda com saudades "os grandes momentos vividos em Vidal Pinheiro", e já se dirigiu à sede para se inscrever no novo clube.
"Chorei quando o Salgueiros desceu à II Divisão B e prometi a mim mesmo nunca mais ir à bola", adiantou o reconvertido sócio, acrescentando que "só se não puder" é que não irá à estreia na AF Porto.

O Sport Clube Salgueiros 08 vai actuar na casa emprestada do Senhora da Hora, em Matosinhos, mas não é por isso que os sócios deixarão de assistir ao jogo e apoiar a equipa de vermelho, que surge com uma Fénix no emblema.
"Isto de ser do Salgueiros é um estado de alma", refere António Pinto, que recorda com saudade as tertúlias para dar a táctica junto aos muros do velhinho Vidal Pinheiro, onde os sócios "trocavam opinião com os jogadores".
Etiquetas: edit post
0 Respostas

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS