Salgueiros regressa sábado ao futebol
in JN 25/09/08, Alberto Peres

O ex-capitão Pedro é um dos principais dinamizadores do projecto


O Salgueiros esteve "moribundo e ligado à máquina", mas renasce para a época 2008/2009 com a ambição de relançar o futebol sénior, começando pelo escalão mais baixo dos distritais da AF Porto.

"Temos uma travessia de três anos para chegar aos Nacionais, que é onde um clube com a história do Salgueiros deve estar", referiu à Agência Lusa o ex-capitão Pedro Reis, um dos principais dinamizadores do projecto.
Devido à impossibilidade de inscrever jogadores sob o seu antigo nome, dado o impedimento ditado pelas dívidas acumuladas em anos de gestão desastrosa, a alma salgueirista teve de renascer num corpo "clonado".
Sport Clube Salgueiros 08 é o nome que vai dar corpo aos sonhos do bairrista clube de Paranhos, fundado em 1911, que surge nos distritais da AF Porto qual Fénix renascida, representada no novo emblema.

O presidente da direcção do Sport Clube Salgueiros 08 é Carlos Abreu, um dos históricos presidentes do clube de Paranhos, que também lidera a actual comissão administrativa do Sport Comercio e Salgueiros.


Pedro Reis aliciou para este projecto ex-jogadores do clube, como Vinha, Fernando Almeida e Cao, que vão voltar a jogar apesar de se encontrarem perto dos 40 anos, e confessa não ter sido necessário fazer captações.
O actual plantel, que treina três noites por semana no campo do Senhora da Hora, em Matosinhos, casa emprestada do Salgueiros 08, é formado por 35 atletas, a maior parte dos quais oriundos das camadas jovens, mas será reduzido para 26.
A estreia do Salgueiros 08 na II Divisão da AF Porto está marcada para sábado, frente ao Paradela, no campo do Senhora da Hora, onde o clube clone do Salgueiral irá actuar na condição de visitado.

Para atingir os Nacionais, o Salgueiros terá que passar ainda pela 1ª Divisão e Divisão de Honra da AF Porto. "Não se pode começar uma casa pelo telhado e nós estamos a trabalhar nos alicerces", referiu Pedro Reis.
Apesar de totalmente amadora, os gastos com a manutenção da equipa são assegurados na sua grande parte pelo Sport Comércio e Salgueiros, que tem como principal rendimento as receitas da sua sala de Bingo.
O aparecimento da nova equipa, de acordo com Pedro Reis, "tem registado enorme receptividade por parte dos adeptos e simpatizantes do Salgueiros", que tem ocorrido em número significativo para se inscreverem.
"O futebol no Salgueiros nunca morreu, pois o clube, mesmo depois de extinguir o departamento sénior há alguns anos, manteve em actividade os escalões de formação", referiu o agora treinador Pedro Reis.

O reaparecimento do futebol sénior surge também da necessidade de dar continuidade ao trabalho realizado nas camadas jovens, dado que os jogadores que deixavam os juniores tinham que ser colocados noutros clubes.
Os responsáveis estão optimistas que um dia o Salgueiros 08 se possa fundir ao Sport Comércio, mas para tal é necessário solucionar os problemas actuais, nomeadamente as dividas ao Fisco, Segurança Social e a ex-jogadores.
Para o Sport Comércio e Salgueiros limpar a face terá que liquidar cerca de 7,5 milhões de euros ao Fisco e à Segurança Social e 1,75 milhões de euros de dívidas a cerca de três dezenas de ex-jogadores.

Sport Comércio e Salgueiros e Boavista FC, vizinhos irmanados pela crise financeira aguda que atravessam e que coloca em causa a sua subsistência, são dois dos campeões das dívidas ao Fisco e Segurança Social.
2 Respostas
  1. Salgueiros renascido, adepto convencido.
    Bem hajam todos que dão força a este projecto.


  2. Flash Says:

    Lá estarei no Sábado!

    Coração 100% Salgueirista, nos bons e maus momentos...

    Abraço, parabéns e obrigado por fazerem renascer das cinzas o MEU clube de sempre.


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS