Há 15 anos: FC Porto 1-2 Salgueiros
in Conversas Redondas 23/02/12
Link



A 16 de Fevereiro de 1997, um Salgueiros a lutar pelos lugares europeus, foi vencer a casa do Campeão em título FC Porto, que após vinte jornadas, estava invicto no campeonato e com quinze pontos de avanço para o segundo classificado.
Aproveitando o aniversário dessa data, o 'ConversasRedondas' recorda aqui as principais incidências da partida, recordando também, claro está, uma vitória histórica do Salgueiros nas Antas.
Estávamos então na vigésima primeira jornada do Campeonato principal de 96/97, e o Salgueiros orientado por Carlos Manuel, entrou de rompante no velhinho Estádio das Antas, surpreendo o FC Porto de António Oliveira.
A melhor prova disso, é o facto de aos vinte minutos de jogo, os salgueiristas estarem já a vencer por duas bolas a zero, graças a um golo de Abílio logo aos três minutos, e outro de Luís Carlos ao minuto dezasseis.
Inspirados por um trio composto a meio-campo por Luís Manuel, Luís Carlos e Abílio, os salgueiristas chamaram a si as despesas do jogo, surpreendo de tal maneira o FC Porto, que ao minuto 38', já os 'Dragões' haviam feito duas alterações.
Ao intervalo, António Oliveira esgotou as alterações, lançando Butorovic por troca com Artur, mas o melhor que os da casa conseguiram fazer, foi reduzir por João Manuel Pinto aos 81' minutos, numa altura em que os salgueiristas já alinhavam com apenas dez elementos, graças à expulsão de Chico Fonseca por acumulação de amarelos, ao minuto 74'.
O Salgueiros repetiu assim uma vitória histórica nas Antas, algo que não acontecia desde 1961, ano em que a turma de Paranhos também venceu por 1-2, conquistando na altura a manutenção na I Divisão.
No final da temporada 96/97, o FC Porto sagrou-se com naturalidade, Tri-Campeão Nacional, enquanto que o Salgueiros terminou o campeonato na sexta posição, falhando a qualificação para a Taça UEFA, em virtude do Boavista - acabou em sétimo - ter vencido a Taça de Portugal.
Ficha de Jogo:

Jogo realizado no Estádio das Antas, na cidade do Porto
Trio de Arbitragem composto por: Cunha Antunes - Árbitro Principal; Luís Ferreira e Pinto Rocha - Árbitros Assistentes.

FC Porto (4-2-3-1): Hilário; Rui Óscar (Wetl 34'), João Manuel Pinto, Aloísio e Fernando Mendes; Barroso e Zahovic; Edmilson (Mielcarski 38'), Artur (Butorovic 45') e Drulovic; Jardel.
Treinador: António Oliveira. Suplentes Não Utilizados: Wozniak e Lula.

Salgueiros (4-1-3-2): Pedro Espinha; Chico Fonseca, Milovac, Pedro Reis e Zoran; Leão; Luís Manuel, Luís Carlos (Paulinho 50') e Abílio; Toni (Renato 72') e Fernando Almeida (Nandinho 36').
Treinador: Carlos Manuel. Suplentes Não Utilizados: Jorge Silva e Miguel Simão.

Disciplina:
Amarelos: Fernando Mendes 13'; Artur 19'; Fernando Almeida 23'; Luís Carlos 28'; Chico Fonseca 34' e 74'; Toni 54'; Paulinho 70'; Zoran 82'; Milovac 90'.
Vermelhos: Chico Fonseca 74'.

Marcador: 0-1 Abílio 03'; 0-2 Luís Carlos 16'; 1-2 João Manuel Pinto 81'.
10 Respostas

  1. JL Says:

    Rectificação: 1º golo foi de Milovac, com a ajuda do Hilário...


  2. JL Says:

    De salientar também que o Luís Carlos que marcou o golo era o brasileiro, e não o português que foi transferido para o Benfica mais tarde.

    1º golo através de um pontapé de canto na esquerda do ataque Salgueirista, com Milovac a desviar ao 1º poste e Hilário a confirmar o golo;

    2º golo em jogada de contra ataque, com Luis Carlos, descaído sobre a direita, a entrar na área e a rematar rasteiro e cruzado, à saída de Hilário;

    Lindo!


  3. JL Says:

    Lembro-me também (é só memórias a surgir) que o FC Porto estava invicto em todas as competições, incluíndo Liga dos Campeões. Nesse ano tinha ido ganhar a Milão 3-2. Após o jogo do Salgueiros foram perder 4-0 a Manchester, com o United. Gosto de pensar que o Salgueiros foi importante ao ponto de desmoralizar um grande. :)


  4. JL Says:

    Nesse ano fomos também ganhar ao Benfica na Luz, por 4-3, cortesia do "show" Marcos Severo. Estivemos a perder 1-0, a ganhar 2-1 e depois a perder 3-2 a cinco minutos do fim. Depois demos a volta nos 5 minutos finais. Espectacular.


    Marcha do marcador:

    1-0 Edgar (Benfica)
    1-1 Abilio (SCS)
    1-2 Nandinho (SCS)
    2-2 Tahar (Benfica)
    3-2 João Pinto (Benfica)
    3-3 Marcos Severo (SCS)
    3-4 Marcos Severo (SCS)


  5. Raúl Paiva Says:

    Boa tarde,

    "RC", o jornal de onde tirei as informações, neste caso, o Record, atribuiu o primeiro golo ao Abílio.


  6. Magalhães Says:

    Lembro-me como se fosse hoje, que grande equipa; provavelmente a melhor equipa de sempre do SCS.
    Nas Antas não consegui ficar até ao fim, mas depois foi festa rija.
    Na Luz em vencemos por 4 a 3 cada vez que íamos em ataque continuado, não se ouvia uma mosca, parece-me que o estádio da luz fazia 75 anos e o Salgueiral lá foi dar a prenda.
    Enfim, são estas memórias e estes jogos que fizeram de mim Salgueirista, são momentos que ficarão para sempre naqueles que sabem o que é ser "SÓ SALGUEIRISTA", já não somos muitos, e compete-nos manter vivo este sentimento.
    Até um dia Sport Comércio e Salgueiros


  7. JMGM Says:

    o luis carlos brasileiro é aquele que foi juntamente com o luis manuel transferidos para o o bessa no mesmo ano...grande equipa saudades do eterno patrão da defesa....MILOvac...

    Não fui ás antas nesse jogo preferi ir ao jardim zoologico com a familia mas levei um radio para ouvir o relato só depois percebi pk é que os macacos estavam muito excitados.....hehehehehe FCP 1 vs 2 SCS


  8. JMGM Says:

    Ja não recordo o ano com clareza mas recordo um dos melhores jogos que eu vi do Salgueiros em casa com o sporting de braga em que perdemos o jogo mas esse foi um grande jogão, no fim toda a equipa foi aplaudida e não houve uma sequer alma que dissesse que.....foi mau de mais, pelo contrario só se ouvia dizer, perdemos mas hoje qualquer um dos dois podia ganhar grande jogo....se não me engano o jogo ficou SCS 2 vs 3 SCB...o jogo foi á noite e transmitido pela TV.

    é o que se pede a esta equipa...raça...atitude...luta...porque se jogarem e perderem o nosso apoio estara sempre lá.


  9. JMGM Says:

    o luis carlos brasileiro é aquele que foi juntamente com o luis manuel transferidos para o o bessa no mesmo ano...grande equipa saudades do eterno patrão da defesa....MILOvac...

    Não fui ás antas nesse jogo preferi ir ao jardim zoologico com a familia mas levei um radio para ouvir o relato só depois percebi pk é que os macacos estavam muito excitados.....hehehehehe FCP 1 vs 2 SCS


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS