Salgueiros 08: O renascer da fénix
in JornalismoPortoNet 20/01/11
Link

Em 2008, o histórico Salgueiros recuperou o futebol sénior e recomeçou no zero na 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol do Porto. O JPN foi espreitar como se encontra o clube.
O Sport Comércio e Salgueiros é um dos clubes históricos do futebol português, mas não joga a 1.ª Divisão há oito anos e não tem equipa profissional há seis. Depois de quase quatro anos de interregno do futebol sénior, o "Salgueiral" voltou em 2008, recomeçando do zero na 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol do Porto, com um novo símbolo (a fénix) e um nome renovado: Sport Clube Salgueiros 08, em virtude da velha denominação, Sport Comércio e Salgueiros, ainda estar presa pelas dívidas que minaram o clube.
Paulo Rafael Ribeiro, presidente-adjunto do clube, lembra que o essencial em 2008 era "mostrar que o Salgueiros não tinha morrido", mas o sucesso ultrapassou as melhores expectativas. No primeiro ano, o clube venceu a 2.ª Divisão Distrital, e, no ano seguinte, voltou a subir na 1.ª Distrital, como 4.º classificado. Mais do que isso, o emblema de Paranhos conseguiu proezas bem maiores do que as desportivas: chegou a jogar para mais de quatro mil espectadores, e, em 2009, conseguiu uma assistência média superior a duas mil pessoas por jogo, o que o colocou "como o 13.º clube do país com melhor assistência média", diz Paulo Ribeiro.
"Se formos a três ou quatro grandes estádios nacionais, como Aveiro, Leiria ou Faro, no seu conjunto, num domingo de jogos, não têm tantos adeptos como tem o Salgueiros nos jogos que realiza", enfatiza Lourenço Pinto, presidente da Associação de Futebol do Porto.

O sonho da 1.ª Divisão
Na época em curso, o Salgueiros disputa a Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto encontrando-se, à 17.ª Jornada, em 11.º lugar (classificações em pdf). Este é o último patamar antes do regresso aos campeonatos nacionais. Mesmo que longe, é inevitável que se vá idealizando a reentrada, mas o mundo salgueirista vive o momento com uma euforia contida.
Lourenço Pinto está optimista. Acredita que o regresso "é possível". Se o Arouca, "que ainda há pouco estava nos Distritais e agora está na Honra", conseguiu, o Salgueiros 08 também é capaz. Claro que a ascensão só faz sentido se for feita "de maneira sustentada" e respeitando as "contabilidades, os jogadores e toda a gente". Há que prevenir que o clube "volte a cair numa situação que o iniba de competir".
António Casanova, do jornal "A Bola", também acredita que é "sempre possível" voltar aos velhos palcos, mas que é preciso pensar muito bem na "viabilidade" do projecto. "Se as coisas continuarem como estão, é natural que o Salgueiros possa subir mais um ou dois escalões", considera o jornalista, que, no entanto, duvida que o clube tenha "capacidade financeira" para voltar à 1.ª divisão.
Tiago Seixas, adepto de 24 anos, também não acredita numa subida do Salgueiros no imediato. "O mais importante é criar infraestruturas e depois então sonhar",diz, pelo que o clube deve pensar, para já, em "manter-se na divisão onde está". Depois, será óptimo "se puder ir à 3.ª Divisão Nacional". "Não tem condições neste momento para sonhar mais do que isso", sublinha.
Mais céptico, Paulo Rafael Ribeiro, o presidente-adjunto que assumiu funções há cinco anos no período mais delicado de sempre, diz que a única coisa verdadeiramente determinante é consolidar o que sobreviveu do "velho" Salgueiros, como as modalidades amadoras ou o futebol jovem, antes de pensar noutros voos. Afinal, "quem não tem dinheiro, não tem vícios".
Etiquetas: edit post
19 Respostas
  1. AS-SUB40 Says:

    Afinal o Paulo Rafael demitiu-se ou voltou com a palavra atrás?


  2. paulitos Says:

    palavras proferidas por Paulo Rafael antes de 20 de janeiro de 2010.
    Abraço a todos os Salgueiristas
    Paulo Pinho


  3. ultras s.c.s Says:

    ola boa noites caros salgueiristas
    e sipatizantes esatas declaracoes do nosso amigo e caro salgueirista como todos sabemos devem ter acontecido quando ainda era presidente-adjunto, todos sabemos k ele (paulo rafael e seu pai se demitiram) sendo agora o presidente-adjunto ou vice presidente como se queira chamar é o SR.Paulo Aranha, mas acho k esta no papel como presidente-adjunto como tava o nosso amigo salgueirista Paulo Rafael.
    Um bem aja a todos os salgueirista e sipatizantes.......
    VIVA AO SPORT CLUBE SALGUEIROS08 E AO NOSSO CENTENARIO SPORT COMERCIO SALGUEROS
    SAUDACOES SALGUEIRISTRAS
    ALMA SALGUEIRISTA 1985(26ANOS)


  4. AS-SUB40 Says:

    O Sr. Paulo Aranha é o novo Vice-Presidente?
    Bela novidade...


  5. http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/nuno-cardoso-socio-de-empresa-que-negoceia-terrenos-doados-pela-camara-do-porto_1280905


  6. JL Says:

    Paulo Aranha??? Mas a que propósito??? Fazem e desfazem sem dar cavaco a ninguém??? É por estas e por outras que a desmobilização acontece. Quero uma AG JÁ!!

    Neste momento, o Salgueiros 08 parece ser uma quinta onde alguns fazem o que querem, esquecendo-se que este projecto deveria ser apenas uma âncora para o Sport Comércio e Salgueiros. Esquecendo-se que na criação deste clube foi feita uma clara intenção de aposta nos ex-juniores e neste momento só restam 2 ou 3 jogadores do plantel da 1ªépoca. Como se pode aceitar que se despeça um treinador na véspera da apresentação sem qualquer explicação lógica, que se contrate um outro sem conhecer o plantel nem a divisão e prometa logo subida, para depois sair a meio e irem contratar um 3º treinador que mais parecia uma provocação à maioria dos sócios do clube. Como se pode ter, ao fim de 2 anos um défice de 10 mil euros, desbaratando possíveis receitas de marketing e todo o trabalho das pessoas que estiveram nesse departamento?

    Eu sou Sport Comércio, nasci Sport Comércio e morrerei Sport Comércio. O projecto 08 deverá servir para projectar o futuro do Sport Comércio, mas por este andar as coisas parecem estar a fugir da rota traçada inicialmente.

    Concordo plenamente com o post do Luís Gomes sobre o St.Pauli, e se calhar nós deveríamos fazer o mesmo. Estabelecer o que pretendemos para o clube e um código de conduta para quem estiver à frente dos destinos do mesmo.

    Eis os pontos que gostaria ver bem assentes:

    - O SCS 08 foi criado para servir de ponte para o Sport Comércio. Não nos podemos esquecer disto e desviarmo-nos deste caminho. Quem está à frente do clube 08 não pode geri-lo sem ter isso bem presente na mente.

    - Qual a situação actual sobre os terrenos da Arca D’agua? O sr.Carlos Abreu disse em AG que os mesmos estavam do “nosso” lado. Convém esclarecer esse “nosso” e saber quando e em que é que o Sport Comercio irá lucrar com isso e quais os planos.

    - Ideias, planos, estratégias para o Bingo? Será que é só esperar por mais um adiamento?

    - Definição de estratégia na construção de planteis. É incompreensível que ao fim de 3 épocas só tenhamos 2 ou 3 jogadores do plantel inicial, campeão diga-se. Lançou-se inicialmente a bandeira dos ex-juniores do SCS, plantel jovem, etc. Entretanto mudou-se a agulha em 2 épocas, o que só revela falta de estratégia e ir ao sabor do vento. A aposta deveria passar por jogadores jovens com futuro, ex-juniores e alguns jogadores experientes mas seleccionados com critério. Temos que aproveitar ao máximo os jogadores das camadas jovens do Sport Comercio, mantendo uma equipa competitiva.


  7. JL Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  8. JL Says:

    - Em relação ao marketing, o nosso amigo Magalhães falou já sobre isso e de forma extensa. O que eu pretendia era que fosse formada novamente uma equipa de marketing mas para desta vez verem-lhe serem aceites e postas em prática as soluções apresentadas. Não podemos ignorar o marketing. Há muito para ser feito e o nome Salgueiros pode ser muito capitalizado de diversas formas.

    - Envolver os sócios no clube (marketing também). O 08 está a falhar grandemente nesse aspecto, e se não falhou mais é, em grande parte, devido a este blog e a iniciativas de alguns outros sócios que colaboram com o mesmo. É ridículo que a imagem do clube seja capitalizada por iniciativas individuais, sem qualquer preocupação por parte dos seus dirigentes. Deveria ser apelativo tornar-se sócio do 08 mas não é;

    - Entroncando no ponto anterior, assembleias gerais regulares, como ponto de situação do clube. Os sócios interessados devem poder discutir regularmente as suas preocupações com os responsáveis pelo clube. Isto não é só contratar jogadores e treinadores e andar a passear no relvado. Há que abrir o clube aos sócios e dar a cara;

    São pontos simples, que em meu nome gostaria de ver implementados.

    E, para aqueles (poucos ou nenhuns) que se perguntaram porque é que deixou de haver crónicas ou vídeos, digamos que eu (que colaboro com o Luís nesse aspecto) entrei em "depressão" e deito-me a pensar no Sport Comércio e acordo a pensar no Sport Comércio. Estou desiludido com o projecto 08 e não sei se vale a pena investir num projecto que cada vez mais é um projecto pessoal (de quem lá está) e não um projecto para os muitos sócios que perdem horas da sua vida pelo clube.

    Rui Cabral

    Sócio 697 (ainda, espero baixar um pouco) do SCS

    Também sócio do SCS 08, mas até quando???


  9. paulitos Says:

    Concordo e subescrevo todos os pontos aqui apresentados por Rui Cabral.Pensso que é o sentimento e o penssar de uma maioria que é silênciosa mas Salgueirista.A essa maioria só falta quem os conduza,oriente e ajude a elevar o nome do SPORT COMÉRCIO SALGUEIROS.
    Este sonho não pode acabar.Vamos todos ajudar quem muito nos deu e muito amámos.
    SALGUEIROS SEMPRE
    Paullo Pinho
    Socio dos gémios


  10. Magalhães Says:

    De acordo com os Estatutos devemos enviar uma carta registada ao Presidente da Assembleia a pedir a AG pois não podemos permitir que o nome Salgueiros seja gerido (?) como um clubezeto de bairro com auto-nomeações de Directores.
    A direcção não faz a Assembleia Geral pois sabe concretamente que está a funcionar sem Quorum, ou seja, enquanto houver Bingo não vão faltar o Presidente, o Vice-Presidente, os Directores, etc, o pior é se acaba a "CHUPETA", aí vão todos ficar muito chateados e não faltarão argumentos para se irem embora; alguns até se vão esquecer que já foram grandes salgueiristas (?).


  11. Este comentário foi removido pelo autor.

  12. Mas será que estamos a falar em pedir uma assembleia geral ou uma sessão de esclarecimento? E qual o objectivo de tal pedido? Tomar conhecimento dos eventuais novos membros da CA e confirmá-los enquanto tal? Ou propor a marcação de uma eleição para uma nova comissão administrativa ou até corpos sociais? E quem dinamiza tal pedido tem em mente uma lista candidata? Para ser franco, se é verdade que parece haver alguma oposição à actual liderança (pelo menos neste blogue), também parece que há muita falta de estratégia sobre como fazer oposição e quais as responsabilidades de fazer oposição, que é constituir alternativa. Os consócios que escrevem criticamente sobre a actual CA (tenha ela ou não quórum) e que até têm apresentado um programa de actividades estão oferecer-se como alternativa à liderança de Carlos Abreu?


  13. JL Says:

    Acho que a minha frase "Quero uma AG JÁ!!" esclarece uma das questões colocadas pelo pereirajr. Pelo menos em relação à minha pessoa. Mas nem deveria ser necessário colocar essa questão, porque a AG neste momento deveria ser obrigatória. Penso também que a AG funcionaria como sessão de esclarecimento ao mesmo tempo. É uma das suas funções.

    Em relação à questão de oposição/alternativa, eu, pessoalmente, não sou alternativa a nada. Posso, e como sócio sinto-me no dever de, ajudar sempre que solicitado.

    Mas, caro pereirajr, isso não me impede de ter opinião. De apontar o que está mal e até de poder dar sugestões para melhorar esses aspectos. Não tenho que ser alternativa. Estaria mal se apontasse o dedo e não dissesse porquê e como achava que devia ser.

    Eu sei o que quero e o que não quero para o meu clube e tenho algumas sugestões para o seu futuro. Acho que isto já me confere, para além de ser sócio, algum direito à opinião e a opor-me às coisas em que não estou de acordo.

    Já tivemos um Linhares e não quero ter experiência idêntica. Essa retórica do "tens alternativa? não tens? então não digas nada" não me convence. Se não sou alternativa para a presidência da república quer, porventura, dizer que não posso opinar sobre o assunto e criticar o que acho estar errado??? Tal como no caso do estado, também no Salgueiros está muito dinheiro da minha família, ao longo de algumas gerações. Tenho mais que direito de intervir!


  14. ultras s.c.s Says:

    ola caros salgueiristas uma boa noite, a preposito do sr. Paulo Aranha ser o presidente adjunto é bom k seija sim e k venham muitos como essas pessoas k é disso k o nosso clube precisa tanto o salgueiros08 como o sport comercio salgueiros, e pesssoas k assumem e depois abandonam o barco como fizeram o nossos amigos e caros salgueiristas pai e filho sem dar as eventuais razoes aos socios do comercio e do salgueiros08,é de gente como o sr. paulo aranha k presecisamos k tem estado sempre com a equipa nnos bons e maus momentos,ja era director do clube antes de tornar presidente-adjuntos em exclusivo nas camadas jovens do sport comercio salgueiros e k alias foi ate convidado pelo sr demitido( filho), e dizendo k nao podia pk ja tinha sido convidado para o salgueiros08,aki voces k falam tam mal do clube,pk nao assumem voces é preciso telos no sitio e cabeca k mts de voces nao tenhem so sabem creticar,ganhem juizo e apoiem mais kem luta para k o spotr comércio e salgueiros e o salgueiros08 subriviverem ok,deixem de estar a pedir assembeleias se fizeram isso é pk podem o fazer
    saudacoes salgueiristas


  15. Unknown Says:

    "toninho", nem a dares erros propositados enganas.
    Sou ex. Atleta deste grandioso clube, onde fui muito bem tratado pelos sócios e por esse SENHOR que voce diz que fugiu, sim o único que aparecia nos momentos maus que tivemos nos dois primeiros anos, pois nem "toninhos" nem "vitinhos" apareciam mas estavam la nas subidas de divisao.
    Tendo eu o minimo de cultura sei que a comissao administrativa tem que ter o minimo de cinco pessoas logo está ilegal.
    Se esta ilegal tem de haver eleiçoes, mas não ha porque isso nao interessa o que interessa e representar com o dinheiro dos outros.
    Mas quem e o sr. Aranha?
    É socio?
    Para os lados de penafiel ha a quintinha do candido que e do candido barbosa.
    Construi-a com o dinheiro dele.
    Mas como diz o povo mais vale ilegal com a bola a rolar e o clube a definhar e a afogar em dividas do que legal com a bola a rolar mas com juizo.
    Eu e outros se calhar nao coubemos no plantel deste ano, porque eramos mais baratos do que os valiosos que foram buscar.
    Grande brilharete sr. vitor e sr.jose manuel.
    Afinal porque saiu o nosso antigo treinador?


  16. paulitos Says:

    Telos no sitio caro toninho é apresentar uma lista aos socios e estes dizerem sim ou não.Não é porque me apetece ajudar que vou para director do Salgueiros mas sim porque os socios querem e votam a minha ajuda.Se querem ajudar o Salgueiros apresentem-se aos sócios.Se não,assim dão a ideia que se querem ajudar a eles propios por intermédio do Salgueiros.
    Os directores que se demitiram estão á espera de um assembleia geral para explicar aos sócios os motivos da sua saida.Estão com medo de quê?
    Foi por deixar andar que ja passaram muitos Linhares pelo nosso clube e estamos como estamos.
    Esta direcção esta elegal;ganhem vergonha e não brinquem com o Salgueiros porque vos pode sair o tiro pela colatra!
    Paulo Pinho
    Socio dos gemios com cotas pagas


  17. lfg Says:

    "pereirarjr
    21 de Janeiro de 2011 23:25
    Mas será que estamos a falar em pedir uma assembleia geral ou uma sessão de esclarecimento? E qual o objectivo de tal pedido? Tomar conhecimento dos eventuais novos membros da CA e confirmá-los enquanto tal? Ou propor a marcação de uma eleição para uma nova comissão administrativa ou até corpos sociais? E quem dinamiza tal pedido tem em mente uma lista candidata? "

    Caro Pereirarjr,
    "Pedir uma assembleia geral"???

    Pessoalmente não pedi coisa alguma. As Assembleias Gerais aliás não se pedem... são convocadas quando e nos termos previstos nos estatutos. Ninguém deveria ter que 'pedir' coisa nenhuma.
    'Qual o objectivo?'
    Fazer cumprir os estatutos.

    Na última vez que os estatutos do S.C.S. começaram a ser ignorados... e lá está não havia oposição que se quisesse tornar em alternativa, o clube teve 3 anos sem apresentar contas...
    A seguir para de novo se fazer cumprir os estatutos, um sócio, de seu nome Vítor Barros, teve que colocar uma acção em tribunal contra o próprio S.C.S. e as decisões de quem o dirigia. Tenho até a justificação da falta ao trabalho desse dia como recordação... dado que até fui testemunha (não ouvida) nessa acção. Com que objectivo? Fazer cumprir os estatutos do clube.

    Pode haver quem se queira afirmar como alternativa ou não, pode haver quem queira ouvir o que os membros demitidos da C.A. têm para dizer ou não, pode ser uma perda de tempo e só aparecerem 30 pessoas na referida A.G ou aparecerem 100.... mas o que penso que não se pode dispensar é que se cumpra a legalidade do clube... legalidade essa que está transcrita nos artigos dos seus estatutos. Clamar por isso não é atacar nem ser oposição a ninguém... é tão somente defender a legalidade e ser oposição a voltar a tempos antigos.

    Saudações salgueiristas
    Luís Gomes


  18. lfg Says:

    PS: e note-se bem que estou a referir-me ao S.C.S. e não ao S.C.S. 08. Se é verdade que o Paulo Aranha foi nomeado Presidente Adjunto no S.C.S. 08 tal está totalmente de acordo com os estatutos desse clube, onde apenas o Presidente da Direcção é eleito e tem depois a possibilidade de nomear por sua iniciativa os restantes membros da Direcção.


  19. Unknown Says:

    Há por aqui uns comentários de toninhos "k" que assim escrevem para não ser reconhecidos mas sabemos quem se trata. O Sr.Aranha, Vitor e outro que esteve no banco com o Zé, mas o que é isto!!!!Uma vergonha. Fazem, desfazem, gozam com nós que pagámos, e para sabermos os motivos das saídas dos dois Responsáveis com "H" saberemos no sitio próprio, e será tarde, ou queriam uma conferência de imprensa ? Ainda não analizaram com cabeça fria o que se vai passando e muita gente aqui comenta, fácilmente encontram a explicação para as saídas. e haverá mais, e depois numa futura assbl. andamos todos a discutir uns para cada lado. E logo vêm os que já previam que isto poderia suceder. Acordem para a realidade. Já agora que é feito do Tomané (adjunto) o que se passa com alguns jogadores que não dão rendimento e parecem jogar por favor....deixemos andar e veremos onde vamos parar.


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS