Cenário actual da III Divisão
Como explicado em detalhe aqui o número de equipas que sobem da I Divisão Distrital está directamente ligado ao número de equipas da A.F. Porto que descem da III Divisão Nacional.
Ora quando restam apenas jogar 3 jornadas da Fase Final de Manutenção, disputada em grupos de 6 equipas com jogos entre todos a duas voltas, descendo os últimos 3 classificados, já se pode ter ma ideia da classificação final da III Divisão.

Na Série B a classificação está assim ordenada:
1.º Torre Moncorvo 28
2.º Rebordosa 27
3.º Leça 27
4.º Serzedelo 23
5.º Infesta 19
6.º Pedrouços 7
Das 4 equipas da A.F. Porto (Rebordosa, Leça, Infesta e Pedrouços) estão neste momento 2 em posição de descida (que parece irrecuperável com o Infesta a 8 pontos da linha de água), mas com o Serzedo em condições de alcançar Leça ou Rebordosa, tendo apenas 4 pontos de desvantagem com 9 por disputar.

Na Série C a classificação está assim ordenada:
1.º Oliveira do Douro 30
2.º S. João de Ver 29
3.º Sp. Mêda 25
4.º Cinfães 22
5.º Milheiroense 18
6.º Sanjoanense 10
A única equipa da A.F. Porto é o Oliveira do Douro, que está neste momento a 8 pontos da linha da água, com 9 por disputar, e como tem vantagem no desempate com o Cinfães, necessita apenas de mais 1 ponto nos últimos 3 jogos para assegurar a manutenção.

Neste momento portanto, é muitíssimo provável que da III Divisão irão descer 2 a 3 equipas da A.F. Porto, o que como explicado anteriormente (exceptuando casos de possíveis desistências), deverá implicar que no próxima ano a Divisão de Honra se dispute com 20 equipas e que subam este ano da I Divisão 5 equipas (no caso de descerem apenas Infesta e Pedrouços) ou 4 equipas (no caso do Rebordosa ou Leça também descerem, juntamente com Infesta e Pedrouços.

Se este cenário se confirmar, além do jogo que falta para apurar o campeão entre os vencedores das 2 Séries da I Divisão, o único jogo que pode ter importância será entre os 3.º classificados das 2 Séries, para apurar o 5.º classificado na classificação geral do campeonato que neste momento ainda poderá ter hipóteses de subida.

(A interpretação dos regulamentos em que se baseia esta informação está explicada aqui, não devendo todavia ser assumida como verdade absoluta, dada a complexidade dos regulamentos em causa.)
Etiquetas: edit post
2 Respostas
  1. Rui Pinheiro Says:

    Concordo com a análise que aqui é feita.
    Fiz o mesmo exercício e cheguei às mesmas conclusões.

    scs 2311


  2. The_Val Says:

    Só por uma catástrofe não subiremos directamente.

    Não me acredito que o Oliveira do Douro não faça, pelo menos, um ponto e duvido muito que o Cinfães ganhe todos os jogos que faltam.

    Aí vamos nós, agora com (quase) toda a certeza, para a Honra.

    :)


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS