Regulamento de subida de Divisão
Regulamento

A - CAMPEONATO DISTRITAL DA I DIVISÃO DE HONRA
113.04 - Sobe à III Divisão Nacional o clube primeiro classificado.
113.05 - Descem automaticamente à I Divisão Distrital os quatro últimos classificados.
113.06 - Sobem automaticamente a esta Divisão o primeiro, segundo, terceiro e quarto classificados - dois de cada série - do Campeonato Distrital da I Divisão, salvo os casos previstos nos números 113.07, 113.08 e 113.09.
113.07 - Quando se verifiquem descidas ao Distrital da I Divisão de Honra de clubes filiados na Associação de Futebol do Porto concorrentes à III Divisão Nacional, número que implique que os clubes classificados para esta prova seja superior a dezoito, o Campeonato será composto, excepcionalmente nessa época, por vinte clubes, retomando, contudo, na época imediatamente a seguir o número de dezoito com a subida apenas a esta Divisão dos clubes necessários para completar este número.
113.08 - No caso de em qualquer época o número de clubes classificados para esta Divisão vir a ser superior a vinte clubes, só subirão à I Divisão Distrital de Honra os clubes necessários para completar este número.
113.09 - No caso do número de clubes vir a ser inferior a dezoito clubes ou superior a este número e inferior a vinte clubes, qualquer daquele número será completado pelos clubes classificados imediatamente a seguir aos indicados no número 113.06.
Quando houver necessidade de efectuar apuramento entre dois clubes o mesmo far-se-á de harmonia com o disposto nos números 115.08 e 115.09 deste Regulamento.

B - CAMPEONATO DISTRITAL DA I DIVISÃO
Fase Final
116.04 - Esta fase destina-se a apurar em dois jogos, por pontos, a classificação final do 1º. ao 10º lugares, opondo os cinco (5) primeiros classificados de cada uma das séries da 1ª fase. Os restantes clubes mantêm as classificações obtidas dentro de cada série.
116.04.01 - Caso não se encontre um vencedor no final dos dois jogos, terá lugar uma finalíssima em campo neutro à escolha da Associação de Futebol do Porto.
Mudança de Divisão
116.07 - Subirão à I Divisão Distrital de Honra os quatro primeiros classificados da Fase Final, salvo o estipulado nos artigos 113.07, 113.08 e 113.09.

**************************************************

Partindo do pressuposto que não surgem condicionantes especiais - como seria o fim da III Divisão que aparentemente neste momento não se confirma para esta época - vamos tentar apresentar com detalhe o regulamento.

A interpretação inicial é simples: sobem os dois primeiros de cada série da I Divisão à Divisão Honra (113.06 e 116.07), ocupando os 4 lugares dos que descem (113.05) tirando as excepções detalhadas nos artigos 113.07, 113.08, 113.9.

Todas as excepções servem para prever os casos de mais do que uma equipa da A.F. Porto desce da III Divisão Nacional, dado que o cenário considerado padrão, será a descida de apenas uma equipa compensada pela subida da Honra para a III apenas de uma equipa também (113.04)

113.07
A primeira forma de resolver a descida de mais do que uma equipa, é o alargamento excepcional e por um ano apenas, da Divisão de Honra para 20 clubes. Ou seja se descem 3 equipas da III, o campeonato é aumentado para 20 clubes, subindo da Honra na mesma 1 equipa, e subindo da I Distrital para a Honra as mesma 4.
Este artigo foi usado precisamente após a época 07/08, sendo o campeonato de 08/09 da Divisão de Honra disputado com 20 clubes.
O artigo também prevê que na época seguinte o campeonato da Honra retoma os 18 clubes, fazendo-se o acerto com menos equipas do que as 4 padrão a subir da I Distrital.
Foi o cenário apresentado no final da época 08/09, em que apenas os vencedores de cada Série da I Distrital, Progresso e Barrosas, subiram à Honra.

113.08
Aqui está previsto o caso que mesmo com alargamento para 20 não chegue para comportar todas as equipas que descem da III. Ou seja, descendo 4 ou mais equipas, por cada equipa adicional acima de 3, terá que subir menos uma da I Distrital.

113.09
Este artigo prevê os casos de desistências - o campeonato fica com menos de 18 equipas - ou o caso de ficar com 19 equipas.
Se existir uma desistência e o campeonato ficar com 17 equipas têm que subir 5 da I Distrital
No caso de descerem 2 equipas da III o campeonato será alargado a 20 equipas (113.07), mas neste caso terá que subir o 5.º classificado da I para compor os 20 clubes na Honra.

Resumindo para o caso desta época em que o campeonato na Honra está com 18 equipas:
Sobe sempre 1 equipa da Honra;
Descem sempre 4 equipas da Honra;
Cenário 1 - Desce 1 equipa da III da A.F. Porto:
Sobem 4 equipas da I;
Campeonato fica com 18;
Cenário 2 - Descem 2 equipas da III da A.F. Porto:
Campeonato fica com 19 - aplica-se o art. 113.07 e 113.09
Sobem 5 equipas da I para completar 20 equipas;
Cenário 3 - Descem 3 equipas da III da A.F. Porto:
Campeonato fica com 20 - aplica-se o art. 113.07
Sobem 4 equipas da I para completar 20 equipas;
Cenário 4 - Descem 4 equipas da III da A.F. Porto:
Campeonato fica com 20 - aplica-se o art. 113.07
Sobem apenas 3 equipas da I para completar 20 equipas;

Estes cenários são sem desistências na Honra, porque se tal acontecer, podem ser ligeiramente alterados:
Nos Cenário 1 uma desistência na Honra implica subir mais uma equipa - 5 - da I para fazer 18 clubes;
No Cenário 2 uma desistência na Honra implica subirem apenas 4 da I para fazer 18 clubes;
No Cenário 3 uma desistência na Honra implica subir mais uma equipa - 5 - da I para fazer 20 clubes;
No Cenário 4 uma desistência na Honra implica subir mais uma equipa - 4 - da I para fazer 20 clubes;

Concluindo, e partindo do princípio que não se confirma a alteração dos quadros competitivos com o final da III Divisão, mediante o regulamento actual, só em situações verdadeiramente excepcionais não sobem os 4 primeiros da I Divisão Distrital à Divisão de Honra, quando o campeonato está a ser disputado por 18 equipas, como acontece este ano.

*************************************
UPDATE
*************************************

Neste momento já ficou determinado quem disputa a fase de Manutenção da III Divisão.
Em cada série de 6 equipas, jogam agora de novo todos contra todos a duas voltas, transitando com metade dos pontos que conquistaram na fase regular. As últimas 3 equipas de cada série descem aos campeonatos Distritais.
Na série B estão 4 equipas da A.F. Porto - Leça, Rebordosa, Pedrouços e Infesta
Ne série C está uma equipa da A.F. Porto - Oliveira do Douro

Ou seja, há ainda de facto uma hipótese do Cenário 4 em cima se concretizar, descendo 3 equipas da A.F. Porto da Porto da Série B e descendo o Oliveira do Douro na Série C. Implica isto subirem apenas 3 equipas da I para a Honra.

Mais um factor para o objectivo continuar sempre e até ao fim a ser o 1.º lugar e o título de campeão.
Etiquetas: edit post
20 Respostas
  1. ZE MANEL Says:

    SE O SALGUEIRAL FICAR EM SEGUNDO LUGAR SOBE DE DIVISAO?


  2. Rui Pinheiro Says:

    Também já tinha estado a analisar os regulamentos no site da AFPorto, e subscrevo a análise do Luis.

    De facto, e olhando para a classificação da III divisão (que concluiu este fim de semana a primeira fase), o cenário 4 é muito pouco provável de acontecer.
    Vão disputar a fase de descida 4 equipas da AF Porto, mas é practicamente impossível descerem as 4 (o Leça dificilmente desce), porque as equipas levam para a segunda fase metade dos pontos da primeira fase.

    Portanto, parece-me que a subida, apesar de não estar garantida, é um objectivo alcançável. Mas também acho que devemos todos continuar todos focados no objectivo de sermos campeões.

    R. Pinheiro
    2311


  3. Rui Pinheiro Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  4. Rui Pinheiro Says:

    Caro Alma,

    se o salgueiros ficar em segundo, vai disputar o 3ºe 4º lugar com o 2ª classificado da série 2.

    Portanto, no final o Salgueiros fica em 3º ou 4º, pelo que só se acontecer o Cenário 4 (altamente improvável) é que o Salgueiros não sobe

    R. Pinheiro
    2311


  5. Unknown Says:

    Havendo 4 equipas a disputar a descida na série B da III divisão, sendo que das 6 descem 4 e ha 4 da AFporto, nao se esquecam que na serie C o Oliveira do Douro vai disputar a serie da descida e apenas tem mais um ponto que a linha de agua.

    O Cenario das 4 descidas é muito provavel o que faria que apenas o campeão da 1ª distrital subisse.

    18 - 1 (campeão da honra) - 4 (descem à 1ª) = 13
    13 + 4 (descem da III) + 1 (Campeão da 1ª) = 18

    o Cenário das 20 equipas assim será pouco provável.

    O Salgueiro para garantir a subida sem pensar em contas e em terceiros tem de vencer a série e depois vencer a divisão. Caso contrário terá de andar com muitos SES, é jogar sem pensar nos regulamentos, até porque conforme isto anda, mudam-se regulamentos da noite para o dia.

    O Objectivo tem de ser o primeiro lugar, este post só mostra que há descrença!


  6. lfg Says:

    Viva Catty,

    Depois de consultar o autor do post, posso afiançar numa interpretação legítima e na 1ª pessoa do que está escrito, que descrença é algo que não tenho.

    Quanto ao cenário que apresenta, tal como li os regulamentos, é o Cenário 4 apresentado acima e subiriam 3 equipas da I.

    Não sou no entanto jurista.

    Saudações
    Luís Gomes


  7. The_Val Says:

    Nenhum dos cenários apresentados mostra uma subida de apenas 1 clube da I distrital à Honra.

    A razão para isso, penso, é garantir que os vencedores das duas séries tenham direito à subida de divisão.

    Assim e para que isso aconteça, na eventualidade de acontecer o cenário 4, a divisão de Honra ficaria com 19 clubes, tendo de subir mais um, de forma a completar o lote para 20.

    Também não sou jurista mas é a interpretação que faço.

    Em relação ao posto, não vejo sinal de descrença. Informação foi e será sempre poder. Neste caso, informação para saber com o que se conta. Independentemente de achar que o Salgueiros tem de continuar a lutar pelo primeiro lugar, este tipo de informação pode ser bastante útil, quer no planeamento dos últimos jogos, quer para acalmar alguns adeptos e garantir um apoio importante até ao fim do campeonato.


  8. No fim de semana passado andei a fazer arrumações no lagar, e ainda me cheira a vindimas... em boa verdade o que quero dizer, e desculpem a metáfora, e não confundindo desejos com realidades, E CONTRA TUDO E CONTRA TODOS, ainda há 5 jogos para disputar (15 pontos!) e não admito sequer começar a pensar noutra coisa que não ganhar todos eles.

    Quanto às conjecturas que aqui são apontadas para mim são todas legítimas e válidas desde que não esqueçamos o seguinte:

    1. dia 17, o Custóias disputa três pontos
    referentes à jornada que tem em atraso.

    (não costumo ligar aos outros mas neste caso abro uma excepção)

    2. O nosso SALGUEIROS vai jogar contra o
    Castêlo da Maia, dia 21.

    para mim esta é a realidade e é o que tenho no pensamento, quanto ao resto...a ver vamos!


    SALGUEIROS ATÉ À VITORIA FINAL!

    Artur Gonçalves
    176/4677

    P.S.: no principio do campeonato andei a fazer contas e como havia várias variaveis desisti. Acho até que abordei aqui este assunto.

    Vamos pessoal, concentrEmo-nos no essencial.


  9. LMM Says:

    Vamos ser campeões! Com muita calma e continuando a acreditar, o primeiro lugar será nosso (I got a feeling!...)

    Vão ver que os nossos adversários ainda vão perder mais pontos do que muita gente está a pensar. Quanto a nós só nos resta continuar a acreditar.

    Força Salgueiros!

    Luis Mota
    SCS: 409 SCS_08:42


  10. José Pedro Says:

    Nós temos que acreditar como temos acreditado até agora. Os últimos 3 jogos são mais do que evidentes da força da equipa e da motivação que os adeptos lhe dão.
    O silêncio dos nossos adversários mostra o receio com que estão. A nossa atitude é oposta, ou seja, confiante na busca do nosso lugar, o primeiro.
    FORÇA SALGUEIROS!!!


  11. Anónimo Says:

    boa noite so kero deixar aki um comentario.

    FORÇA EQUIPA EU ACREDITO


  12. red_phoenix Says:

    Tudo o que o Luís escreveu está 100% correcto, posso garantir-vos.

    Para apenas subir 1 equipa à honra era preciso que descessem 6 equipas da AF Porto da 3ª. Cenário impossível, pois só estão 5 equipas a disputar da AF Porto a disputar a manutenção (4 na serie B e 1 na serie C).
    Portanto no minimo subirão sempre os vencedores de cada série.

    No entanto, muito dificilmente descem 5 equipas, no pior cenário descem 4, e nesse caso sobem 3. De modo que nesta fase o importante é pelo menos mantermos o 2º lugar (sempre com um olho no 1º caso o custoias escorregue) e depois vencermos o playoff pelo sim pelo não.

    Finalmente a mudança de regulamentos que iria extinguir a III divisão está em banho maria depois de muita polémica, e espero bem que nunca vá para a frente porque era das maiores estupidezes que iriam fazer ao futebol português.


  13. Suevo Says:

    Já agora, voces podem acrescentar outra variavel nos vossos calculos.

    É que muitas vezes, sobem duas equipas do Porto à terceira divisão, e não apenas uma.

    Ainda o ano passado subiu o Candal em segundo, isto deve-se ao facto da AFP ter um bom ranking. Não é garantido, mas ocorre com frequencia.

    Também acredito no primeiro lugar, mas mesmo que não fiquemos em primeiro, vamos subir na mesma.


  14. amigos vou hoje ver o clube da cadeia no jogo em atrazo. espero sair muito contente, con a derrota do clube da cadeia, pelas 23 horas vou na net o resultado tenho fe que o clube da cadeia vai perder


    salgueiros ate morrer


  15. André Says:

    depois diga o resultado.eu nao posso ir ao jogo,porque vou ao treino de futsal do nosso salgueiros


  16. Rui Pinheiro Says:

    Atom?

    são 23 horas, está atrasado....

    R. Pinheiro 2311


  17. salgueiristas o clube da cadeia ganhou 3--0


  18. ZOMBIE 85 Says:

    Boas
    a equipa da cadeia ganhou 3-0


  19. Salgueiristas, como não há muito para dizer e sem querer entrar em polémicas, eu até não gosto do Custóias F.C. e vi retirado um post de considerações acerca dos directores do dito cujo, mas vou ser-vos franco: não me agrada nada apelidar o clube de o "clube da cadeia".Isto é como os aterros sanitários, as centrais inceneradoras...esquecendo os futebóis eles têm uma cadeia dentro de portas e quase de certeza neste momento, exceptuando os guardas, não deve haver alguém lá dentro que seja de lá: às páginas tantas algum meu vizinho, meu conhecido...lembram-se, ou estarei equivocado, mas antigamente dizia-se que "para ser salgueirista tinha que se ter sete anos de cadeia",
    Quanto ao resto não digo mais nada porque corria o risco do Luís Gomes...

    Não levem a mal mas foi só um desabafo.

    Um abraço sentido para todos os salgueiristas
    e domingo lá estaremos a apoiar os NOSSOS rapazes.

    SALGUEIROS ATÉ À VITÓRIA FINAL!

    Artur Gonçalves
    176/4677


  20. amigo artur gonçalves em meu pessoal continuarei a chamar a clube da cadeia ,porque mais uma vez foi provocado no jogo com boug.so quem nao ouviu as provocaçoes,


    salgueiros ate a morte


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS