Entrevista com Quim Simões
PERFIL

Olá Quim Simões, antes de mais conta-nos um pouco da tua carreira até chegar ao Salgueiros 08.
A minha carreira, aliás a minha formação foi feita toda no Leixões Sport Clube, no qual enverguei a sua camisola durante 12 anos. Fui quase sempre um dos melhores marcadores da equipa.

Outro momento marcante, foi a participação o ano passado na Liga intercalar pelo Leixões. Fala-nos um pouco dessa experiência.
A Liga Intercalar é uma das melhores provas que alguma vez poderiam realizar. Além de jogarmos com muitos profissionais que vemos na televisão, tem uma grande visibilidade para os que são juniores, e sinto-me lisonjeado por ter sido o segundo melhor marcador da equipa do Leixões.

Sempre jogaste a avançado centro?
Sim, até aos juniores de 1º ano. Nos juniores de 2.º ano já deixei de ser avançado centro e passei a ser um ala devido à táctica que foi colocada na equipa. Mas não considero que tenha sido um ala fixo mesmo, porque tinha muito a tendência de aparecer ao lado ou nas costas do avançado que jogava ao centro.

E como preferes estar na frente? Sozinho ou com companhia? Esta ano já jogaste das duas formas
Eu jogo onde o mister mandar , eu sou apenas mais um para ajudar a equipa , mas é claro que temos as nossas preferências... eu sinceramente gosto de jogar acompanhado porque faz com que me movimente mais e crie mais desequilíbrios. Mas como já referi apenas acato as opiniões e decisões do mister.

Que jogadores tens como referencia, não para imitar mas para inspirar?
Ronaldo, o Fenómeno.

Como chegou a oportunidade de jogar no Salgueiros 08?
A oportunidade chegou através do Professor Zé Manel, que já foi coordenador no Leixões. Ele falou comigo e eu sinceramente torci um pouco nariz inicialmente, porque jogar numa distrital não é fácil. Mas pensei imensas vezes e disse para mim "mais vale começar por baixo e acabar em cima". E então decidi de forma convicta vir jogar para este grande clube que é o Salgueiros. Eu ponderei não pelo facto de vir jogar para o Salgueiros mas sim pelo facto da divisão onde estava.

Falando da chegada ao Salgueiros, conhecias algo do clube? Viste alguma coisa do que foi a época passada?
O Salgueiros... quem não conhece o Salgueiros? É óbvio que conhecia o Salgueiros, lembro-me perfeitamente quando vinham jogar ao Estádio do Mar lá ia eu ver porque adorava ver o Nelson a jogar. No ano passado vi dois jogos acho eu, Estádio do Senhora da Hora a abarrotar e o outro pela televisão. Mas já tive oportunidade de ver tudo pela Internet do que aconteceu.

Conta a tua história no clube que já vai E depois de já estares no Salgueiros o que mais te surpreendeu?
Foi a humildade e o amor que esta gente sente por este clube. Eu também sou de família de gente humilde e olhando para estas pessoas e para as dificuldades que este clube passa... estas pessoas são capazes dar a vida pelo clube... e isso fez com que me surpreendesse ainda mais.

Como analisas até agora a época a nível colectivo e individual. Aquela lesão cortou-te um pouco o ritmo em que estavas, verdade?
Em termos individuais sinto que estou a dar o melhor contributo à equipa e ao clube, analiso de forma positiva. Em relação à lesão, é verdade. Aquela pequena mas dolorosa lesão fez com que eu quebrasse um pouco mas como a minha vontade e querer de ajudar a equipa foi maior ultrapassei essa fase.

Já marcas-te 10 golos e alguns de belo efeito. Qual o golo preferido ate o momento?
Foi sem duvida o 1º golo que fiz no campeonato contra o Valadares.

E porquê?
Porque o 1º é sempre diferente, foi uma estreia e como tal a sensação foi outra.

No capitulo dos golos... já ficaram famosos os festejos em mergulho para o meio da Alma Salgueirista. Não sei se ouviste as referencias que fizeram a isso no programa de radio. Tens noção que criaste com isso uma empatia especial com eles?
Eu já tive oportunidade de falar com membros da claque e já referi isto eu: não o faço para ganhar mais ou menos protagonismo, apenas faço isto porque sei o que é estar de fora como adepto a torcer pela equipa que se ama. Sei que é estar à chuva, sei o que é deixar de trabalhar ou mesmo trocar os horários para ir ver o clube a jogar, deixar família etc etc.. Eu apenas compreendo tudo isso e partilho a alegria de marcar golos com eles todos e eles que esperem porque vou fazer sempre que puder.

Em termos de plantel, já tinhas gente conhecida e com quem jogaste no Leixões, certo?
Sim , eu já conhecia imensa gente como o Rochinha, Carminé, Nandinho e muitos mais, como também conhecia os ex-juniores do S.C. Salgueiros, contra quem joguei diversas vezes.

Mas jogaste com alguns deles na formação do Leixões?
Não, eles foram sempre de escalões superiores.

Esse conhecimentos facilitou de alguma forma a integração?
Facilitou imenso, também já vinha com o Samuel e o Gonçalo que jogaram comigo e isso tornou a integração mais fácil.

Sobre a relação com os adeptos, foste um dos que acedeu ao convite da Alma Salgueirista e foste ao jantar de aniversário. Como foi o convívio de perto com os adeptos do salgueiros?
Quero agradecer mais uma vez esse convite e espero eu para o ano estar presente novamente. Sinto-me honrado por ter participado e foi uma grande satisfação estar perto das pessoas que torcem e sofrem o clube de maneira incondicional, e como referi no "belo discurso" já me sinto um campeão por fazer já parte desta família.

Já te sentes um pouco salgueirista?
É assim, eu vivo em Matosinhos, concretamente no bairro dos pescadores. Sou de uma família de pescadores e tive tendência por isso mesmo que o meu clube de coração fosse o Leixões. Nunca escondi isso a ninguém. Foi lá que estive 12 anos e sou sócio há imenso tempo, mas já sinto o Salgueiros a mexer dentro de mim e considero que é o meu segundo clube sem duvidas. E não quero magoar ninguém porque todos nós temos sempre as nossas preferências e eu não fujo à regra.

Quantos anos esperas ficar connosco para o Salgueiros mexer ainda mais dentro de ti?
Nós como jogadores jovens temos sempre como objectivo chegar sempre mais alto. O Salgueiros neste curto tempo em que aqui estou já mexeu comigo e muito.. Só te vou relembrar, eu contra o S. Felix saí, cheguei ao banco, pensei no golo que tinha falhado e comecei a chorar... O Rúben e o César que estavam comigo no banco na altura deram-me um grande apoio.... no jogo seguinte contra o Custóias marquei os 2 golos e decisivos. Isso mexeu comigo, tanto que depois também fui com raiva festejar com os adeptos.
Só Deus sabe o futuro.

Mas quais são esses objectivos pessoais concretamente?
O meu objectivo como qualquer outro jovem jogador é chegar ao top do futebol, mas eu não gosto muito de sonhar... prefiro fazer como a minha avó me dizia "dá um passo de cada vez, porque devagar se vai ao longe " e é isso que estou a fazer.

Esperemos que dês mais uns passos ainda no Salgueiros. Já com 10 golos este ano e algumas exibições muito vistosas, não houve assédio de clubes doutras divisões agora em Dezembro / Janeiro?
Se existiu não tive conhecimento... nunca me chegou aos ouvidos. Mesmo que o tivesse não sairia.

Neste momento o plantel só tem dois avançados, um deles já uma referência do Salgueiros 08 com 28 golos marcados na época passada. Com o modelo de jogo actual ate são concorrentes ao mesmo posto na equipa. Como é essa convivência e o que já aprendeste com o Heitor?
A minha convivência com o Heitor é sem duvida agradável. Está sempre a explicar e ao mesmo tempo a ensinar e nunca considero que estamos a competir. Como ele diz “isto está bom é para nós” (os jovens). Eu respeito-o muito como qualquer um da equipa, mas é a estas referencias que nós jovens temos que dar ouvidos, por muito que às vezes pensemos que eles são chatos ( sorrisos). Mas também saliento o Fernando Almeida, o Figas e agora o Paulo Barbosa. Todos os dias estamos sempre a aprender.

Quem é o Joaquim Simões fora do Salgueiros? Estudas, trabalhas?
O Joaquim Simões fora das 4 linhas é um rapaz humilde, bastante brincalhão, bastante dorminhoco e também um rapaz que gosta se divertir como qualquer um da sua idade mas sempre com consciência e sentido de responsabilidade. E claro que estudo... não sou lá muito bom mas esforço-me.
Objectivos pessoais e colectivos para esta época? (esquecendo a brincadeira dos 40 golos mencionados na festa da Alma).
O objectivo pessoal só resulta se o colectivo resultar que é ser campeão. Se formos campeões os objectivos individuais aparecem. Essa frase foi sem duvida irónica... estava em convívio e disse isso, mas o que interessa é que se não chegar aos 40 que chegue pelo menos aos 20. Era sem duvida um desejo, porque no 1.º ano de sénior chegar a essa marca seria muito bom para mim.. mas a cima de tudo quero ser campeão, depois os golos, no final logo se vê.

Uma mensagem final para os adeptos do Salgueiros?
A mensagem é que não deixem de apoiar o Salgueiros e continuem sempre com essas vozes firmes. Só com o apoio de todos vós conseguiremos o objectivo e a meta: o objectivo é a subida, a meta é a 1.ª Liga.
Só com esta grande Alma que demonstram semana a semana é que iremos ser ainda maiores.
E esperem por mais mergulhos loucos do Joaquim Simões.
Etiquetas: edit post
9 Respostas
  1. johnbravo Says:

    Grande Quim.
    Mais palavras para quê?
    Continua a mergulhar que é sinal que os golos continuam a aparecer.

    SALGUEIROS SEMPRE

    Rui


  2. Este comentário foi removido pelo autor.

  3. Jogador muito esforçado e que espero que vá muito longe... a par connosco! Muitas felicidades para os próximos embates!


  4. Impossível ficar indiferente ao Quim Simões, espero que chegue ao topo e com o Salgueiros!


  5. KODIAK Says:

    Grande Quim!
    Continua a ser como es..es grande!


  6. damas73 Says:

    sem duvida uma mais valia para o nosso plantel.
    penso (e deus queira que eu esteja enganado)que nao o conseguiremos segurar para o ano, mas se for para o seu bem pessoal e profissional que dê o salto.
    enquanto isso,vai mergulhando em cima da ALMA que a malta nao se importa.
    muitas felicidades
    scs08-247


  7. RF3 Says:

    Grande quim,este foi daqueles que quando chegou na pre epoka o seu valor foi logo visivel,muito bom!
    Qe continue a trabalhar, que o valor mais tarde ou mais cedo vai ser visto por alguem !!!


    Destaco aqui uma coisa que o quim diz, que ao inicio torceu o nariz por ser distrital,e certo que somos distrital,mas aqui e que esta a montra,acho que e bom passar-se a ideia,que aqui tem mais visibilidade que numa 1honra ou que algumas equipas da 2b!


  8. The_Val Says:

    Muito bom jogador!

    Continua assim que vais longe.


  9. André T. Says:

    Grande Quim, tu sonhas e fazs sonhar! grande abc! continua assim e acredita sempre!


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS