S.C.S. 08 - 1 x F.C. PERAFITA - 1 : 10.ª Jornada
GR - 1 - Freitas
DD - 2 - Passos
DC - 3 - Monteiro (Capitão)
DC - 4 - Figueiredo
DE - 5 - Rochinha
MC - 6 - Fábio
MC - 7 - Samuel
MD - 8 - Pedrinho
AC - 9 - Heitor
AC - 10 - Quim Simões
ME - 11 - Carminé

Treinador: Pedro Reis

Golos:
90'+5' Heitor

Subs:
42' 13 - César por 5 - Rochinha
68' 17 - Artur por 8 - Pedrinho
68' 18 - Tó-Zé por 11 - Carminé

De volta ao Sra. da Hora a recepção ao adversário perseguidor que seguia em terceiro lugar era aguardada com expectativa, esperando-se ver um Salgueiros 08 galvanizado por uma vitória fora face ao líder Custóias na ronda anterior.
Na equipa apenas uma novidade, com Freitas a surgir na baliza, ficando a ideia de rotação planeada (a cada 5 jornadas?).
Nem de propósito, foi Freitas o primeiro a brilhar, logo no primeiro minuto de jogo, defendendo um livre directo bem junto ao ângulo, ganhando confiança para uma exibição segura e sem falhas.
O perigo surgiu para o Salgueiros aos 6’, após canto de Carminé na direita, Figueiredo desviou primeiro para depois Pedrinho cabecear muito próximo do poste.
Num livre do mesmo Carminé aos 12’, um defesa do Perafita tocou com o cotovelo na bola, ficando a sensação que foi grande penalidade.
Mas a toada inicial do jogo foi a que se manteve durante todo o jogo: Salgueiros a atacar, Perafita organizado a defender e muito pouco audaz nas saídas para o ataque. Desde bem cedo o método de defesa era evidente: jogadores ‘colados’ aos dois avançados do Salgueiros, a pressionar logo na recepção de bola, recorrendo vezes sem conta à falta. Faltas sempre pouco vistosas, mas sistematicamente a cortar o ritmo de jogo.
A única jogada de ataque na 1.ª parte do Perafita surgiu aos 22’ minutos, numa excelente troca de bola em progressão, que terminou com um remate ao lado.
Com inúmeras faltas nas imediações da área e cantos, o Salgueiros não conseguiu concretizar nem tão pouco criar perigo, com a defesa do Perafita poderosa no jogo aéreo. A última excepção na 1.ª parte foi um remate de ressaca de Passos, que o guardião adversário defendeu junto à barra, aos 29’.
Perto do intervalo voltou o infortúnio, com Rochinha a fazer uma torção do joelho direito. Após alguns minutos a jogar em nítido esforço tentando aguentar-se em campo, acabou substituído por César, que adaptado a lateral esquerdo conseguiu uma exibição muito positiva, especialmente considerando que se estreou neste jogo. Um momento muito triste para Rochinha, que após aguardar 9 jornadas por uma oportunidade, entrou muito bem na equipa… espera-se que seja um entorse simples sem mais consequências.
Chegava o intervalo com o Perafita a acumular certamente umas 20/25 faltas ou perto disso… e sem nenhum cartão amarelo.

Os salgueiristas sonharam com um regresso para a 2.ª parte ao jeito do jogo de Custóias, mas os primeiros 10 minutos foram diferentes… O Perafita subiu no terreno e apesar de não atacar, conseguia defender mais longe da sua baliza e criar muitas dificuldades ao Salgueiros na construção de jogo.
Aos 51’ Monteiro respondeu com perigo de cabeça a um canto de Carminé.
O árbitro ‘brilhou’ aos 58’ a estrear o cartão amarelo com Figas, numa falta bem longe da baliza do Salgueiros… critério bem duvidoso considerando as faltas feitas antes e depois do lance que passaram impunes. Mais o maior erro será mesmo o de nenhum jogador do Perafita ser penalizado por sucessão ou acumulação de faltas.
Com o aproximar dos 60’ o Perafita mostrou os primeiros sinais que lhe agravada o empate, com duas assistências prolongadas no relvado, uma delas a um jogador queixoso do pulso.
Aos 60’ chega o balde de água fria, num lance que parecia morte junto ao canto, com Passos e Carminé na cobertura do avançado do Perafita, mas com este a conseguir cruzar. Figueiredo, talvez surpreendido pela bola ter passado, falhou a intercepção e permitiu um golo fácil ao avançado que surgiu dentro da área para encostar, sem hipóteses para Freitas.
Começava aqui a parcela do jogo menos interessante, com sistemáticas perdas de tempo… como por exemplo os dois minutos que tardou o reinício do jogo após o golo, incluindo uma substituição.
Mesmo depois das entradas de Artur e Tó-Zé, o Salgueiros mantinha muitas dificuldades em criar perigo, com insistência em jogo directo pelo zona central, no qual quase sempre saíram vitoriosos os centrais do Perafita.
Aos 73’ chegou uma das poucas boas oportunidades, com Heitor na esquerda a ganhar na área e a assistir Quim Simões que bem posicionado atirou fraco. Aos 76’ foi Samuel quem recebeu em óptima posição após insistência dentro da área, mas rematou de pé esquerdo de forma precipitada e sem perigo.
A partir dos 75’ a intranquilidade foi-se instalando e aliados aos factores já referidos, também as picardias com adversários tiraram clarividência aos jogadores salgueiristas mais recuados.
Com a equipa toda balançada para a frente Freitas ainda teve oportunidade de brilhar aos 90’, com Monteiro a permitir a um avançado do Perafita ficar isolado, com o jovem salgueirista a defender bem o primeiro remate e com imensa destreza ainda conseguir defender a recarga, quando parecia inevitável o 0x2.
Já em descontos e quando poucos acreditavam, após livre da direita de Artur, Heitor marcou de cabeça após um salto de grande impulsão, em situação que deu azo a muitos protestos pelos jogadores do Perafita. Fica a ideia que Heitor saltou mais alto que o guarda-redes, na direcção da bola e não em direcção ao guarda-redes e fora da área de protecção (pequena área). No entanto, no lance está também Monteiro que cai, com ou sem intenção, sobre o guarda-redes tendo dificultado a sua acção.

O golo já em período de descontos alargado é o ‘prémio justo' para uma equipa que durante 30 minutos de jogo usou tudo para parar o jogo: lançamentos que não entraram em campo, trocar jogadores nos lançamentos laterais, lesões fantasma com gritos à mistura, substituições arrastadas, pontapés de baliza em câmara lenta. Em geral ficam com o mérito de terem uma defesa muito sólida e forte no jogo aéreo, apesar de exagerar muito nas faltas – apesar de nunca aparatosas o que também é seu mérito – só possível com uma arbitragem que não puna disciplinarmente a insistência em jogo faltoso.
Para o Salgueiros salva-se a invencibilidade de novo em descontos, com algum sabor amargo pela exibição pouco conseguida. A série de jogos actual, com equipas despromovidas da Honra, não é fácil e pontuar não é mau. No entanto, esperava-se um pouco mais após a empolgante vitória da semana passada. Faltou um pouco de inspiração ofensiva, acerto no último terço para o último passe, ou alguma centelha de brilho numa jogada individual. Algo mais para desmobilizar uma equipa que nunca se abriu - muito menos após se apanhar em vantagem - e que soube retirar o espaço necessário ao Salgueiros para construir jogo.
Nas circunstâncias tratou-se de um ponto ganho, e mesmo à condição com 1 jogo a mais, permitiu igualar o Custóias e assumir nem que seja por umas horas o 1.º lugar.
6 Respostas
  1. KODIAK Says:

    A equipa nao me pareceu mal montada..mas depois da primeira parte ja tinha outra ideia...
    Olhando para o banco tambem nao tinhamos grandes soluções.
    o heitor ta +esado, o carmine desmotivado, o quim simoes cansado, o toze trapalhao, o monteiro nervoso, enfim...


  2. Nelgo Says:

    Não é possivel jogar grande futebol, quando equipas que se intitulam candidatas a subir de divisão e que investiram muito!!! em dinheiro não em equipe técnica e jogadores, venham jogar á defesa e em anti-jogo contra uma equipa baseada na formação. Temos que ver que os nossos jovens á beira destes ratoeiras que passaram o jogo a atirar-se para o chão e atentar enganar o árbitro nunca passarão destas divisões.

    Força Salgueiros

    Nelson Gouveia


  3. Nelgo Says:

    São uns herois. (faltava esta parte)

    Força Salgueiros

    Nelson Gouveia


  4. É de louvar uma equipa como a do Salgueiros, que mais uma vez, lutou até ao último minuto e continuou a marcar golos em cima do apito final. Quantas equipas se podem gabar deste feito?
    Saliento que a massa adepta foi fundamental, apesar do frio que fazia calar um pouco as pessoas, impediu que a tragédia a que chamamos equipa de arbitragem ainda consiga fazer mais estragos. Um árbitro complacente com atitudes de equipas como o Perafita deve ser masoquista ou ter algum problema grave de personalidade.
    Gostava também de deixar a minha palavra para equipas como a do Perafita, com mentalidade e atitude muito pequena, provavelmente não darão para mais que aquilo, que são o exemplo das coisas más que existem em muitas coisas em Portugal. Mas este jogo foi mais um dos muitos exemplos que para jogar nestas divisões não se pode jogar como o Salgueiros joga, é preciso gente dura que meta respeito, como o Figueiredo, e não haver hesitações na defesa e despachar logo para a frente. Com os nossos atacantes, a jogar à distrital, seriamos ainda mais o terror das outras equipas, veja-se a diferença que faz jogar com 3 e 4 avançados como os nossos, a vida que veio dar o Tozé, que esse sim, joga à distrital como deve ser, e mesmo em dias não como o de ontem, podiamos ter ganho o jogo sem espinhas...
    Se as melhores equipas são como a do Custoias e do Perafita, o Salgueiros a jogar à distrital e com a linha avançada em cima dos adversários limpa tudo! Força Salgueiros!


  5. Olá, Salgueiristas!
    Apesar de já há muito tempo me ter apercebido que à equipa do Salgueiros da presente temporada falta MATURIDADE, EXPERIÊNCIA, PESO e ALTURA e que essas fragilidades e lacunas saltam mais à vista quando defrontra equipas ADULTAS e com CABEDAL, reconheço que os "nossos" atletas têm lutado até à exaustão. Tendo em conta que o Salgueiros deste ano é muito mais franzino, débil, deficiente e frágil que o Salgueiros do ano anterior, não se pode esperar mais dos "miúdos", estando os mesmos a portarem-se muito bem...
    Abraços.


  6. ZOMBIE 85 Says:

    Boas SALGUEIRISTAS
    Estes tipos do perefita andaram o jogo todo no chão no fim provaram do próprio veneno...
    GRANDE HEITOR, GRANDE GOLO ate chorei...
    Quanto ao rapazito que vem para aqui dizer barbaridades deve estar com uma cabeça...
    Já agora obrigado por visitares o site do

    MAIOR CLUBE DO MUNDO O SALGUEIROS

    SALGUEIROS ATE MORRER
    sócio SCS (3502)
    sócio SCS 08 (240)


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS