in A Bola 25/06/09, Germano AlmeidaFC Porto, Boavista e Salgueiros são as referências, mas o desporto na Invicta é muito mais amplo Já foram mais de 600 clubes, agora serão perto de quatro centenas Enorme implantação tem explicações históricas e sociais
F.C. Porto, Boavista e Salgueiros são as três referências futebolísticas da cidade do Porto. Mas a pujança desportiva da Invicta vai muito mais além. Em cada zona da cidade, em cada bairro, quase em cada esquina, há uma colectividade desportiva, um emblema, um grupo recreativo, uma associação.
Mesmo com dimensões e realidades muito diferentes, as centenas de agremiações desportivas existentes na Invicta (já foram mais de 600, agora serão perto de 400) fazem do Porto um case study a nível nacional.
Entre centenas de exemplos há, naturalmente, realidades bem diferentes. O Vasco da Gama é uma referência no trabalho junto dos jovens numa zona da cidade marcada por carências sociais. Com forte tradição no basquetebol, pela mão de Alves Teixeira e Manuel Nunes, o Vasco da Gama é um dos clubes históricos mais respeitados da cidade do Porto.
Tal como é o Infante de Sagres, clube situado na freguesia de Lordelo do Ouro, com enormes tradições no hóquei em patins.
E há também o Sport Clube do Porto, um caso sério de eclectismo, aos 105 anos: com modalidades tão diversas como hipismo (em Silva Porto), natação, hóquei em campo, vela (em Leça), esgrima, ginástica, automobilismo, remo, esgrima, halterofilismo e escolas de ténis.
O Nun'Álvares (clube sobre o qual falámos ao pormenor na edição do passado dia 11 de Agosto) completa 100 anos em 2015 e tem no ténis e no futsal as suas principais apostas, neste momento, mas já foi nome forte no andebol, na natação, no atletismo e hóquei em campo.
O Fluvial, na natação, e o Vigorosa, no ténis, são casos conhecidos a nível nacional. O Académico chegou a ter futebol e ciclismo e tem agora o basquetebol, o andebol e o hóquei em patins como pontos fortes, entre muitas outras modalidades.
Em tantos outros clubes que se poderiam destacar, há ainda as tradições do Ramaldense no hóquei em campo, do Desportivo de Portugal, no ténis de mesa, e do Progresso, no andebol.
E há as colectividades de pendor mais recreativo. Um desses casos é o do Círculo Católico de Operários do Porto, colectividade com 111 anos e uma intensa actividade cultural e recreativa, situada em pleno centro do Porto, na Rua Duque de Loulé.
UMA CIDADE, VÁRIAS REALIDADES
Em perto de quatro centenas de clubes desportivos existentes no município do Porto, existem as mais diversas realidades. FC Porto, Boavista e Salgueiros eram as três referências principais, com uma dimensão nacional, mas a queda de axadrezados e salgueiristas deixou os dragões como única equipa com futebol profissional no Porto, neste momento.
Há, depois, sete clubes eclécticos, com fortes tradições em várias modalidades, mas sem uma dimensão nacional, nos dias de hoje. Muitos outros emblemas mantêm actividade em diferentes desportos, numa lógica local — e virados para o serviço da comunidade e para a formação. Haveria muitos exemplos que podiam ser destacados nas mais de três centenas de clubes de bairro e de café existentes no Porto, como o Silva Porto, o Amial Regado ou o Nau Vitória.
No quadro publicado nesta página, enunciamos os casos dos clubes que se encontram nos patamares acima dessa dimensão local. Na edição de amanhã, abordaremos as razões históricas que levaram a tão forte implantação clubística no Porto.
Vídeo: NOVA ÉPOCA O MESMO OBJECTIVO: SALGUEIROS CAMPEÃO
VIDEO —
Este video, corresponde ao último jogo que o Salgueiros realizou, uma vez mais no campo alugado ao Sª da Hora do concelho e cidade de Matosinhos. Infelizmente a cidade do Porto não tem, nunca teve nem nunca terá um espaço digno para a dignidade do Salgueiros.
A 6 Divisão tem clubes já muito mais adultos que a divisão anterior. Pedro Reis aposta de novo e bem na continuidade com a entrada de alguns júniores e outros jogadores vindos de outros clubes mqa que se identificam com a ALMA SALGUEIRISTA.
O campeonato está prestes a começar e todos nós Portuenses ou não
sabemos que o Salgueiros faz parte da cidade do Porto, mas, infelizmente esquecido pelas entidades politicas,económicas e socias
que o burgo da minha cidade quer esquecer.
http://www.youtube.com/watch?v=wGiGIT5ZDZw
Apreciem o entusiasmo de um clube que é da freguesia de Paranhos, da cidade do Porto gente deste país que das lágrimas fazem a Alma e da Alma fazem a força e da força fazem o simbolo deste clube imortal
SALGUEIROS SEMPRE
CIDADE DO PORTO PARA TODOS
CIDADE DO PORTO PRIMEIRO
A minha Homenagem a Fernando Almeida que com 42 anos de idade, irá de novo ser o capitão do nosso SALGUEIROS
Problems viewing videos?
youtube.com
Autor: camapaco a 22 Agosto 2009 - 15:48 mau artigo Categorias: Videos Partilhar artigo
FecharWebCódigos para linkDeliciousDiggRedditMagnoliacomFacebookGoogleYahooTechnorati
URL Directo
Código HTML
Código para fóruns