Carlos Abreu
in Bússola 17/05/09, Jorge Fiel - com publicação no Diário de Notícias
Link

Da primeira vez que foi presidente, o Salgueiros estava na I Divisão e a filha, de sete anos, perguntou-lhe porque é que ele não contratava o Maradona – e não se ficando com a desculpa dele (“Não temos dinheiro”), sugeriu-lhe a solução: “Passa um cheque!”.
Para Carlos Abreu, a deplorável situação de haver clubes da I Liga sem dinheiro para pagar aos jogadores, é culpa de dirigentes que adoptaram a atitude infantil de passarem cheques, mesmo sabendo que nunca teriam cobertura.
“Os clubes habituaram-se a viver acima das suas possibilidades”, afirma Carlos Abreu, 52 anos, que optou pelo creme de cenoura e courgette como entrada para o nosso almoço na varanda do Terra.
Em 1985, quando foi eleito presidente, o Salgueiros ameaçava naufragar, com um passivo de 50 mil contos que crescia à razão de mais 20 mil por ano. Mas ele não era um maçarico. Aos 18 anos comprara, com dinheiro emprestado e pelo preço das dívidas, o MGC, um clube de futebol amador do Porto, onde jogaram Zé Pedro Aguiar Branco (ex-ministro da Justiça) e Zé Guilherme Aguiar (ex-presidente da Liga de Clubes).
Apesar de ter reduzido o orçamento, conseguiu, durante o seu primeiro consulado (85-95), um recorde de permanências na I Divisão, um 5º lugar e uma inédita presença na Taça UEFA, onde o Salgueiros foi eliminado nos penaltis por um Cannes liderado pela jovem estrela Zidane.
“É preciso resistir à tentação de passar o cheque e ter a coragem de dizer aos jogadores que não podemos pagar mais – e se eles querem mais que vão para outro clube!”, afirma este jurista que há 14 anos trocou a barra pelo imobiliário.
Deixou o Salgueiros em 95, por o presidente da Câmara (Fernando Gomes) não ter viabilizado o seu projecto de construção, na Arca de Água, de um novo estádio, com seis mil lugares, e um centro de estágio - enquanto que o velho Vidal Pinheiro daria lugar a habitações.
“Deixei de ter cenoura à frente para me fazer correr. Vim-me embora. Não queria ficar a comer palha”, explica. Nos dez anos seguintes, o Salgueiros - fundado em 1911 por um grupo de miúdos de dez anos, onde se contava o futuro pintor Henrique Medina, que se reuniam junto ao lampião 1047 da rua da Constituição - desceu aos infernos por obra e graça da gestão pouco honesta e despesista do sucessor de Abreu. Em 2004, extinguiu o futebol profissional, em virtude de 1,5 milhões de dívidas a antigos jogadores.
No sítio do campo Vidal Pinheiro, onde Norton de Matos fez o maior comício da sua campanha presidencial (o que valeu ao Salgueiros ser olhado de lado pelo regime salazarista), passou a estar uma estação de metro – e as dívidas do clube ascendiam a 20 milhões de euros.
Este cenário dantesco não assustou Abreu, que regressou à presidência prometendo pagar tudo (“não vai ser fácil mas temos de o conseguir”). Ou seja, tem uma cenoura à frente. Com a ajuda dos três mil sócios, já abateu quatro milhões ao passivo e mantém 300 atletas em actividade. No pólo aquático é campeão nacional (e já ganhou 12 títulos seguidos). No futebol, os juniores subiram e os juvenis estão quase.
Nos seniores, Abreu teve de inventar. Fundou o Salgueiros 08, que disputa II Distrital da AF Porto com uma equipa de velhos (jogadores dos tempos da I Divisão, como Renato, Cao e Fernando Almeida) e crianças (ex-juniores), treinada por Pedro, o antigo capitão que tem uma empresa de gestão de condomínios.
Todos jogam por carolice (só ganham 50 euros de prémio de jogo) e apesar de estar na última das divisões, o Salgueiros orgulha-se de ter uma assistência média de 4 000 espectadores, que o coloca em 13º lugar de todos os campeonatos, à frente de clubes da Liga Sagres. Para o ano, o Porto Canal vai dar em directo os jogos, o que vai facilitar a angariação de um patrocinador.
Hoje é um dia duplamente importante para Carlos Abreu. No Estoril, ao volante de um Alfa Romeu Sprint amarelo,de 81, ele vai tentar terminar a sua primeira prova do Nacional de Clássicos. E em Paredes, o Salgueiros 08 defronta o Aliança da Gandra no primeiro jogo do play off de apuramento do campeão da II Distrital da AFP. Estou a fazer figas por eles.


Menu
Restaurante Terra
R. do Padrão 103, Porto

2 Menu Primavera ... 30,00 euros
Creme de cenoura e courgette
Falsos raviolis de bresaola, ricotta e ervas
2 Lulas recheadas com puré de ervilhas
4 copos de Silverlake, Sauvigon Blanc neozelandês… 16 euros
Total….. 46 euros

Jorge Fiel
www.lavandaria.blogs.sapo.pt
Etiquetas: edit post
3 Respostas
  1. Anónimo Says:

    bem ja servi este sr ou melhor dr.carlos abreu no meu trabalho na confeitaria petulia onde sou emp.mesa nao falei por manter a relacao e distancia entre cliente e funcionario mas k me desculpe o dr. da proxima vez k la for nao vou resistir de le dar os parabens pelo k fez e pelo k esta a fazer pelo meu SALGUEIROS e um orgulho para mim telo a frente do meu clube de coraçao de novo.
    obrg DR.CARLOS ABREU


  2. Já agora, espero que tenha tido um sucesso na sua corrida igual ao da nossa equipa ontem!


  3. Mariana Melo Says:

    50 euros ou 25 euros ?
    É triste postarem informações falsas para ludibriarem os adeptos do Salgueiros 08, porque estes mesmos deviam de ter plena consciência de que os nossos jogadores estão aqui por amor á camisola uma vez que ganham uma ninharia de 25 euros por vitória. E pouparem-nos de comentários tristes quando um jogo não corre tão bem .


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS