Salgueiros, o novo fôlego de um clube "que se sentiu a jogar noutro nível"
in O Público 27/04/09, David Andrade
Link

O Salgueiros tem praticamente garantida a subida de divisão

A subida ainda não está oficialmente confirmada, mas a festa já foi feita ontem, depois da vitória na Serie 1 da segunda divisão da Associação de Futebol (AF) do Porto. Pedro Reis, treinador do renascido Salgueiros 08, confessa ao PÚBLICO que o apoio dos adeptos “foi uma surpresa”.

“Todos os anos têm subido 2, 3 ou 4 equipas.” Apesar de os adeptos terem feito a festa, na Senhora da Hora, em Matosinhos, o Salgueiros 08 ainda não está oficialmente na primeira divisão da AF Porto. “O regulamento diz que apenas o campeão tem a subida assegurada. Tudo depende do número de equipas da AF Porto que descem da terceira divisão para os distritais”, começa por explicar o treinador da equipa, Pedro Reis.

Antigo capitão do clube nos tempos áureos do Salgueiros, Pedro Reis assumiu a responsabilidade de se tornar o primeiro treinador do “novo” Salgueiros 08. E não se deu mal. O Salgueiros vai disputar a 17 e 24 de Maio a final do campeonato contra o Aliança da Gandra e o título de campeão da segunda divisão da AF Porto. O vencedor terá a subida de divisão garantida. O vencido terá que esperar pelo desfecho da terceira divisão nacional. Mas isso é apenas um mero formalismo: “Todos os anos têm subido 2, 3 ou 4 equipas”, recorda o técnico.

O jogo decisivo para o Salgueiros, esta época, aconteceu ontem. Com dois pontos de avanço sobre o segundo classificado (Atlético de Rio Tinto), os salgueiristas precisavam de vencer, na última jornada, o SC Cruz. A jogar em casa emprestada (Complexo Desportivo da Senhora da Hora), o Salgueiros voltou a contar com uma ajuda importante: os adeptos. “Estavam umas quatro mil pessoas no estádio e muita gente ficou de fora.” Pedro Reis confessa que “não esperava tanto”. “Deve ter surpreendido mais os de fora, mas foi uma surpresa para todos” . 

Orgulhoso pelo apoio recebido, Pedro Reis acrescenta que muitas “equipas da Liga gostavam de ter as médias de 2500 a 3000” espectadores que o Salgueiros teve este ano. E isso acabou por ser um tónico decisivo para o clube: “O apoio motivou o grupo, que se sentiu a jogar noutro nível. A envolvência não era de jogos do distrital.”

Com o triunfo por 3-1 frente ao SC Cruz, o Salgueiros venceu a sua série e garantiu a presença na final. Apesar de já ter “ganho no passado títulos no clube”, Pedro Reis diz que “como timoneiro é diferente” porque há “mais responsabilidade”. “É o primeiro ano deste clube e dá mais sabor”, acrescenta.

Apesar da alegria que sente pelo regresso do Salgueiros às tardes de festa, Pedro Reis deixa um desabafo: “A pergunta que me faço todos os dias é como é que um clube completamente viável como era o Salgueiros chegou a esta situação. Tinha pernas para andar como poucos clubes do futebol português.” A pergunta ficou sempre sem resposta, mas é “quase inevitável” que, num futuro próximo, outros clubes tenham que “recomeçar do zero” como o Salgueiros, porque “vivem acima das suas possibilidades”.
Etiquetas: edit post
28 Respostas
  1. Anónimo Says:

    No site da AF Porto, na pág.5 do pdf da marcação de jogos para o dia 09.05.09 - 16:00, está marcado o jogo Incansav. Atletismo - Salgueiros 08 no Complexo Desportivo Pedroso - Pelado.

    Alguém sabe do que se trata?


  2. lfg Says:

    trata-se de futebol


    do Salgueiros 08


    neste caso...

    feminino ;)


  3. Anónimo Says:

    Já se sabe qual a ordem dos jogos para o apuramento do campeão da II Divisão Distrital?


  4. lfg Says:

    17/05 em casa
    24/05 fora


  5. JCQuerido Says:

    Eu também, como o Pedro Reis, me faço uma pergunta todos os dias e gostaria de a partilhar aqui no Blogue.

    - Porquê é que a C.M.Porto não têm pelo menos um Estádio para disponibilizar aos Clubes da Cidade, para representar a mesma condignamente e não irem jogar para campos em Concelhos Limítrofes????

    Veja-se o que se está a passar com os Clubes de Gaia, Matosinhos e Maia.

    Sou Portuense, vivo na Cidade do Porto, pago taxas e impostos para o Município e tenho que ir vêr o meu Clube jogar em "casa", fora da Cidade.

    Acho que se deveria convidar o Sr. Dr. Rui Rio para assistir ao Jogo em casa (Srª. da Hora) para o apuramento do Campeão de zona e dizer-lhe que estarão lá muitos possíveis eleitores .

    Viva o Salgueiros


  6. Rubenzz Says:

    O 2jogo ser fora ate pode ser bom, se levarmos um bom resultado de casa.

    Podemos vir a fazer a festa desde a terra de onde e esse clube que nao sei qual e lOl ate aqui !!!


  7. Este comentário foi removido pelo autor.

  8. Eu não vejo as coisas bem assim... Não vivo no Porto nem nunca vivi, tal como muitos salgueiristas. Eu vejo o Salgueiros como um clube do Grande Porto, portanto, não "me faz comichão" que o Salgueiros jogue e treine fora do perímetro do concelho do Porto. A geografia da região tem mudado muito e é bem possível - porque não? - que o Salgueiros até se possa instalar fora do concelho, apesar de poder continuar sedeado no Porto. Na minha opinião, a questão está na acessibilidade: desde que haja boas ligações de metro, autocarro e carro particular, como há agora em relação à Senhora da Hora, está tudo muito bem.


  9. ZOMBIE 85 Says:

    Não me parece que da câmara do Porto receba-mos algum dia alguma coisa.
    Vamos ter que ser nós como sempre fomos a lutar por aquilo que queremos
    O SALGUEIROS na realidade precisava era de um complexo desportivo que alberga-se desde as camadas jovens até ao plantel principal.
    Só com muita dedicação suor e lágrimas é possível manter todos os nossos jovens atletas em comptição.
    Parece-me que só pelo numero de jovens que praticam desporto no salgueiros e não é só futebol, merecia-mos outra atenção pela camara da nossa cidade.
    Também teremos de novo uma equipa de seniores parecia impossível
    Mas fizemos do sonho realidade
    vamos acreditar que um dia teremos de novo o nosso estádio

    SALGUEIROS SEMPRE
    A ALMA TÀ IMPARAVEL


  10. JCQuerido Says:

    O F.C.Porto também é um Clube do "Grande Porto" e não têm o Estádio em Gondomar, o Boavista, o Leixões, o Trofense, o Rio-Ave, o Vilanovense, o Inter de Milheirós não jogam em "casa" fora do concelho de criação e não está em causa o local dos Treinos. Aqui o que eu coloco em causa é a postura dos Dirigentes da C.M.Porto, que só têm olhos para o "show-off", tal como "circuitos da Boavista", "Red-Bul Air Race", etc. Que apesar de serem eventos de alguma relevância, são sazonais e não são para ocupar propriamente só as pessoas da cidade e dos concelhos vizinhos.
    Se estão preocupados com a debandada das pessoas para fora da Cidade (e o Porto é o concelho que mais gente têm perdido em termos demográficos) devem apoiar as colectividades capazes de dinamizar a Cidade, de que é exemplo flagrante o Nosso Clube. Nós somos um Clube do Porto e Bairrista, independentemente dos afectos que já temos espalhados pelo Mundo, como se confirma com a visitas a este sítio. A nossa história não se altera, embora não se possa ficar estagnado á espera de quem nos despreza, quando possa existir quem nos queira receber.
    Para a frente é o caminho, porque este Clube não morre enquanto houver um Salgueirista, do Porto ou de outro lado qualquer.
    Só acho que temos direito ao nosso Lugar na Cidade que nos viu nascer e que já tanto dignificamos. Toda a gente nos conhece como sendo um Clube do Porto e náo não o podemos renegar, está no nosso B.I.
    A "comichão", a acessibilidade e outros pormenores de mais ou menos importância, são situações paralelas que são "consequências" da solução encontrada que deverão ser encaradas em função de....alternativas.
    Viva o Salgueiros.


  11. IRRIDUCIBILI Says:

    os golos valem a dobrar fora?ou nao tem nada a ver?

    O pior deste dois jogos é que nao conhecemos minimamente o adversário, só se alguem do salgueiros já foi assitir algum jogo deles...mas o salgueiros tem é que impor o seu jogo, principalmente em casa...vi no site zerozero.pt que o campo do Gandra só levam 200 pessoas, por isso deve ser um belo campo de batatas...


  12. Anónimo Says:

    De certeza que o primeiro jogo é em casa? Porque não era isso que estava inicialmente previsto. Podem confirmar:
    http://www.afporto.com/docpdf/agecirc/calendarios/c28.pdf
    O Salgueiros deveria jogar primeiro fora. E não vi nenhum comunicado oficial da AF Porto a indicar troca da ordem dos jogos.

    Quanto ao jogo, muita atenção, à partida pode parecer facil, mas as equipas desta série são muito traiçoeiras. Não esquecer que o vencedor da II divisão a epoca passada foi também da série 2 quando o Gondim era super favorito. Por isso muita concentração nos 2 jogos é o que se pede a todos, somos melhores, mas há que prová-lo em campo. Jogar no Gandra não é nada fácil, é um batatal pior que qualquer dos pelados que encontramos esta época.
    Outra coisa que me preocupa é que não sei como vamos caber todos lá dentro, a menos que mudem de campo (o que não acredito, apesar da receita) vai ser impossivel. A lotação oficial é de 200 pessoas, mesmo com bancadas amoviveis penso que será impossivel chegar perto das 1000 pessoas. Vai ser pouco lugar para tanta gente. E vai ser uma pena privar tantos salgueiristas de fazerem a festa no caso da 2ª mão ser mesmo fora.

    PS : Ruben, Gandra fica em Paredes.


  13. Anónimo Says:

    “A pergunta que me faço todos os dias é como é que um clube completamente viável como era o Salgueiros chegou a esta situação. Tinha pernas para andar como poucos clubes do futebol português.” A pergunta ficou sempre sem resposta,

    pedro pk nao prg ao linhares onde esta o dinheiro?
    e esse gajo ainda tem a lata de vir ao porto canal dizer k le devemos dinheiro fdp


  14. Suevo Says:

    Não se pode comparar a situação do Porto com a de Gaia, Matosinhos e Maia.

    Por uma razão muito simples, qualquer destes concelhos e podemos tambem incluir gondomar e valongo, tem terrenos não urbanizados em quantidade suficiente para constuir centenas de campos de futebol.

    No Porto a situação é diferente, e não se espantem que campos como o do Ramaldense venham a desaparecer num futuro proximo.

    Quanto a campos para as camadas jovens, o do Porto está em Gaia, e em plena mouraria os centros de estagio foram constuidos no distrito de Setubal, ou seja nem sequer ficam no distrito de Lisboa (pela localização dos centros de estagio teriam que estar na associação futebol de setubal).

    Ora se estes clubes, com outra capacidade financeira, e que contam com davidas escandalosas por parte da Caixa Geral de Depositos (o exemplo mais escandaloso é o do Sport Lisboa) constroem os seus campos para as camadas jovens noutros concelhos, parece-me que ao exigirmos que o Salgueiros fique no Porto estamos a ser demasiado ambiciosos.

    Quanto ao plantel senior, e falando apenas dos jogos e não dos treinos, estou convencido que fica mais barato jogar na senhora da hora do que ter um campo proprio.
    Mas depois da enchente de ontem, passei a considerar que aquele campo não serve para jogos mais importantes, de casa cheia, mas servirá para a esmagadora maioria dos jogos do campeonato.


  15. FCP FOREVER Says:

    Não querendo desmerecer o Aliança da Gandra, penso que a unica dificuldade que o Salgueiros 08 terá, será mesmo o de conseguir meter no campo deles todós os adeptos.

    O CART fez um jogo treino a meio da época em Gandra, por altura da sua folga, e deu-lhes meia duzia.

    Não substimando ao adversário, não me parece que o titulo da 2ª distrital não seja para o Salgueiros 08.

    CART SEMPRE!!


  16. Ruitx Says:

    Caros salgueiristas
    Pessoalmente tambem axo que o principal problema vai ser o campo do Gandra.Já não vou lá há cerca de 4 ou 5 anos, altura que o Gandra deixou de jogar com o CART, até porque estiveram sem futebol senior durante alguns anos.
    Para term uma ideia do que irão encontrar, posso informar que o campo do Gandra é muito parecido com o do S.Romão tanto em tamanho como em condições á volta do campo.
    O campo fica praticamente á face da estrada nacional que vai para Paredes, logo a seguir ao desvio para Recarei e entrada para a auto estrada de Vila Real.O campo é de dificil acesso e muito dificil estacionamento, já que fica ao cimo de uma rua estreita e ingreme.
    Posso ainda acrescentar que os varios jogos que lá assisti do CART a média de adeptos do Gandra que assistiam aos jogos seriam de 50 a 70.Mas aconselho a quem vai ver o jogo a ir cedo, porque as condições são absolutamente insuficientes para um jogo destes.
    Abraço


  17. JJOO Says:

    O que diz na AFP é o seguinte:

    Sorteio da fase final:
    1ªmão 1º classificado série 02 x 1º classificado série 01
    2ªmão 1º classificado série 01 x 1º classificado série 02

    Assim, a não ser que haja alguma alteração, o Salgueiros joga fora o 1º jogo, ao contrário do que se diz acima.


  18. Paulo_74 Says:

    Pelo que sei o Salgueiros 08 pediu a alteraçao da ordem dos jogos..


  19. Anónimo Says:

    Pediu a alteração? Mas porquê? Acho isso completamente absurdo!
    Provavelmente a 2ª mão vai ser o jogo da decisão do titulo, quantos salgueiristas não irão querer ver esse jogo? O campo da senhora da hora já seria pequeno agora imagine-se o do Gandra. Isto não faz sentido nenhum, para além do mais jogar 1º fora é sempre melhor. E fazer a festa em casa sabe sempre melhor.
    Espero sinceramente que esta informação não esteja correcta, porque se estiver para mim não tem qualquer lógica. E se assim for gostava de ouvir alguma explicação da direcção para o facto.


  20. Paulo_74 Says:

    A mim foi o que me disseram onde trabalho tava a falar disso de no site da AFP vir uma ordem dos jogos e o pessoal dizer outra,se é verdade ou nao ,na sei


  21. Anónimo Says:

    Esperemos pela confirmação oficial então, talvez o Luis possa tentar apurar junto da direcção ;)


  22. lfg Says:

    27 de Abril de 2009 22:41
    lfg disse...
    17/05 em casa
    24/05 fora

    Já confirmei mal perguntaram.

    De resto recomendo alguma tranquilidade... Ainda falta bastante tempo para o jogo...

    Aliás tive agora uma ideia... se não houver mudança de campo o Porto Canal vai lá fazer a transmissão televisiva, pomos um écran gigante nos Aliados e vemos todos lá o jogo.
    Depois até já estamos no local da festa e tudo ;)


  23. Suevo Says:

    Ver na televisão não chega.

    Os socios do 08 querem ter acesso ao jogo, ainda por cima somos só 250 por isso cabemos lá todos :D


  24. Anónimo Says:

    Luis, mas porque é que mudaram a ordem dos jogos sabes? Eu não consigo compreender qual é a vantagem, só vejo desvantagens aliás.
    Essa do ecrã gigante era boa, é falar com o Porto canal :)


  25. AS-SUB40 Says:

    Se essa ideia for para ir adiante, porque não colocar no terreno de Vidal Pinheiro? Colocavam o écran na antiga bancada onde a ALMA costumava ficar...


  26. André Says:

    a do ecra e ma ideia,visto k fica tudo ca e ninguem vai la apoiar o nosso clube


  27. lfg Says:

    so para esclarecer para não ser mal entendido, a proposta era algo irónica... obviamente que não tem viabilidade de execução.


  28. André Says:

    luis tenta por hje os videos da reportagem da porto canal sff...bgdo


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS