Centenário do Salgueiros entre a nostalgia e a esperança no futuro
in JN 08/12/11
Link



O Salgueiros assinalou, esta quinta-feira, o seu 100.º aniversário com muita alma, saudosismo e alguma nostalgia, mas com a convicção de que, depois de ter batido no fundo, o futuro só pode ser melhor.
Carlos Abreu, histórico presidente e actual elemento da Comissão Administrativa do clube, defendeu à Agência Lusa que "o corpo do Salgueiros já saiu dos cuidados intensivos, embora continue em convalescença, e a alma está pujante e vital".
"É um feito notável o Salgueiros chegar aos 100 anos, dadas as actuais circunstâncias e a crise que viveu a partir de determinado momento da sua história", referiu Carlos Abreu, à margem das comemorações do centenário.
Os pontos altos das comemorações do centenário do popular clube de Paranhos centraram-se no jogo de futebol com o Vilarinho, num torneio de pólo aquático e na clássica Volta a Paranhos, em atletismo.
"Termos atingido os 100 anos é a demonstração da nossa força, vitalidade, perseverança e do teimar de um conjunto muito alargado de salgueiristas que se mantiveram fiéis ao clube, que souberam apoiá-lo, estar com ele e o trazer até aqui", referiu.
Para Carlos Abreu, dirigente que levou o Salgueiros à Taça UEFA, na época de 1991/92, o futuro do clube "é risonho, face às capacidades demonstradas na superação das dificuldades".

"Pior do que estamos nunca mais vamos estar e prevejo que, devagarinho, passo a passo, vamos cimentar a nossa caminhada rumo a um Salgueiros idêntico ao que foi no passado", defendeu Carlos Abreu.
Impedido de continuar a competir, devido às dívidas ao Fisco e Segurança Social, o clube ressurgiu num "corpo clonado" sob o nome de Salgueiros 08 no escalão mais baixo da Associação de Futebol do Porto.
"O Salgueiros 08 é um apêndice do Salgueiros e está no bom caminho para realizar o sonho de regressar aos Nacionais. Não depende só de nós, mas também dos nossos adversários, mas penso que temos equipa e força para conseguir esse objectivo", disse.
O futebolista Albertino, que apesar dos seus 40 anos e cabelo grisalho ainda veste a camisola do clube, recorda com "alguma nostalgia o Salgueiros de há 20 anos, que nada tem a ver com o de hoje".
"O nosso intuito é regressar o mais rápido possível aos Nacionais", confidenciou Albertino, acrescentando que "a alma do Salgueiros está a renascer, depois de ter estado nas cinzas, e está no bom caminho".

Os indefectíveis apoiantes do Salgueiros constituem a verdadeira alma do clube de Paranhos, que acompanham para todo o lado, dado que o Salgueiros vive com a "casa às costas", e a falta de um recinto de jogo próprio é a sua principal mágoa.
Para o adepto Carlos Vasconcelos, que assistiu ao jogo com o Vilarinho no emprestado estádio do Padroense, "a diferença para o Salgueiros de Vidal Pinheiro é brutal e não tem comparação".
"Sinto muita nostalgia desses tempos. Nasci em Paranhos e faz muita falta o campo de Vidal Pinheiro (que foi demolido para dar lugar a uma estação de metro)", referiu Carlos Vasconcelos.
Para Humberto Costa, que sempre que pode assiste aos jogos, saudade e nostalgia são sentimentos que se cruzam quando fala do Salgueiros, que considera um clube que tem ainda muita a dar.
"Acho que a alma está com mais força, mais vida, e com estes 100 anos vai ainda melhorar. O Salgueiros está forte em muitas modalidades e o regresso aos Nacionais seria a melhor prenda para os associados".

Para a história do jogo com o Vilarinho, da Divisão de Honra da AF Porto, fica a vitória do Salgueiros, por 1-0, e a constituição da equipa de Paranhos: Ivo, Joel, Monteiro, Vítor Fróis, Moreira, José Augusto, Pinheiro, Orriça, Agi, Pedrinho e Quim Ferraz.
No banco dos suplentes do emprestado Estádio do Padroense, ao lado do treinador José Manuel Teixeira, sentaram-se Bura, Correia, Cambey, Luís, Tostes e Albertino.



Etiquetas: edit post
2 Respostas
  1. Latz Says:

    Parabéns Salgueiros!


  2. Magalhães Says:

    Para os senhores que diziam que o Salgueiros tinha acabado, hoje tivemos a resposta; talvez três mil pessoas a assistir a um jogo do Distrital.`
    Caros senhores do Norte; não se esqueçam qu enquanto existir Salgueiristas o nome Salgueiros é IMORTAL.
    Orgulho em ser desta familia!!!!


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS