A renascer das cinzas
in O Jogo 23/11/11, Hugo Monteiro
Link


Corre de feição a vida ao Salgueiros 08, que no passado fim-de-semana se isolou na liderança da Divisão de Honra da AF Porto. O mesmo é dizer que o clube vai no caminho certo rumo ao objectivo que delineou por ocasião da fundação: subir o mais rápido possível aos campeonatos nacionais e, depois, passar à segunda fase do plano: o regresso da alma salgueirista às provas profissionais.

É como que o renascer de um histórico do futebol português, o Sport Comércio e Salgueiros, que terminou com o futebol sénior após a temporada 2004/05, onde, fruto das dívidas que enfrentava, estava já mergulhado na II Divisão B. Com outro nome, mas o mesmo sangue, o Salgueiros 08 começou do fundo e, apesar de nem estádio próprio ter, vai remando, e bem, contra a maré. "Andamos com a casa às costas. Não temos nenhum complexo desportivo, o que nos leva a ter despesas acrescidas", começa por dizer o vice-presidente Vítor Barros. O estádio do Padroense é a casa emprestada; do Vidal Pinheiro apenas restam as ruínas da bancada, além do sintético ao lado, onde, por se tratar de uma sessão de recuperação, a equipa treinou ontem. Mas, dificuldades à parte, entusiasmo é coisa que não falta nesta nova versão do Salgueiros. "Entre 1500 e 2000 pessoas acompanham o clube todas as semanas", conta o dirigente, explicando que o cenário até entusiasma os adversários. "Qualquer equipa está muito motivada contra nós", conta. Um problema acrescido que o treinador José Manuel Teixeira, que chegou ao clube na época passada, tem resolvido bem. "Não me surpreende o primeiro lugar", revela, partilhando com O JOGO que tem como sonho "levar o clube aos campeonatos profissionais". Foi essa meta que o levou a voltar à carreira de treinador, "algo que não estava nos pensamentos" antes de receber o convite e depois de ter passado pela administração da SAD do Leixões. De resto, até acredita que o mais difícil será "tirar o clube do futebol distrital". "Há cinco ou seis equipas que se reforçaram tendo em vista a subida", sublinha.

O plantel, esse, é preparado seguindo um critério que engloba três vertentes: "cinco ou seis jogadores saídos da formação; jogadores com experiência e que sejam uma mais-valia e referências do clube", detalha Vítor Barros. E é com este modelo que o Salgueiros 08 pretende subir na actual temporada, o que até teria um significado muito especial: no próximo dia 8 de Dezembro, o Salgueiros, aquele que nos habituamos a ver nos grandes palcos, e que utiliza Sport Comércio na designação, completa 100 anos de história. Haverá comemorações, mas a subida será a melhor prenda.

Pinheiro não resistiu a esta tentação
Há um ano, Pinheiro fazia parte do plantel do Feirense que viria a alcançar a subida à I Liga. Pela cabeça passou-lhe a ideia de terminar a carreira, mas, aos 34 anos, não resistiu ao convite para alinhar no Salgueiros 08. "Tive propostas, mas nesta fase decidi dar mais apoio à família. O futebol está mal financeiramente e estive quase para abandonar. Jogo por prazer", afirmou. Pinheiro é mesmo o melhor marcador da equipa no campeonato, com quatro golos marcados, dois na última jornada. Garante que há "jogadores de qualidade" na prova, que necessitam, todavia, de "mudar a mentalidade competitiva". No percurso, tem passagens pelo escalão maior, sendo um dos elementos com rodagem noutros patamares que se uniram a esta causa. Albertino, lateral que, entre outros passou pelo Marítimo, emblema que o avançado Quim também representou, ou até Paulo Gomes e Vítor Fróis, que já alinharam na Liga Orangina, são outros bons exemplos da experiência que o Salgueiros 08 reuniu no plantel.












Etiquetas: edit post
3 Respostas
  1. almafanatica Says:

    Ainda existe Alma Salgueirista?


  2. Magalhães Says:

    A ALMA Salgueirista existirá sempre que existir Salgueiristas.
    Na nossa história tivemos momentos de imenso sofrimento, mas sempre, mesmo sempre conseguimos sobreviver.
    Assim, a ALMA Salgueirista não se explica, sente-se e esse sentimento está dentro dos Salgueiristas.
    Sport Comércio e Salgueiros Sempre


  3. ‎"Unidos venceremos, Divididos cairemos"

    Bob Marley


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS