Guerra do bingo nas traseiras da Câmara do Porto deixa Batalha fora de jogo
in Jornal de Negócios 16/11/11, Rui Neves
Link

Saviotti ganha concessão com a sala do Salgueiros, que queria fazer bingo no Cinema Batalha.

"Vai no Batalha", que no Porto significa "é mentira, deixa lá isso", é uma expressão popular tripeira que está ligada à histórica sala de cinema com o mesmo nome, situada numa das mais emblemáticas praças da cidade Invicta. Depois de ter investido, na requalificação deste imóvel, um dos cinco milhões de euros cedidos pelo grupo Amorim, após o célebre acordo do Plano das Antas, o "Gabinete Comércio Vivo" (parceria entre a Associação de Comerciantes e a Câmara do Porto) reabriu o Cinema Batalha em 2006, mas acabou por entregar as chaves ao senhorio no final do ano passado. Desde então, o edifício encontra-se encerrado. Inaugurado em 1947 e descendente do antigo Salão High-Life, que data de 1908, o Batalha foi entretanto chamado a entrar no combate pelo jogo do bingo no Porto.
"Além da actual sala que exploramos no Trindade, temos um contrato de arrendamento com o mesmo proprietário do Cinema Batalha para aqui explorar uma sala de bingo", revelou, anteontem à noite, ao Negócios Carlos Abreu, presidente do Salgueiros, clube que já andou nas competições europeias de futebol e agora milita nos distritais. Mas, tal como acontece no futebol e em muitos outros campos, a verdade de anteontem nem sempre sobrevive ao dia seguinte. "Ganhámos a concessão do bingo do Brasília com a actual sala do Salgueiros, sendo que perdemos esta concessão à qual tínhamos associado, neste concurso, o Cinema Batalha", contou ontem ao Negócios o mesmo responsável. Ou seja, a confirmar-se este jogo espacial, a expressão "vai no Batalha" poderá ganhar desta vez forma em casa própria.
Acontece que a Lisbingo, empresa do grupo Saviotti que ganhou a concessão que era detida pelo Sport Comércio e Salgueiros, associou a este negócio a mesma sala, instalada no antigo Cinema Trindade (nas traseiras da Câmara do Porto), que tem como arrendatário o Salgueiros 08, entidade que sucedeu ao Sport Comércio. "A Lisbingo não podia ter concorrido com uma sala que nos está arrendada", garantiu Carlos Abreu. "A secretária de Estado do Turismo, com quem nos reunimos [anteontem] , também reconheceu esse problema. É que houve concorrentes que surgiram no concurso com a mesma sala", confidenciou Francisco Figueiredo, coordenado do Sindicato de Hotelaria do Norte. E agora? "A sala é nossa. Não sei como a Lisbingo vai ‘descalçar esta bota’", atirou o presidente do Salgueiros. O Negócios tentou contactar o grupo Saviotti, que também ganhou a concessão do ainda portuense bingo Olímpia, mas nenhum responsável deste universo empresarial, que explora duas salas de bingo em Lisboa, se mostrou disponível para prestar esclarecimentos.
Voltemos à praça da Batalha: o antigo cinema Águia D’Ouro, "colado" ao Cinema Batalha, foi adquirido nos anos 80 pela Solverde, que pretendia abrir aqui um bingo. Mas o projecto acabou por cair e o imóvel continuou ao abandono, até que foi comprado pelo grupo Endutex, que o transformou num hotel da marca B&B, que abriu há um mês.
Etiquetas: edit post
18 Respostas
  1. lfg Says:

    ou seja... ainda muita água vai correr por debaixo da ponte até algo ser definitivo.


  2. lfg Says:

    "Ganhámos a concessão do bingo do Brasília com a actual sala do Salgueiros" é a frase fulcral. se ganhamos, ganhamos...


  3. Adriano Says:

    Isto vai para aqui uma salgalhada... confesso que sou um pouco ignorante nesta matéria. O que eu entendo existe arrendamento de espaço físico e concessão de espaços. O salgueiros tem concessão ganha do bingo do Brasília e inquilino do espaço físico onde se encontra o bingo (trindade). alguém explica-me esta confusão em miúdos!!!


  4. Reforço a tónica que lfg dá à frase que citou no seu post. Segundo Carlos Abreu, o clube ganhou concessão para o actual bingo e para o do Brasília, perdendo, aparentemente, a possibilidade de explorar o ex-Cinema Batalha. De 3 salas possíveis ficam apenas 2.

    O que, pessoalmente, não compreendi ainda é a relação entre o(s) clube(s) e a Pauta de Flores. Contudo, não estive presente nas últimas 2 assembleias gerais, onde, eventualmente, esta questão foi abordada...


  5. lfg Says:

    Não foi abordada a questão.
    E não compreendeu porque não é de compreensão fácil... também não compreendo porque a constituição da Pauta de Flores, segundo o Ministério da Justiça http://publicacoes.mj.pt/Pesquisa.aspx é:
    QUOTA : 450.000,00 Euros
    TITULAR: PROMORA - ACTIVIDADES TURISTICAS, PROMOÇÃO E GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS S.A.
    QUOTA : 50.000,00 Euros
    TITULAR: ANTONIO JORGE MOREIRA DE PINHO

    Talvez o SCS08 tenha quota na Promora.

    Mas as palavras do Presidente do SCS08 são inequívocas. "Ganhámos a concessão do bingo do Brasília com a actual sala do Salgueiros"


  6. Paulo_74 Says:

    Sócio 426 / 140 o que o Carlos Abreu diz é que ganhamos a concessão do Bingo do Brasila, com a actual sala, ou seja o bingo do Brasilia passa para a Trindade já que é o Salgueiros08 ou a Pauta de Flores é que tem o espaço arrendado.

    O Bingo do Salgueiros que foi entregue ao grupo Saviotti tem que arranjar outro espaço dentro da cidade, porque embora tenha ganho a concessão o espaço esta arrendado ao Salgueiros08/Pauta de Flores.

    O que estava em jogo eram só as licenças e não os espaços.


  7. Este comentário foi removido pelo autor.

  8. Obrigado pela explicação, Paulo_74. Espaços são uma coisa; licenças são outra coisa. Mas, independentemente disso, acho que a questão a esclarecer é mesmo a relação com a Pauta de Flores, em particular com o detentor da maior quota, a Promora. Segundo o link que lfg colocou, o único nome dos órgãos sociais da Promora que reconheço é o do administrador único, Almerindo Correia, uma antigo credor do clube. Suponho, assim, que haja uma ligação entre Almerindo Correia/Promora/Pauta de Flores e o(s) Salgueiros. Até 2008 (salvo erro) esse senhor constava como credor do clube no relatório & contas, mas a partir de 2009 desapareceu dessa lista.


  9. Paulo_74 Says:

    Em 2009 o nome do Almerindo desapareceu da lista porque o dinheiro que recebemos do Metro do Porto pela venda de V.Pinheiro serviu para pagar o que se devia ao homem.

    Quanto a relação Promora/Pauta de Flores/Salgueiros 08, isso já não sei, temos que esperar por uma A.G para ver se isso é explicado.


  10. Suevo Says:

    Quando interpelei os responsaveis na ultima AG, pelo menos para mim ficou claro que, ainda que de forma não oficial, o clube tinha apresentado "duas" candidaturas, pelos vistos uma delas seria a tal "pauta de flores".


  11. Sabemos, porque é público, que o Administrador da Promora é o Sr. Almerindo, quanto ao resto...


  12. Magalhães Says:

    Quando vejo certos comentários no Blog, facilmente se conclui o porquê da nossa situação, já nem falo dos ENCAPUZADOS que não são homens para se mostrarem, e usam certas siglas para denegrirem a imagem dos clubes.
    Será que alguém ainda acredita que o nome Salgueiros irá ficar com Licença de exploração Comercial do jogo BIngo???
    Será que alguém acredita que a empresa Pauta-Flores do qual o Sr Almerindo Benfeitor do Salgueiros é socio maioritário juntamente com o seu sobrinho tem algo a ver com o nome Salgueiros???
    O Sr. Abreu é presidente do clube desde 2004; aonde PARAM OS MILHÕES que são OFICIALMENTE publicados pelas Finanças portuguesas Anualmente sobre o Bingo Salgueiros??? Em 2010 foram mais de 9 milhões, qual foi a parte que ficou para o SCS????
    Enfim, fico triste com esta nossa inoperância e esta miudazem que por vezes faz comentários sem ter coragem para mostar a Face; é o mais puro acto de cobardia para um clube que neste momento precisa de Homens com H grande.
    O meu nome é Fernando Magalhães, e sou daqueles que estou disponivel para ajudar o clube gratuitamente, bem como falar com aqueles que não são homens para dar a face.


  13. Red Star Says:

    ninguem que ta aqui a falar ta a dar a cara, são tudo nomes.

    e alguem lacaio do dono do salgueiros é que andou durante tempos com varios nicks aqui, agora só lhe resta a guerra cibernetica como resposta!

    você apoia esses lacaios do dono do Salgueiros é outro como eles!

    Alias a internet é o anonimato desde sempre, e so digo quem sou a quem me interessa, assim como a direção e seus lacaios tambem oculta muita coisa do resto dos adeptos.


  14. lfg Says:

    Magalhães não leve a mal a nota... mas é verdade é que o Duarte Lima deu ontem aqui a cara e lixou-se, foi dentro. assim entende-se que toda a gente queira manter o anonimato.

    Mais a sério:
    Como diz o Paulo "Quanto a relação Promora/Pauta de Flores/Salgueiros 08, isso já não sei, temos que esperar por uma A.G para ver se isso é explicado.".

    Portanto sentamo-nos à espera dessa AG. Pode ser que o SCS08 não tendo participação formal, tenha participação informal.
    Ou quiçá ser mesmo accionista da Pomora S.A. e assim hipoteticamente até ficar com quota em 3 ou 4 Bingos.
    Desde os 35 anos que fiquei sonhador.

    Quanto aos comentadores de múltiplos nomes bastará um dia publicar os Nicks usados por cada IP e fica tudo claro e o problema desaparecerá.

    Agora importante, importante, mesmo importante, é ganhar ao Custóias.... porque sendo Portugal, Portugal, é provável que isto do bingo ainda passe por uma ou várias das seguintes:
    - negociação e redistribuição das licenças/salas
    - novo concurso
    - processos em tribunal para impugnar as decisões tomadas

    tudo demorará tempo.

    Saudações salgueiristas
    Luís Gomes


  15. Red Star Says:

    lfg falou e muito bem, se alguem desse a cara e disse-se quem era, os lacaios do dono do Salgueiros promoviam logo um bota a baixo na sede privada deles, e essa pessoa era logo "alvo abater" no clube, so por ter opinião contrario ao dono, e aos seus lacaios...


  16. Red Star Says:

    em 1921 houve diversas divergências nos adeptos do clube, que na altura foi resolvido com uma grande almoçarada em campanha!

    Proponho que as divergências sejam sanadas com uma almoçarada no Zé da Loja que foi um sitio em que nunca houve tratamento de salgueiristas de 1ª e Salgueristas de 2ª


  17. Magalhães Says:

    O Encapuzado Face Oculta, para além de não seres homem para te identificares, também não sabes ler, tenho pena, mas como também dou aulas, desde já estou disponivel para te ajudar.
    Se arranjares alguém que te lei-a o meu último comentário, verás como eu gosto do "nosso dono"!!!! (Sr. Abreu)
    Só que eu dou a Cara, vou á Sede Social, á Sede Administrativa, ás Assembleias, etc, etc, isto é o que faz um homem Honesto; assume o que diz e pensa.
    O lfg não precisa de publicar os Nicks, pela escrita já todos sabemos quem são, e é por isso que no próximo domingo vou PESSOALMENTE falar com alguns destes corajosos. E por aqui acabam os comentários com os Cibernautas.


  18. Red Star Says:

    Eu sou um homem não identificável, que promovo o terrorismo cibernético anti-direcção, e desde já conto com vários lacaios( Salgueiristas de 2ªcategoria, não sócios)espalhados por vários, cybercafés da cidade, que tem por objectivo fomentar a guerra cibernética contra aqueles que pagam cotas e sustentam os destruidores do Sport Comercio e Salgueiros.


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS