Aberto concurso para bingos Brasília, Olyimpia e do Salgueiros
in JN 15/04/11
Link

O Turismo de Portugal lançou, hoje, sexta-feira, os concursos públicos para a concessão dos bingos Olympia e Brasília, no Porto, encerrados no final do ano passado, com cerca de uma centena de trabalhadores em luta desde essa altura. Também foi aberto idêntico procedimento para o bingo do Salgueiros.

Os concursos, publicados em Diário da República, estipulam um prazo de concessão de 10 anos, estabelecendo com preço-base a pagar pelos concorrentes uma quantia de 50 mil euros. Os interessados têm 60 dias para apresentarem propostas.

Os bingos Olympia e Brasília fecharam portas a 1 de Janeiro, mas os cerca de 100 funcionários não receberam nota de despedimento, pelo que desde essa altura têm multiplicado as acções de protesto, exigindo uma solução para aqueles espaços.
Etiquetas: edit post
16 Respostas
  1. G Says:

    Alguem me sabe dizer qual o programa para os festejos do centenário do Sport Comércio e Salgueiros?


  2. Jorge Viana Says:

    Viva.
    Sobre o post anterior aprecio o comentário do Luís Gomes, não emito opinião sobre assuntos do balneário do 08 porque não é o meu clube.
    Contudo lamento que atletas com 11 e 10 anos de formação SCS ouçam um incentivo desses dirigido a um colega de equipa no balneário do clube que representam.

    Agora esta notícia de hoje é mais que esperada.

    Preocupante a defesa feita por alguns sócios ou simpatizantes do SCS que é preferível estar como está visto não haver alternativas visíveis e têm medo de um vazio directivo.

    Somos um clube democrático e não temos que ciclicamente fazer revoluções.
    Compete aos incompetentes e incapazes que de forma ilegítima gerem os destinos do clube abrir período eleitoral para aí sim averiguar se existem alternativas ou legitimam o seu mandato.
    E este procedimento deveria já ter sido feito este ano e no mínimo mais 5 vezes nos anos anteriores.

    E agora com 60 dias pela frente como vão proceder?
    Não deveriam ser os sócios a emanar em AG poderes para se constituir uma sociedade comercial para gerir os destinos do bingo do clube?
    Ou vai de novo ser apresentada papa feita, com um discurso monocórdico de vitimização e que nada se podia fazer.

    E o bingo irá parar ás mãos do credor vitalício, que levará o que falta levar e ainda ficará credor do restos dos despojos? Claro que sim!

    Abram as mentes e sobretudo os olhos e deixem a cegueira provocada pela bola a rolar , até esta para por inércia senão for empurrada.

    Jorge Viana


  3. Jorge Viana Says:

    G

    O Centenário é a 8/12/2011.

    Será que existe clube nessa altura?


  4. Magalhães Says:

    É agora ou NUNCA

    Ou é agora que se renova a lICENÇA do BINGO ou iremos ficar reduzidos a um clube de Bairro.
    Estes próximos 60 Dias são demasiados importantes para o clube.
    Chegou a Hora de informar os sócios, chegou a hora de agendar a AG, chegou a hora de Toda a Verdade, deixemos de suposições e passemos á Acção.
    Faço aqui um apelo ás Forças Vivas do clube para
    defenderem este nome Centenário, eu, homem de nome Fernando Manuel Ribeiro Magalhães desde já e Publicamente afirmo que estou DISPONIVEL para ajudar estas Forças Vivas a Salvar o clube.
    Aguardo serenamente os próximos dias, esperando dos mais prestigiados Salgueiristas a solução para a Licença do bingo, sendo que mais uma vez aqui afirmo a minha total DISPONIBILIDADE.

    Fernando Magalhães
    Parte de uma familia Salgueirista com cinco Gerações de ALMA


  5. PMS Says:

    O que vai ser feito nos proximos 60 dias ja se sabe, acontecera uma proposta do SCS 08 para a licença do bingo, passando de um clube para o outro (se correr como falaram)
    Portanto, de uma forma ou outra, o ultimo prego no SCS esta a ser pregado.

    PS: Não sei ate que ponto uma sociedade criada agora teria algumas hipoteses de ganhar o concurso, teria que ter um bom capital por tras para que tal acontecesse, ja tinha de ter sido algo planeado (devia ter sido), tenho muitas duvidas que se conseguisse agora em 60 dias.


  6. O bingo é/será uma boa solução para o clube, mas desde que os termos da relação se alterem. Pese embora o bom desempenho do bingo desde a primeira comissão administrativa a seguir a Linhares até hoje (pelo menos, pelo que consta nos relatórios anuais e de acordo com os comentários nas assembleias), muitas vezes fico com a impressão de que é mais a administração do Salgueiros a servir o bingo do que o contrário. O clube teve uma licença de bingo com o objectivo de aumentar o seu volume de receitas de modo a facilitar o cumprimento da sua missão: prática e competição desportiva. Acontece que, nos últimos anos - certamente em virtude do forte défice -, parecem ser mais os dirigentes do clube a ajudar à recuperação do bingo do que o contrário. Relatório anual após relatório anual a receita do bingo que tecnicamente reverte para o clube é utilizada para abater à dívida do que para investimentos no clube, a não ser que o Salgueiros 08 seja considerado um investimento e o bingo tenha uma compartição efectiva no mesmo (eventualmente o crédito do Sport Comércio cedido ao 08, reportado no último relatório). Eu sou todo a favor da reaquisição da licença, mas desde que se demonstre que esta representa um activo efectivo para o clube e não o contrário. Até ao momento só se fala em o bingo vir a servir, ou voltar a servir, as actividades do clube daqui a um futuro muito indefinitivo...


  7. PMS Says:

    O Bingo não representa um activo efectivo do clube, o bingo é O ACTIVO do clube, é o unico capaz de gerar receitas e a unica luz ao fundo do tunel.
    É certo que estando na tutela do Sport Comercio a sua principal função é abater dividas, isto tera que ser sempre assim pois os credires terão sempre prioridade sobre os lucros do bingo, eu estranho é a divida pouco ou nada se abater.
    De qualquer forma, se deixarmos de ter o bingo, o Salgueiros acaba, pelo menos da forma como o conhecemos ate então.


  8. O bingo já vem ajudando - aparentemente - a abater as dívidas desde, grosso modo, Dezembro de 2004, quando a comissão administrativa de Jorge Viana tomou posse e começou a restruturação do mesmo. Passaram-se, entretanto, cinco anos e meio. A minha questão é esta: mesmo que o bingo ajude, de facto, a abater a dívida, quantos anos terão de passar para que isso aconteça completamente? Por outro lado, se analisarmos bem, não é verdade que o Sport Comércio tem vivido, ou conseguido viver, sem a contribuição do bingo? Segundo as contas, têm valido, sobretudo, as quotizações dos sócios e outras receitas ligadas às modalidades. Isto prova que o Sport Comércio consegue subsistir sem o bingo. O problema é que subsiste apenas, na melhor das hipóteses, no figurino actual, ou seja, sem uma equipa sénior a competir com esse nome, por causa dos impedimentos que ainda vigoram. Daqui resulta que: 1) ou esses impedimentos (a par com outras dívidas) prescrevem (não faço ideia se/quando isso pode acontecer) e o Sport Comércio pode, de alguma maneira, possa ter uma equipa sénior e entrar nalguma normalidade; 2) ou o Sport Comércio, com o passar do tempo, atinge um ponto tão minimal, por não conseguir ter receitas, e, portanto, tenha de fechar as suas diversas secções, ao ponto de ter apenas existência nominal. Pode também suceder que haja credores a pedir a insolvência do clube e essa seja decretada por um tribunal, como sucedeu recentemente com o Estrela da Amadora, por exemplo. Seria um fim muito inglório, reconheço.


  9. LMM Says:

    ...e se for o SCS_08 a ficar detentor do bingo? Alguém sabe se está a ser equacionada essa questão?

    E o que aconteceria ao Sport Comércio e Salgueiros a partir daí? Continuaria a tentar-se(?) fazer a fusão de dois clubes?

    No meio de todas estas transferências, só há duas coisa que não tem sido possível transferir: o caracter e a razão que leva cada um de nós a ser salgueirista (SCS)!

    Luis Mota
    SCS: 126 / SCS_08: 42


  10. Se é verdade que só entidades que não têm dívidas ao Estado podem candidatar-se à licença, o Sport Comércio está necessariamente fora dessa corrida. Se o 08 ficar com a licença, essa ficará nas mãos dos sócios do 08 e respectivos órgãos sociais. Já em relação à fusão, acho que é preciso perceber o que está em causa. Se bem vou percebendo pelas discussões neste blogue, o principal (não invalida que haja outros) desejo de fusão prende-se com voltar a ter a equipa sénior a jogar com o nome original... ou estarei errado? Para isso é preciso que a questão dos impedimentos se resolva, não é?


  11. TR13 Says:

    Se aconteceer o salgueiros perder o bingo e o 08 nao conseguir ter o mesmo bingo dessa forma torna-se impensavel pagar qualquer tipo de dividas do salgueiros. De igual forma penso qe ganhando o 08 a concesao ficara este a passar (penso eu) a ser o pai do velhinho salgueiros qe todos gostamos. Quanto ao futebol e importante comecar a pensar atacar o nacional no ano qe vem com jogadores DE SUOR E QUALIDADE pois a camisola do salgueiros nao pode ser mais peqena qe o ego de qualquer jogador! e importante conquistar a enorme massa adepta do salgueiros de novo !!!


  12. lfg Says:

    "LMM
    16 de Abril de 2011 16:32
    ...e se for o SCS_08 a ficar detentor do bingo? Alguém sabe se está a ser equacionada essa questão?"

    Caro Luí,

    Claro que foi equacionada. ANTES da saída do decreto lei a regulamentar os novos concursos foi esse o caminho apontado na última AG (de 2010) sendo dado como ABSOLUTAMENTE impossível concorrer com o Sport Comércio. Daí terem transitado vários escalões e modalidades para o 08, para a tentativa de este adquirir utilidade pública concorrer à licença.

    Entretanto pode dizer-se que tudo mudou... e até sociedades comerciais podem concorrer nas mesmas condições fiscais que os clubes o que não acontecia anteriormente. Tornou-se obviamente um negócio muito atractivo, principalmente uma sala como a do Salgueiros com um movimento enorme, ainda mais acrescido desde que fecharam as outras duas salas do Porto.

    Quanto à sobrevivência do(s) Salgueiros sem Bingo é simples. Tudo pode sobreviver excepto o futebol sénior a um nível competitivo superior aos campeonatos distritais.

    Luís Gomes


  13. Este comentário foi removido pelo autor.

  14. O último parágrafo do Luís sintetiza o que quis dizer acima :-)


  15. LMM Says:

    De Luis para Luis,

    Obrigado pela informação. Realmente dos últimos anos, a AG do ano passado foi a única que não pude estar presente, não sabendo por isso sobre esta hipótese/realidade.

    No entanto, o que me parece é que todas estas transferências e tentativas apenas são cuidados paliativos, ministrados por tabelas de Excel, e assentes numa constante incerteza de viabilidade/continuidade.

    Na minha opinião, o que nos está a faltar é um trabalho de base que identifique e potencie quais as mais-valias que o clube terá e que o tornem sustentável e competitivo. Tentarmos moldar o clube pelo paradigma que rege os restantes clubes é atirar definitivamente o Salgueiros para os distritais, ou inclusive à sua extinção.

    O que poderá ajudar o Salgueiros a voltar ser um clube de referência no panorama do desporto nacional, será sempre as qualidades que de forma transversal a sociedade portuguesa nos reconhece e que, sejamos justos, é uma realidade que cada vez nos afastamos mais.

    Sendo assim, coloco sérias duvidas sobre a simplicidade de manter o clube viável, financeira e desportivamente, mesmo que seja para disputar competições de menor dimensão, no futebol ou nas restantes modalidades. Espero bem estar errado.

    Luis Mota
    SCS: 126 / SCS_08: 42


  16. AS-SUB40 Says:

    É uma vergonha esta CA que temos à frente do nosso clube. Nem uma proposta apresentou para concorrer a concessão do Bingo.
    Se queriam entregar "de bandeja" a unica fonte de rendimento do clube ao "eterno credor do clube", não se punham com discursos demagógicos para com os sócios.
    PEÇAM A DEMISSÃO, VIGARISTAS.

    Passados 7 anos, nós os sócios, não aprendemos com os erros do passado. Só nos preocupamos em ver a bola a saltitar.


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS