Estado arrisca fecho de dois bingos e “legaliza” outro que quis encerrar.
in Jornal de Negócios 27/12/10, Rui Neves

Prorrogação à última hora das concessões não garante o Brasília nem o Olímpia e "legaliza" a sala do Salgueiros.

O estado tem um serio problema com o jogo do bingo no Porto. Na próxima sexta-feira terminaram os contratos de concessão das salas do Salgueiros, do Brasília e do Olímpia, sem que tenha sido renovada a licença do clube nem abertos novos concursos para os outros dois bingos. Á ultima hora, a tutela decidiu adiar a solução final. “As concessões vão ser prorrogadas até ao processo legislativo [nova lei do jogo] estar concluído”, adiantou ao Negócios fonte oficial do Ministério da Economia.
Problema sanado? Não. Bingo do Brasília: terminada no final de 2008, a concessão tem sido prorrogada desde então através de despachos do secretario de Estado do Turismo. Mas o que esta agora a ser burilado por Bernardo Trindade poderá não conseguir, desta vez, manter a sala aberta. “Não somos obrigados a continuar a gerir o que é ingerível. Só dá prejuízos. Se querem manter a sala aberta, que fiquem com eles [os trabalhadores] ”, reagiu Jorge Quintas, a um dos accionistas da Sociedade Nortenha de Gestão de bingos (SNGB), empresa que explora esta sala.
Bingo do Olímpia: o contrato de concessão acaba efectivamente na próxima sexta-feira, sem que a (SNGB) nem a concessionaria, a Estoril-Sol, estejam interessadas em manter a operação com o actual quadro contratual. “Nas mesmas condições, nós, não continuamos”, garantiu Quintas. De resto, a sociedade Nortenha fechou os primeiros dez meses do exercício com prejuízos de 72 mil euros no Olímpia e 96 mil euros no Brasília.
“Vêm agora prorrogar a concessão três dias antes do final do contrato! Porque é que não fizeram isso há seis meses?”, questiona o empresário. “Na altura, o secretário de estado prometeu que iria ser aberto concurso. E nós dissemos: ‘Muito bem, veremos quais serão as condições e se podemos concorrer.’ Mas afinal, ainda não há concurso. É inacreditável. É uma situação ridícula. O Estado entrou num estado de incompetência”, indignou-se em recentes declarações ao Negócios.
Já no caso do Bingo do Salgueiros, a prorrogação da concessão abre um novo capitulo num processo recheado de polémica. É que, ao decidir prolongar o contrato, a tutela “legaliza” o funcionamento de uma sala que quis fechar. Foi em Dezembro de 2006 que a Inspecção de Jogos decidiu rescindir o contrato de concessão deste bingo, tendo uma providência cautelar apresentada pelo clube evitado o seu encerramento. A decisão da Inspecção foi então suspensa. Ate hoje. “ E a 1 de Janeiro, a sala continuara a funcionar”, frisou Carlos Abreu, líder do Salgueiros.
“Não sei com que legitimidade e que esta sala estará nessa altura aberta. É que há um contrato que termina dia 31, que foi rescindido pelo Estado”, confidenciou recentemente ao Negócios fonte oficial da Inspecção de Jogos. Mas a tutela entrou no jogo e “legalizou” o bingo do Salgueiros.

Ideias chave
1-TERCEIRA PRORROGAÇÃO DO BINGO DO BRASÍLIA
Terminada a concessão no final de 2008, a sala tem continuado a funcionar graças a sucessivas prorrogações do contrato despachadas pela tutela.

2-TUTELA PRORROGADA
CONCESSÃO DO OLÍMPIA…
O governo decidiu prorrogar a concessão da sala do Olímpia, cujo contrato termina na sexta-feira. Mas a gestora das salas do Olímpia e do Brasília, que empregam 110 pessoas, não pretende continuar a operar.

3-…E “PASSA CARTÃO”
Á SALA DO SALGUEIROS
No final de 2006, a Inspecção de Jogos quis fechar o Bingo do Salgueiros. Uma providencia cautelar deferida peço tribunal manteve até hoje a sala aberta. Na sexta-feira acaba a concessão. Fecha? Não, a tutela decidiu prorrogar o contrato que em tempos quis rescindir.

BINGO DO SALGUEIROS É FORA DA LEI PARA A INSPECÇÃO
A decisão da Inspecção de Jogos de encerrar o bingo do Salgueiros tem quatro anos. Mas a sala manteve-se até hoje aberta. E assim vai continuar para lá do final da concessão, marcado para a próxima sexta-feira. Porque o Governo, na falta da nova lei do jogo e sem a abertura de um novo concurso para o efeito, decidiu prorrogar o contrato do clube.
Etiquetas: edit post
0 Respostas

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS