S.C.S. 08 - 1 x CUSTÓIAS F.C. - 1 : 9.ª Jornada




- 1 - Jorge Matos
- 2 - Albertino (Cap.)
- 3 - Pereira
- 4 - Monteiro
- 5 - Moreira
- 6 - Fábio
- 7 - Pedrinho
- 8 - Formoso
- 9 - Berto
-10- Quim Simões
-11- Correia

Treinador: Renato Assunção


Substituições:

71' Saiu Pereira entrou Gonçalo
80' Saiu Berto entrou Lobo
82' Saiu Correia entrou Rui João



O Salgueiros apresentou-se com algumas novidades no 11 titular. Jogando em 4-3-3, o trio do meio campo, desta vez, foi formado por Fábio, Pedrinho e Formoso. No ataque, Berto era o ponta de lança com o apoio de Quim Simões e Correia nas alas. A defesa mantinha-se inalterada em relação ao último jogo.

E o jogo não podia começar de melhor forma. Aos 2 minutos Berto, ligeiramente descaído pela direita, desmarca Quim Simões, com o nosso nº10 a dominar bem a bola na zona de penalti, rematando de seguida para o fundo da baliza do Custóias. Restava agora saber se este bom começo seria para manter.

E foi. Passados mais 3 minutos, numa jogada pela esquerda, Formoso cruza muito bem para surgir Correia, sobre a direita, a rematar ao poste.

O Salgueiros mostrava-se mais confiante, com um jogo mais fluído, com Quim Simões em destaque, muito mexido no lado esquerdo do ataque, assim como Correia na ala oposta.

Aos 14 minutos, Pedrinho, de regresso à titularidade, combinou bem com Albertino na direita, com o nosso capitão a colocar no nosso nº7. Este desmarcava Quim Simões que tentava o remate de primeira, cruzado mas fraco.

O Custóias teria o primeiro esboço de uma jogada atacante aos 18 minutos, quando numa troca de bola ao primeiro toque, perto da área Salgueirista, permite um remate de primeira, mas muito torto e sem qualquer perigo.

O jogo, de facto, só dava Salgueiros. Os de Custóias mostravam-se agressivos e bastante faltosos mas não intimidavam a nossa equipa.

Aos 19 minutos, Fábio, pela direita, cruza para Quim Simões não conseguir a emenda na zona de penalti. Pouco depois livre do lado esquerdo, com Formoso a colocar na cabeça de Fábio que desvia para Quim Simões, ao 2ºposte, cabecear por cima.

O Salgueiros mantinha um ritmo de jogo acima da média, com um fio de jogo bastante agradável. E, aos 28 minutos, na melhor jogada do desafio, Pedrinho na direita coloca em Quim Simões. Este leva quase até à linha de fundo para cruzar rasteiro para Berto, ao 2ºposte e com a baliza toda para si, rematar por cima. Uma grande perdida a fazer lembrar a velha máxima de que "quem não marca arrisca-se a sofrer".

E muitos dos que estavam no estádio a assistir ao jogo devem ter-se lembrado disso aos 42 minutos quando, no único remate do Custóias à baliza Salgueirista, empataram o jogo. Passe de ruptura por entre a defesa, aparecendo isolado um jogador do Custóias descaído pela direita. O remate foi cruzado, rasteiro e colocado ao 2ºposte, sem hipóteses de defesa.

Chegava o intervalo e assistia-se a algum desânimo nas bancadas, que parecia estender-se aos jogadores Salgueiristas. A injustiça pairava no ar.

No início do 2ºtempo, a reacção Salgueirista foi a melhor. Logo no 2º minuto Correia isola-se mas, já apertado, remata ao lado.

Depois passaríamos por uma fase em que o jogo foi muito disputado a meio campo, com muitas faltas e poucas ou nenhumas oportunidades. O Custóias parecia mais forte do que na 1ªparte mas o Salgueiros ia segurando bem o jogo.

Até que, por volta da meia hora do 2ºtempo, o jogo entraria numa fase de loucos. Bola cá, bola lá, oportunidades de parte a parte, com maior perigo para os de Custóias.

Aos 67 minutos, o Custóias, em boa jogada de combinação pela direita, cruza a bola para a área. Surge um desvio ao 2ºposte a assustar os Salgueiristas, mas ninguém apareceria na área para a emenda final. Um minuto depois, no respectivo canto, um jogador seu aparece ao 2ºposte, liberto de marcação, a rematar forte de pé esquerdo, já perto da linha de golo, mas por cima.

Aos 70 minutos um dos casos do jogo. Um jogador do Custóias isola-se e, quando entrava dentro da área Salgueirista, Pereira trava-o em falta. Ficou a dúvida se a falta teria sido dentro ou fora da área, sendo que o cartão correcto seria o vermelho em qualquer dos casos, mas o árbitro marcaria um livre à entrada da área e mostraria apenas o amarelo. No livre, Jorge Matos fazia uma grande defesa que evitava o 2º golo do Custóias.

O Salgueiros sacudia a pressão e, 2 minutos depois, em boa jogada pela direita, Gonçalo coloca em Correia que mete na área para Quim Simões. O nosso nº10 cai dentro da área, reclamando penalti. O lance deixou dúvidas, embora tenha parecido não existir falta.

O Custóias respondia no minuto seguinte com mais uma jogada perigosa, quando após um cruzamento vindo da esquerda surge um jogador a rematar de cabeça, em boa posição, mas por cima.

Na contra resposta seria Formoso a conduzir a bola pelo centro do terreno e, com algum espaço, a progredir até perto da área. Optou então pelo remate, que sairia perigoso mas por cima.

Aos 77 minutos, penalti para o Custóias. Um jogador isola-se pela esquerda, entra na área e Correia, que o perseguia, toca-o e faz com que este caia. O árbitro não teve dúvidas e assinalou o castigo máximo. Só que Jorge Matos não estava lá para ver jogar e atirou-se com valentia para a sua esquerda, negando o 1-2 com uma brilhante e, quiçá, decisiva intervenção.

Depois de este período intenso no jogo, que fez vibrar as bancadas, assistiriamos a uma fase bastante quezilenta, com muitos "desaguisados", faltas, discussões, e muito pouco futebol. Com cerca de 15 minutos para serem jogados, não se conseguiu ver mais um lance com princípio, meio e fim.

O jogo acabava com um empate que se pode considerar justo. A 1ª parte foi do Salgueiros, onde podíamos ter sentenciado o jogo se tivessemos sido mais certeiros na finalização. No 2ºtempo, apesar do domínio mais acentuado do Custóias e do penalti desperdiçado, nós tivemos também algumas boas jogadas e poderíamos também ter marcado.

De destacar a melhoria a que assistimos no futebol Salgueirista, relativamente aos jogos anteriores. Futebol mais fluído, sem ser necessário o pontapé para a frente, mais objectivos, com mais entreajuda e dinâmica no meio campo. No 2ºtempo houve algum desgaste de um ou outro elemento e as compensações não foram tão bem executadas, mas soubemos mantermo-nos em jogo.

A manter estas melhorias e esta vontade de vencer, muitas alegrias virão nos próximos tempos.

(Crónica por Rui Cabral)
47 Respostas
  1. Boa tarde

    Ontem á noite fui ver o Futsal (ganhamos 3-1) e quando vinha embora passei pelo abandonado terreno onde outrora existia o campo do Lima e pensei!! Era mesmo aqui! Uma bancada com meia dúzia de degraus,um bom sintético e estavamos em nossa casa,por muito humilde que fosse seria sempre a nossa casa.
    Eu sei que não temos dinheiro para mandar cantar um cego mas não custa nada sonhar.

    Cumprimentos Francisco Leite


  2. Dave Says:

    Tem espaço suficiente.. mas de quem sao os terrenos?


  3. sofy Says:

    Santa Casa da Mesericordia e já correu com o estádio do lima há muitos anos.Por ai nem vale a pena penssar.
    Saudações Salgueiristas


  4. Será que não têm misericórdia pelos pobres sem abrigo como é o nosso caso?

    Cumprimentos Francisco Leite


  5. FamilyMan Says:

    Terrenos vendidos a uma imobiliária. A placa está mesmo à vista com pedido de construção de mais um mega condomínio.

    De misericordiosa não tem nada. Querem muitos h€rois a custa dos mais carenciados....


  6. Caros Salgueiristas,

    Estamos todos ansiosos por ter uma casa, pedimos e oramos por terrenos que não são nossos, e esqueçemos de reclamar o que deveriamos ter por direito.
    Então aonde estão os TERRENOS DE ARCA-D´AGUA ????
    Alguém tem coragem de dizer em que nome estão estes terrenos; eu sei quem é, e vocês sabem ???????
    Ou será que esses terrenos irão ser mais uma negociata á antiga????
    Quem tem os terrenos de ARCA-D´AGUA em seu nome se quisesse conseguia fazer o tão desejado Estádio, fazia, era só pedir aos Salgueiristas que lá arranjariamos dinheiro, fosse a pedir, a arrumar carros, etc, estou certinho que conseguiamos.
    Dou um prémio a quem acertar o nome do proprietário dos Terrenos de Arca-D´Agua.
    Vá lá, venham nomes.

    Sport Comércio e Salgueiros Sempre


  7. Anónimo Says:

    isto da tantas voltas que ja nem se sabe de quem sao os terrenos,se do salgueiros se do fisco ou segurança social.ou entao do abreu.


  8. Anónimo Says:

    se sabe diga quem e o dono.pode crer que eu cm muita gente reclamara na proxima assembleia


  9. Anónimo Says:

    ja sei.salgueiros 08


  10. camapaco Says:

    Os terrenos no Lima, são já propriedade da Habiserve, sociedade de construções, que vai construir naquele espaço um zona Habitacional, já que o terreno tal como o de Vidal Pinheiro deixou de ser de interesse público (desporto) e passou para quem tem o poder.


  11. camapaco Says:

    Agora o que não entendo é como esta noticia ao que me parece nunca foi desmentida. Se foi gostava de saber onde posso encontar.:
    Texto do Correio da Manhã de 12-04-2008 de Manuela Teixeira e Tãnia Laranjo


    "Os negócios mais estranhos do clube."

    "No final de 2002 o SALGUEIROS ficou sem estádio e sem dinheiro, depois de ter vendido os terrenos de Vidal Pinheiro à empresa METRO DO PORTO por oito milhões e 750 mil euros. Um negócio iniciado ainda quando NUNO CARDOSO era presidente da Câmara do Porto e fazia parte da administração da Metro, SA. Mais: o autarca surge como sócio de uma imobiliária que em 2006 comprou en hasta pública, por três milhôes de euros, outro terreno doado pala autarquia ao clube de Paranhos e que deveria ser servido para construir o Estádio.

    Foi um negócio com contornos estranhos denunciado pelo ex-vereador da Câmara, Paulo Morais, ao Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) e o caso lá continua. Paulo Morais entregou toda a documentação que demonstrava a inflação dos terrenos em DEZ VEZES MAIS, com base em valores indicativos.

    O interesse da Metro manifestou-se dois anos antes, quando os administradores da empresa- um deles NUNO CARDOSO, se mostraram interessados em fazer uma estação no local. Para o Salgueiros era um bom negócio. Com o dinheiro o clube poderia construir o novo estádio em Arca D´Água, nos terrenos cedidos pela Câmara do Porto em 1977 durante a presidência de FERNANDO GOMES. Na altura CARDOSO era vice- presidente e resposável do Urbanismo.

    Contas feitas, entre 1977 e 2006 o Sport Comércio e Salgueiros, recebeu pouco mais de três milhôes dos quase nove milhões. Os outros quatro milhões foram para o empresário Almerindo Rodrigues, que tinha comprado os mesmos terrenos aos anteriores proprietários por um milhão e 200 mil euros. Este, tinha feito uma doação ao clube, mas ficou credor do mesmo valor: 400 mil para um banco credor do clube e 800 mil para saldar dividas à SEGURANÇA SOCIAL

    CARDOSO ENTROU NO NEGÓCIO

    Nuno Cardoso, ex-presidente da Câmara do Porto e Carlos Abreu, presidente da comissão administrativa do Salgueiros, tornaram-se sócios na sociedade Imobiliária Predial III, que se envolveu na comercialização do terreno que foi cedido pela Câmara ao Clube de Paranhos. Foi comprado em hasta pública pelos sócios de Nuno Cardosom por 3 milhões de euros, depois de o primeiro licitador, que oferecia 15 milhões, ter desaparecido. A venda dos terrenos de Arca D´Agua foi registada a 10 de Janeiro de 2006 na 8ª Vara Civel do Porto.

    Quem licitou os terrenos de Arca d´Agua foi a empresa do presidente da comissão administrativa do Salgueiros, mas um mês antes do negócio se concretizar Carlos Abreu passou AS QUOTAS A OUTRO EMPRESÁRIO, POUCOS DIAS ANTES DE CONSTRUIR UMA NOVA SOCIEDADE IMOBILIÁRIA COM CARDOSO.

    Refira-se ainda que a venda em hasta pública foi contestada pela Liga dos Clubes, que alegava ter uma hipoteca sobre os terrenos no valor de 650 mil €. Alegou não ter sido devidamente avisada da venda judicial mas a irregularidade não foi suficiente para invalidar o negócio."

    O que leram foi uma cópia fiel do artigo do Correio da Manhã comforme o acima indicado.

    Dos Terrenos descritos no texto, todos eles eram APETECIVEIS.

    Linhares foi condenado na Justiça por fuga aos Impostos.

    De momento há situações prescritas e outras a prescrever.

    O SC Salgueiros milita na 2ª divisão Distrital da A F Porto, tendo perdido o nome original do Clube, o campo Engº Vidal Pinheiro e o terreno a que tinha direito para construir o seu Estádio.

    Porquê tudo isto? Tudo isto não é mais revoltante do que o caso Calabote?

    Isto o que é? Furto, Roubo ou Desvios?


  12. Paulo_74 Says:

    "construir o novo estádio em Arca D´Água, nos terrenos cedidos pela Câmara do Porto em 1977 durante a presidência de FERNANDO GOMES."
    1977????????

    Isso dos terrenos já foi falado nas A.G, todos sabemos que estão nas mãos da sociedade do Dr.Carlos Abreu, ele já se explicou e disse o que pretendia dos mesmos, agora se vai fazer o que prometeu isso é outra historia que o tempo vai ditar e a ver vamos quem tem razão, se ele ou os que dizem que ele queria os terrenos e que agora pretende ficar também com o bingo para em seguida se por a andar e deixar o clube a morrer de vez...


  13. Anónimo Says:

    e o mais certo.bazar com todos os lucros dai tirados.uma pessoa ve pelo entresse que ele demonstra pelo clube


  14. PMS Says:

    Que pena ja não estar na universidado onde o Dr. Paulo Morais foi meu professor, senão iria tirar essa conversa a limpo.
    O mais engracado é que na ultima AG, ja ca fora falei com o presidente e perguntei-lhe exatamente em que ponto estavam os terrenos, ele disse-me que continuavam hipotecados e a salvação do clube viria da sua venda.


  15. Anónimo Says:

    se forem vendidos entao ai e que nunca mais temos um campo nosso


  16. PMS Says:

    Mas tb senao forem vendidos nunca mais temos uma equipa nossa, pois somos incapazes de pagar os milhoes de dividas


  17. Anónimo Says:

    a que tem mais dividas do que nos e tao a jogar


  18. PMS Says:

    Verdade, isso é que não consigo perceber.
    Como é que o Boavista (por exemplo) com dividas bem maiores consegue inscrever a sua equipa e competir num campeonato nacional e nos nem nas distritais podemos apresentar uma equipa.
    Não devemos ter amigos em lado nenhum


  19. xicoescuro Says:

    Não se esqueçam de uma coisa,o Boavista por exemplo,cá para mim não deve ter ipotece por muito mais temporadas de aldravar o sistema,mas esta ano eles foram mais inteligentes,inscreveram uma equipa nos distritais.E tambem não se esqueçam quem é o ex.pres.V.Loureiro que tem muitos conhecimentos e deve dar uma maozinha,porque enquanto lá esteve junto com o O.Magalhães fez do Boavista um grande clube com boas instalações.a trinta anos atrás tinham muito menos adptos que o nosso Salgueiros e um campinho.Mas sabem porque aconteceu isso:porque tinham pessoas na direção que serviam o clube,e não o contrario,pessoas na direção que se serviam do clube.Só espero que isso tenha acabado no nosso Salgueiral,porque já os socios e adeptos mais antigos com60/70 anos contam que o SCS,muitas vezes teve direções que se serviram do clube.Eu para já confio nesta direção,até porque pelo menos os que eu conheço bem,V.Barros e P.Rafael sei que são Salgueiristas 100%,quanto ao Pres.Com.Admist acredito que tambem seja SCS,não sei é se a 100%,mas teve a coragem de aceitar o cargo,a que dar valor.Espero que cumpra com o que prometeu quanto aos terrenos,acredito que sim,acredito que ainda a homens de palavra,e tambem acredito que devem andar a fazer todos os possiveis quanto ao bingo.E como eu sou um tripeiro 100% desejo que o Boavista se desenrrasque o melhor possivel,porque não podemos esquecer que o major tambem nos ajudou,o mal foi ter saido a presa da liga.
    Quanto ao meu Salgueiros desejo tudo de bom,devagar e com muita dificuldade havemos de conseguir sobreviver,porque é um clube que muita gente gosta de norte a sul do pais e tambem por milhares de imigrantes.
    Abraço SCS sempre


  20. camapaco Says:

    Eu sei que o Dr. Carlos Abreu em AG "explicou" o que se passava e que o que explicou está lavrado em acta. Porém se por qualquer motivo ao Sagueiros 08 acontecer o que aconteceu ao pai Salgueiros, as garantias são neste momento a palavra do Dr. CA. Não ponho em dúvida a palvra de honra do Dr. Carlos Abreu o que ponho por insuficiência minha é se ainda existe a chamada
    Imobiliária Predial III, que se envolveu na comercialização do terreno que foi cedido pela Câmara ao Clube de Paranhos. Foi comprado em hasta pública pelos sócios de Nuno Cardosom por 3 milhões de euros, depois de o primeiro licitador, que oferecia 15 milhões, ter desaparecido. A venda dos terrenos de Arca D´Agua foi registada a 10 de Janeiro de 2006 na 8ª Vara Civel do Porto.Até porque o 1º locitador que oferecia 15 milhões, desapareceu. E ninguém sabe quem Foi?

    O que eu sei também e penso que todos os salgueiristas sabem é que é público as noticias saídas a público no JN de 22 de Setembro 2010 em que mais uma vez o Engº Cardoso está envolvido e ainda em julgamento sobre as avaliaçõesdíspares que o "staf" de uno Cardoso negociou com o fcp o famigerado plano das antas e passo a itar:_ " ...ficou a saber-se que um grupo de peritos chamados a avaliar os terrenos chegou a um montante ainda superior ao da autarquia. Fim de citaçaõ". Ora são nestes vai e não vai que a maioria dos salgueiristas a única coisa que sabe é que o Salgueiros 08 paga para poder jogar e que o Salgueiros não joga na cidade do Porto quando joga em casa. Porquê?


  21. camapaco Says:

    Porquê? Porque é que o Salgueiros, pelas mãos de Carlos Abreu e da CMP não podem permutar o que era para ser um estádio maravilha, por um campo onde o Salgueiros não pague mais nenhum estacionamento para jogar e treinar num espaço que se existir boa vontade o salgueiros tem direito, quer pelo pai quer pelo filho 08.

    Antes de morrer o mau pai disse-me: - levo comigo o desgosto de saber que o salgueiros nunca mais tem um estádio próprio.
    Eu com 63 anos digo: - Como todos vou ter direito á morte. Mas como salgueirista não tenho o direito de ver o Salgueiros a jogar em casa própria. O Salgueiros não precisa de Luxos. O Salgueiros arrasta todos o domingos uma assistência que ronda em média as 1800 pessoas.
    Não há terrenos na cidade? Haver há. Mas não há para todos e muito menos para quem tem o direito a não ser constantemente decepado em plena praça pública da nossa cidade do Porto.


  22. Boa noite

    Estou desiludido porque o terreno do Lima já não vai servir o meu sonho de ter um campo,mas como um homem não pode parar de sonhar já parti para outro,fica na confluência do Bairro da Lapa,Estação de Metro da Lapa,Campo dos Trab.da CMP e Escola Irene Lisboa.Será que este é da CMP?


    Cumprimentos Francisco Leite


  23. PMS Says:

    Penso que o Francisco fala do que é conhecido por CAT, se assim é, é da camara do Porto, os miudos do Salgueiros jogam la.
    Não me parece que a camara ceda isso ao clube.
    Quantos aos terrenos de arca d'agua, o projecto era megalomano, não precisamos de um estadio de ultima geração, penso que um estadio muito à imagem do que jogamos em Gandra seria ja bem interessante.
    Mas eu continuo a defender a ideia de jogar no bessa, em conversa com alguns boavisteiros admitiram perfeitamente essa hipotese, para mim seria ideal.


  24. PM

    O terreno que eu falo não é esse,é um que fica por trás da baliza.
    Também não me importava de jogar no Bessa desde que fosse comprado pela CMP .


  25. Anónimo Says:

    se estamos a espera que alguem nos de uns terrenos para construirmos um campo e melhor nem pensarmos mais nisso porque se ate a data de hoje ninguem nos deu nada nao vai ser agora com a crise que anda ai que vao dar.temos terrenos e temos e que pençar em maneiras de reclamar o que e nosso mais nada


  26. ZeKa ALMA85 Says:

    Vidal pinheiro é a nossa casa,dá pra construir um campo lá,não sei o porquê da existência daquelas cenas quadradas enormes a estragar tudo, uma vez que é a única estação que as tem... Uma bancada já está(a nossa) falta o resto,próximo mês é decisivo acerca do nosso futuro, o Bingo tem de ficar pro Salgueiros 08...


  27. Dave Says:

    As "cenas quadradas" realmente intrigam-me.. já tinha pensado nisso.. elas só existem na estação do nosso Vidal Pinheiro. Será que alguem me pode explicar o que são e porque só existem logo no sitio onde só se pode construir por exemplo um campo de futebol para um clube com 100 anos de existencia????


  28. PMS Says:

    Eu penso que devera ter algo a ver com condutas de ar ou algo do genero, em faria guimaraes tambem ha num passeio a meio da rua.
    Se podessemos voltar à casa antiga entao ai seria o o topo das opções, ate porque lá, segundo o acordo, seria para umas instalações desportivas do clube, as piscinas para o polo por exemplo


  29. lfg Says:

    Como parece que a memória é curta e se continua a alegar desconhecimento de algo que já foi explicado publicamente NNNN vezes recomendo este link e os meus comentários de 3 de Junho das 19:14.

    http://scsalgueiros08.blogspot.com/2010/06/periodo-de-relfexao-sobre-o-salgueiros.html

    tem lá tudo o que é publico sobre os terrenos e o seu estado...
    podemos repetir à saciedade 'como estão os terrenos' que não ajudará a resolver o problema.

    Luís Gomes


  30. lfg Says:

    em copy paste para facilitar:

    lfg
    3 de Junho de 2010 19:14
    Como parece que muitos desconhecem algo tão decisivo como a situação patrimonial do clube, apesar da mesma já ter sido explicada e re-explicada pelo menos em 4 ou 5 Assembleias Gerais, está transparente nas contas oficiais do clube e até já foi abordada na 1.ª pessoa pelo Presidente em várias ocasiões nos média, e como não gostava de ver a discussão estagnada…
    Aqui vai uma explicação sucinta de factos e interpretações de senso comum. Nada disto é novo e foi já repetido diversas vezes e de diversas formas pelos órgãos competentes. Os termos técnicos e os detalhes podem não ser os mais precisos mas a ideia base estará concerteza.
    - Algures no tempo o Salgueiros recebeu 3 lotes de terreno da CMP, designados normalmente por ‘terrenos da Arca D’Água’;
    - O valor dos mesmos foi avaliado algures no tempo durante a gestão do Presidente Linhares em 30 milhões de euros, passando a estar registados no balanço do clube por esse valor;
    - Com o decorrer dos tempos os diversos lotes foram sendo dado como garantias de diversos empréstimos (hipotecas). Também ao longo dos tempos, outros credores executaram esses terrenos por outras dívidas não pagas pelo clube (penhoras), dado ser o único activo com valor de que o clube dispunha;
    - A partir desse momento e apesar do Salgueiros manter a posse dos terrenos, deixou de os puder negociar livremente, sem o acordo dos credores ou sem lhes pagar antes as dívidas que estes executaram judicialmente. O equivalente a comprar-se um apartamento com empréstimo bancário: a posse do apartamento é de quem o compra mas nunca o poderá vender sem o banco levantar a respectiva hipoteca, ou seja o banco levanta a hipoteca com o pagamento do empréstimo, possível pelo valor da venda do apartamento;
    - Algures em 2005 um dos lotes chegou ao final do processo judicial de execução e acabou por ser vendido em hasta pública por 3.000.000€. Naturalmente este valor não entrou no Salgueiros, mas foi sim entregue aos credores respectivos. No entanto, como se pode verificar nas contas de 2008, o passivo do clube reduziu-se neste valor, com a redução das dívida aos credores envolvidos. Naturalmente, o activo do clube reduziu-se pelo mesmo montante.
    - Pouco depois tornou-se público, e foi explicado já múltiplas vezes em AG e na TV, que a compra deste lote foi feita por uma empresa em que o Presidente do Salgueiros é sócio, com a justificação que o fez para salvaguardar que o lote ficasse com alguém próximo do clube, dado que era de todo impossível evitar a venda. De alguma forma comprometeu-se que numa futura venda, após recuperar o montante investido e a sua natural remuneração, poderia eventual mais valia excedente reverter a favor do clube;
    - A partir desse momento não houve nenhuma notícia recente sobre qualquer venda judicial referente aos dois outros lotes e como tal o apresentado com as contas de 2008 ainda deverá ser válido. Os 2 lotes são do Salgueiros tendo no entanto ónus de montante elevado (não sei precisar quanto) que impede o clube de os negociar livremente. Aliás a questão é mais evidente ainda porque, no dia em que estes lotes fossem vendidos, e não fosse liquidado todo o passivo com o resultante da venda (algo impossível certamente se fossem vendas judiciais), os dirigentes do clube estariam legalmente obrigados a declarar o clube insolvente;


  31. lfg Says:

    lfg
    3 de Junho de 2010 19:15
    - Como explicado na última AG a única solução para este impasse é encontrar um comprador interessados nos terrenos, negociando com os credores em causa o pagamento parcial das dívidas em causa que permitissem a venda. Idealmente além do pagamento do passivo seria ainda possível ‘sobrar’ alguma receita desta venda para investimento, em por exemplo um centro de estágio;
    - O grande entrave a esta solução é o actual momento do mercado imobiliário. Como foi dito: não existem propostas nem pelos valores dos terrenos, nem por valor nenhum. Simplesmente até ao momento não apareceu ninguém interessado de forma concreta e real;
    - É preciso notar que só com um grande grande negocio, este cenário pode ter sucesso… um cenário intermédio poderá bem ser uma venda por valores que permitam apenas eliminar parte do passivo… ficando nessa altura o clube sem activos… e numa situação de extrema dificuldade. Se se concretizassem vendas judiciais dos restantes lotes, seria o que aconteceria com toda a certeza;
    - Na prática, a solução do problema ‘terrenos’ tem muito pouco a ver com o que o clube possa fazer ou tentar fazer, e muito a ver com a conjuntura do mercado que poderia gerar procura para os ditos terrenos. O valor da referida avaliação de 30 milhões de euros deve ser no mercado de hoje meramente imaginário.
    Como iniciei e repito: tudo isto é facto, é conhecido e o mínimo esforço de alguém interessado no clube permitia o acesso a esta informação. Aliás a famosa pergunta ‘os terrenos ainda são do Salgueiros?’ é repetida em TODAS as AGs do Salgueiros e do Salgueiros 08 desde 2005.
    Ter um clube do ‘peito’ dá muitos direitos, mas também dá, ou deveria dar, algumas responsabilidades. Os clubes, muito mais um clube como o Salgueiros, têm que ser uma organização associativa que viva dos seus sócios. Da sua intervenção, da sua colaboração, dos seus votos para eleição de órgãos directivos, da sua fiscalização da acção dos mesmos e das suas quotas.


  32. lfg Says:

    e acrescento que na última AG de apresentação de contas em nada o cenário em cima foi alterado ou foram dados indícios da sua alteração para breve.

    e no activo do clube mantém-se o valor dos 2 lotes dos terrenos... bem como todo o passivo 'agregado'


  33. Jorge Viana Says:

    Boa explicação Luís , mas infelizmente peca por ser inexacta em alguns pontos.

    Também sei que nos pontos em que tal não corresponde inteiramente à verdade , ou na omissão do preceito da acção judicial em questão, o que não está correcto ou exacto não é da tua responsabilidade mas sim pelo que dizem nas AG como sendo a "versão oficial".

    Infelizmente conheço inteiramente o desenrolar desse assunto até aos momentos antes desta venda judicial.
    Sei como podia e deveria ser evitada.
    De realçar que esta acção tinha sido já ganha pelo SCS em 1ª instância nos inícios de 2005 (anterior CA)e mais nenhuma das inúmeras acções que existiam, inclusive vendas judiciais foram executadas.

    Boa tarde a todos e abraço para ti Luís.

    Sócio 486 do único clube que tenho.


  34. Anónimo Says:

    dou toda a razao ao viana.aqui so e dito o que bem lhes entressa.a direçao.porque o que foi motivado tudo isto e o que bem de traz nao combem mexer muito.luis se disseste que o valor da divida so baixou um pouco com a venda de um lote o que e feito do dinheiro de uma parte da venda do pele e do que se tem pago com o dinheiro do bingo?
    socio n-5085-346


  35. AS-SUB40 Says:

    ALMA VISO, penso que o dinheiro das transferências do Pelé estará na Federação para amortizar as dividas que o SCS tem com ex-nossos jogadores.


  36. Magalhães Says:

    No Salgueiros sempre tivemos este problema; FALTA DE DIRECÇÃO, FALTA DE UM LÍDER, ou seja, sempre que alguém tentou fazer algo por este clube, vêm os "papões" e tudo levam, por vezes até parece que nos esquecemos que o Sport Comércio e Salgueiros sempre, mas sempre foi dos Salgueristas, estes é que não tomam a melhor posição para defender o clube.
    Como estou bem informado, estou TOTALMENTE de acordo com o Jorge Viana; toda a explicação que o Luís fez, está de acordo com a informação do Abreu, mas a história está mal contada, e muita gente sabe que a compra deste 1º Lote foi a porta para evitar a venda dos outros dois lotes, tornando absoleta a venda destes terrenos.
    Assim um dia, quando toda esta história estiver esquecida, lá se venderão os terrenos e então todos os nossos "eternos amigos" terão o seu quinhão.
    Com todo o respeito pelo colegas Salgueiristas; o Metro pagou os terrenos em Vidal Pinheiro e se ainda hoje usamos uma parte destes é por caridade e respeito do Metro pela intituição Sport Comércio e Salgueiros, pois se o Metro o desejar ficaremos sem NADA.
    Juntando a história da compra num dia de Vidal Pinheiro e na venda do mesmo por 06 vezes mais passados dias, juntando o Bingo que ainda hoje não entendemos muito bem de que forma está entregue a Gestão desta ENORME FONTE DE RECEITA e que provavelmente irá desaparecer, com a fantástica história de Arca d´Agua, o que poderemos esperar destas mesmas personagens que ao longo dos anos têm estado ligados ao clube???
    E mais não me alongo, pois um dia talvez faça um livro de um clube com ALMA e PAIXÃO que tudo tinha para ser grande e acabou numa piscina de Polo Aquático.

    Sócio de dois clubes com o nome Salgueiros; sendo que aquele que me deram quando nasci será sempre o que Amarei até á minha Morte.
    Viva o Salgueiros


  37. Jorge Viana Says:

    Longe de mim questionar criticando qualquer intervenção do Luís.
    Ele faz um trabalho notável , e a sua explicação é detalhada e como sempre das melhores intervenções do blog.
    Contudo existem dados ou atitudes que o Luís desconhece ou não são transmitidas oficialmente nas AG, e como tal o Luís seria incapaz de especular.
    Cada coisa no seu lugar , que fique esclarecido.

    Agora quando em 2004 os sócios do SCS se uniram em torno de um movimento, com uma dinâmica de esclarecer a verdade , exigir rigor e transparência , custa ver de novo os comentários às vicissitudes da bola ou da táctica e o principal ser tão descurado e tão pouco questionado ou fiscalizado.
    Cumprimentos
    JV / SCS 486


  38. Dave Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  39. Dave Says:

    Eu peço desculpas a todos e agradeço a resposta tão elaborada que o Luis fez, mas felizmente sou uma pessoa informada e tento minimamente estar actualizado sobre os problemas do nosso clube, no entanto eu fiz uma pergunta inocente e ninguem me respondeu. Por isso eu passo a perguntar outra vez.
    O que são aqueles contentores que estão no meio de Vidal Pinheiro???? Não são "respiradores" como ja ouvi dizerem.. não os vejo em mais nenhuma estação... a abertura para o ar está lá num circulo em grelha de aço um pouco mais perto do local da nossa bancada ( existem iguais na trindade e nos aliados, mas nada de caixas) .. não estão acimentados ao chão... Porque me parecem dois contentores postos precisamente no meio de um terreno que não serve para construção e que assim tb não fica completamente vazio e suscetivel de ser um pouco mais falado?? Será que não serve nem para os miudos, ao fim de semana, dar uns chutos na bola com umas pedras a fazer de baliza, á moda antiga???
    Imaginem aquele terreno sem as tais faladas "cenas quadradas" que lá estão!!
    Se me puderem explicar, com uma resposta realmente esclarecedora e conhecedora do que se trata, eu ficaria esclarecido e muito agradecido.
    Um abraço


  40. Paulo_74 Says:

    Dave aquilo não são contentores mas sim clarabóias para entrar luz natural para dentro da estação.
    Basta entrar dentro da estação para o confirmar..


  41. Nuno Miguel Says:

    Jorge, o Luís explicou detalhadamente o que sabe e eu acredito que seja tudo o que sabe.
    Se sabes mais alguma coisa que nós não sabemos, acho que devias dizer. Deixar coisas no ar não é bom para a instituição, não é bom para a confiança que nós precisamos de ter nos nossos dirigentes, nem é bom para ti, porque passa a ideia que, ou não tens nada para dizer ou o que tens a dizer não é relevante. Não queria ser chato, mas dá a impressão que se levanta suspeitas só porque sim, sem fundamento.


  42. Jorge Viana Says:

    Viva Nuno!
    A resposta do Luís foi com todos os dados que ele tem disponíveis, isso ninguém tem dúvidas, elaborada também com o que o presidente da CA diz nas AG's.

    Contudo não deixei coisas no ar, nem deixo, não é meu timbre.

    Em sede própria (AG) já expliquei aos sócios os contornos desta acção e de outra em que o dito Sr. era testemunha de acusação contra o SCS, numa acção em que o proponente queria (por execução específica) ficar com os terrenos de Arca d'Agua.
    Quer numa , quer noutra acção (embora em moldes diferentes) foi dada razão às pretensões do SCS.
    Concretamente nesta acção, ganha em 1ª instância o SCS não contestou o recurso, bastava fazer "copy paste" da contestação usada e ganharia a causa.
    Repara na contestação da Liga , porque havia um acordo tácito com os credores, para não haver mais reclamações de créditos, com vista às negociações em litígio serem mais céleres e o clube não ter que andar constantemente a pagar taxas de justiça sufocantes.

    Nuno não quero levantar suspeições contra dirigentes , não o faço gratuitamente, mas sempre disse que o regresso do presidente da CA ao clube , foi motivado por 2 questões Terrenos e Bingo.
    Como eu gostava para bem do SCS , estar enganado.

    Abraço transcontinental para ti, mas com muita Alma .


  43. LMM Says:

    Eu até compreendo que existam pessoas que estão mais inteiradas sobre esses "movimentos de bastidores", mas pergunto: E solução para isso? Existe no seio do clube quem tenha disponibilidade, capacidade e vontade para o fazer? ...não me parece. O que eu vejo é que a preocupação das pessoas relativamente ao clube é de semana a semana a ver se a equipa de futebol sénior ganha, tudo o resto não é sequer equacionado.

    Para o bem (futuro risonho) ou para o mal (extinção do clube) o Salgueiros caminha para aquilo que os sócios querem.

    Que apareçam alternativas para que os sócios possam ajuizar e manifestar-se a favor ou contra. Até lá não são visiveis outras hipoteses do que manter este estado apático em que vivemos e deixar o futuro do clube nas únicas mãos que se têm demonstrado disponíveis para dar seguimento ao Salgueiros.

    Viva o Salgueiros!

    Luis Mota
    SCS: 409 / SCS_08: 42


  44. AS-SUB40 Says:

    LMM disse: "Eu até compreendo que existam pessoas que estão mais inteiradas sobre esses "movimentos de bastidores", mas pergunto: E solução para isso? Existe no seio do clube quem tenha disponibilidade, capacidade e vontade para o fazer?"

    Pessoas para ajudar o clube existem mas não as deixam ajudar. Pergunte ao Magalhães ou ao Gil porque razão/razões os levaram a abandonar o Departamento de Marketing. Departamento esse que em tão pouco tempo conseguiu arranjar parceiros, patrocinios, elaborar diverso material (cachecois, programa de rádio, etc) para o clube.
    No tempo da anterior CA, nos recintos onde o nosso clube disputava os seus jogos, havia pessoas que faziam autênticos comicios só para minar o trabalho que estava a ser feito.

    Com isto tudo quero dizer que, quando aparece alguém para ajudar e se consegue fazer alguma coisa de positivo pelo clube, tratam logo de cortar as pernas.


  45. Nuno Miguel Says:

    Jorge, eu acredito em ti, e também acredito no Luís. E esse é que é o problema. Eu e muitos como eu ficam assim apalermados com o que se diz e vai dizendo nos jogos, depois dos jogos e entre os jogos...
    Se tu falaste na AG e os outros sócios não acharam que o que tu disseste merecia alguma acção eu acho que era melhor para o clube acabar com estes rumores. Se o que tu disseste é verdade, logo se verá, até lá temos de manter o clube unido e a remar para o mesmo lado. É que coisas destas minam qualquer estratégia que qualquer direcção possa ter para recuperar o clube, é como se fosse uma profecia que se auto-realiza, de tanto haver pessoas a dizer que o clube vai acabar, ou vai ser roubado ou o o Presidente é ladrão... mesmo que tudo isso não seja verdade, os maus presságios acabam sempre por se realizar, por deserção dos sócios, falta de confiança de potenciais parceiros, etc.
    Eu por mim até gostava de saber o que disseste na AG, até para formar a minha opinião, se não é segredo. Acredito que muita gente que não teve oportunidade de te ouvir na AG, tenha curiosidade em saber também. Ao menos para acabar com estes burburinhos incómodos.


  46. camapaco Says:

    No meio de tudo isto e das excelentes explicações e exposições referidas, umas com omissões, outras não completamente exactas. Desculpem mas é de perduntar:
    O SCS08 existe e com ele e por ele não existe nehuma penhora, nem credores.
    Não compreendo porque a parcela disponivel até se encontrar um "comprador interessado" que é dificel se não se mudar o PDM para que o terreno passe para Habitação, i.e que o interesse para o móbil de compra aumente. os terrenos são neste momento de pessoas colectivas/individuais e o scs08 não tem património.
    Admitindo que o preço poderá ter interesse para a CMP porque não existe uma permuta da fracção livre da VCI com um terreno na cidade do Porto onde o SCS08 possa utilizar?

    Continuo a dizer que acredito na palavra e na honra do Dr. Carlos Abreu não só pelo seu Salgueirismo mas até pelo seu passado familiar.

    Mas acho que se felizmente o filho Salgueiros 08,existe, não pode ser só um clube a ter que pagar para jogar na cidade que mutilou e decepou o pai Salgueiros.

    Até lá outros valores mais altos se alevantam.


  47. camapaco Says:

    A pergunta depois do desaparecimento:
    "Então aonde estão os TERRENOS DE ARCA-D´AGUA ????
    Alguém tem coragem de dizer em que nome estão estes terrenos; eu sei quem é, e vocês sabem ???????"
    Extraido do comentário fabuloso de:Sport Comércio e Salgueiros juntando a este: "

    Quem tem os terrenos de ARCA-D´AGUA em seu nome se quisesse conseguia fazer o tão desejado Estádio,"

    Uma pergunta e um tema que faz parte de poucas resposta e muitas incertezas.


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS