Salgueiros renasce
in O Jogo 19/02/10, Gil Nunes
Em Paranhos, renasce o Salgueiros. É às custas da formação que o histórico clube portuense tem definido a sua recuperação, não colocando de lado a recente criação do Salgueiros 08. De facto, tudo está interligado. "Actualmente somos um clube bicéfalo. Mas o que acontece no escalão sénior está ligado com a realidade do futebol de formação. Quanto mais rápido o Salgueiros 08 chegar aos Nacionais, melhor para as camadas jovens, pois vão ter condições de disputar campeonatos cada vez mais competitivos", esclarece José Manuel Ferreira, Coordenador de Formação do Salgueiros.

Depois do fim do futebol sénior no Sport Comércio e Salgueiros o clube e a alma não morreram, tendo sido definidos quatro objectivos: a aposta na formação com colocação de equipas em patamares competitivos; a criação de uma equipa sénior, o Salgueiros 08; a construção de uma escola de futebol, a "Alma Salgueirista", e a dotação de infra-estruturas, com resolução dos problemas financeiros.

Em seniores, a aposta foi ganha. O clube está na I Divisão Distrital da Associação de Futebol do Porto e de momento ocupa o 2º lugar da geral, a um ponto do líder Custóias. Na formação orientada por Pedro Reis - antigo defesa-central do clube - militam oito juniores que transitaram da temporada passada. Todos eles jogam com regularidade. "É para continuar. Só assim podemos manter viva a mística. E temos jogadores com muita qualidade, alguns deles já muito cobiçados", acrescenta o coordenador.

Os antigos juniores - hoje seniores de primeiro ano - fizeram parte de uma equipa que, na temporada passada, garantiu a subida à 1ª Divisão Nacional. A descida de divisão parece inevitável - o Salgueiros é 15º classificado com 11 pontos mas em Vidal Pinheiro já se estava à espera deste desfecho. "Há ano e meio, quando lançámos as rédeas do projecto, assumimos que queríamos colocar todas as equipas no Nacional no espaço de quatro anos. Acontece que a grande qualidade da equipa da temporada passada antecipou a meta. Não temos problemas em dar um passo atrás para depois darmos outros em frente. Já esperávamos a descida. O nosso principal objectivo é que a equipa de juniores B deixe a II Divisão Distrital, para que não haja tanto desequilíbrio entre os dois patamares competitivos", diz José Manuel Ferreira.

Em juvenis a situação também se antecipou, com os comandados por Ricardo Tavares a militarem na divisão principal. Ocupam o 9º lugar mas também aqui os resultados não são o mais importante. Em iniciados a equipa está na II Distrital com boas perspectivas de subida. Mais para baixo, a criação da Escola "Alma Salgueirista" tem alimentado os primeiros escalões de competição. "Temos cerca de 80 crianças, que treinam regularmente em Vidal Pinheiro e no Campo do Viso. Para além da vertente social, e da preservação da nossa mística, alguns deles têm sido chamados para a competição. É a partir da base que o Salgueiros está a renascer", confidencia.

Na "Alma Salgueirista", ou nos escalões de competição, o Salgueiros tem recorrido a antigas glórias do clube. Fernando Almeida, Heitor e Rúben fazem parte da estrutura técnica, eles que brilharam na I Liga num passado não muito remoto. E também actuar na equipa sénior, que na temporada passada teve uma transferência de vulto. "Apesar dos problemas, o nome do Salgueiros continua bem vivo no mundo do futebol. O Tiago Carvalho teve oportunidade de se transferir para o Nimes, de França, da segunda divisão francesa. Foi uma excelente oportunidade para ele, e que nos dá um alento para continuarmos com o nosso trabalho".
Etiquetas: edit post
2 Respostas
  1. André T. Says:

    RENASCE E COM MUITA FÉ E ALMA! serás sempre bem suportado Salgueiros!!


  2. Anónimo Says:

    Até a comunicação social reconhece que a alma salgueirista não morreu!!
    BAMOS LÁ CAMBADA!
    TODOS Á MOLHADA!
    QU'ISTO É FUTEBOL TOTAL!
    DEIXEM-SE DE TRETAS!
    FORÇA NAS CANETAS!
    QUE O MAIOR É O SALGUEIRAL!!


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS