Mensagem no Facebook do antropólogo Daniel Seabra para a Alma Salgueirista
"Tive o meu primeiro contacto com a Alma Salgueirista na época futebolística de 2001/2002. Conheci o Paulo Costa num colóquio sobre futebol que se realizou na Universidade Portucalense. Voltamo-nos a encontrar num debate sobre claques realizado no salão nobre da Câmara Municipal da Maia. Participamos depois num programa de rádio na Rádio Festival.

Solicitei então ao Paulo a possibilidade de acompanhar a Alma Salgueirista com o objectivo de fazer investigação social neste grupo, com vista a integrá-lo como objecto de estudo do meu doutoramento. Senti alguma reserva por parte dos elementos desta claque no primeiro contacto. Mais tarde o Alminha explicou as razões da mesma. Porém, rapidamente percebi que estava perante uma claque diferente.

Vi nos elementos da Alma Salueirista uma dedicação ímpar no apoio - sempre presente - ao Sport Comércio e Slgueiros, mesmo nos momentos mais difíceis deste e para os quais não deixou atempadamente de alertar e mesmo de intervir. Vi também nesta claque a preocupação com o clube e a vontade de o servir e não de se servir dele. Encontrei ainda neste grupo a alegria do futebol, a partilha, a amizade entre todos, o prazer do convívio - seja ele no estádio, nas viagens ou em volta de uma mesa - mesmo com elementos de claques de outros clubes. Não vi violência, não vi roubos nem ganhos secundários. Com os elementos da Alma Salgueirista vi futebol, viajei, convivi, joguei futebol e até arbitrei um jogo. Sempre me senti bem neste grupo maravilhoso e todos os seus membros colaboraram no meu trabalho com a maior das vontades que que tal foi solicitado. Devo, portanto, à Alma Salgueirista, toda a colaboração na minha investigação, sem que de mim nada tenham recebido. Muito mas importante do que isso, foi a amizade e o respeito que de todos recebi. A investigação terminou.

A amizade perdura e a Alma Salgueirista nunca se esquece de me convidar para as suas iniciativas, mesmo quando, por vezes, não anui a tais convites. Por tudo isto, a minha presença neste grupo, e sobretudo as pessoas que o compõem, estarão para sempre na minha memória. Procurarei preservar os amigos que encontrei neste grupo.

Por tudo vos agradeço. Por tudo vos reconheço.
Obrigado Alma Salgueirista.
Longa vida e até sempre.

Daniel Alves Seabra"

De referir também que esteve presente no jantar de aniversario dos 25 anos da Alma onde teve (mais) uma simpática intervenção.
A sua página no Facebook pode ser encontrada aqui.
Etiquetas: edit post
0 Respostas

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS