Salgueiros: Renascer da formação
in JN 23/09/09, Susana Silva (chamada de capa)
A formação do Salgueiros foi arrastada para os distritais pela queda do futebol sénior. Sem estádio, mas com alma, precisou de sete anos para renascer das cinzas e voltar a ter as três equipas de juniores nos nacionais.

O estádio há muito que não existe, mas Vidal Pinheiro continua a ser a casa do departamento juvenil salgueirista. A bancada que sobreviveu às obras do metro do Porto, em Paranhos, mantém viva a chama do clube, que ganhou novo fôlego com o regresso dos três escalões aos nacionais, após sete anos de calvário.

José Manuel Ferreira, coordenador do departamento juvenil, reconhece que o regresso foi difícil e justifica o porquê: "Ao longo deste tempo, o clube trabalhou na formação, mas as coisas não correram bem, apesar de toda a dedicação". O dirigente, que já coordenou a formação do Leixões, aceitou o desafio da Comissão Administrativa de dar início a um projecto a longo prazo assente em quatro princípios. "Apostar na formação, ter uma equipa sénior, criar uma escola de futebol para jovens dos 3 aos 12 anos e criar infra-estruturas para o clube". O sucesso dos juniores e juvenis superou as expectativas e o clube foi obrigado a repensar a fórmula. "Tínhamos programado ter as equipas jovens nos nacionais daqui a três ou quatro anos e, de um momento para o outro, isso aconteceu e tivemos de redefinir tudo. Foi uma dor de cabeça extra, mas boa", confessou José Manuel Ferreira, referindo que, agora, os objectivos passam por "manter as equipas A nos nacionais e as B na 1.ª Divisão Distrital".

Mesmo jogando e treinando em casas emprestadas, o Salgueiros movimenta quase 300 jovens em 14 equipas, desde as escolas até aos juniores, para além das 80 crianças que frequentam a escola de futebol Alma Salgueirista.

E o coordenador defende que é nos mais jovens que reside a fórmula do sucesso do clube: "Se não quisermos correr o risco de voltar ao passado, a aposta tem de passar pelo desenvolvimento da formação. E esta não faz sentido se não houver passagem dos jogadores para os seniores". José Manuel Ferreira acredita que será com atletas oriundos das camadas jovens que, "dentro de três anos, os seniores do Salgueiros estarão de volta aos nacionais".
Etiquetas: edit post
0 Respostas

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS