Na senda das subidas
in A Bola 19/09/09, Pedro Cadima

José Manuel Ferreira foi o homem escolhido pelo presidente Carlos Abreu para relançar a formação do Salgueiros até um nível condizente com os pergaminhos do clube

Clube de Paranhos viveu ano de alegrias em todos os escalões de formação Crescimento à vista com resultados magníficos e melhorias estruturais Figuras do passado e técnicos qualificados suportam organização interna

Embalado pela mais recente afirmação do futebol sénior, o Salgueiros está também a dar sinais claros de vitalidade e sucesso na vertente jovem. Sob coordenação do professor José Manuel Ferreira, que entrou no clube sensivelmente há um ano, após longa passagem pelo Leixões, a formação do emblema de Paranhos está a viver um enorme estado de graça. A satisfação advém de uma temporada dourada, envolvente e moralizante para reforçar a paixão dos calorosos salgueiristas. Consequência brilhante dos feitos alcançados, o Salgueiros compete em 2009/10 na I Divisão Nacional de juniores, juvenis e iniciados. Uma reconfortante massagem da alma a empurrar o clube para o seu lugar natural, voltando a situar-se na linha da frente para captação de novos valores. O êxito chegou prematuramente e superou as melhores perspectivas.

«O projecto assentava por recolocar todas as equipas no nacionais e isso foi conseguido no primeiro ano, quando pensávamos nessa meta para dois anos. Suponho que agora vamos ter dificuldades suplementares, mas interessa é desfrutar e cimentar este sucesso, que é reflexo de bom trabalho desenvolvido», atesta José Manuel Ferreira, manifestamente orgulhoso dos passos dados em curto espaço de tempo.

«O Salgueiros está a renascer e recomenda-se. Foi definido um projecto, o que não era fácil, por tudo o que se estava a viver, após a extinção da equipa principal de futebol Projectaram-se algumas ideias-chave, entre elas a aposta na formação, a criação da equipa sénior, a abertura de uma escola aberta para miúdos dos 3 aos 12 anos e, por fim, estabeleceu-se a necessidade de dotar o clube de uma infra-estrutura própria para dar maior autonomia», explana o credenciado técnico, discípulo a exemplo de tantos outros do professor Vítor Frade.

400 miúdos na formação

Com competências reconhecidas, José Manuel Ferreira gostou do apelo do Salgueiros e hoje constata resultados magníficos.

«Conseguimos que todas as equipas treinem todos os dias e melhorámos significativamente as condições de trabalho. Treinámos e jogámos em sintéticos. À parte disso tem havido um aproveitamento de quadros. Convidamos gente com formação académica e em simultâneo antigos jogadores com peso claro no clube», salienta, aludindo ao envolvimento de Renato ou Leão. Emergem certezas no rápido contacto com uma nova realidade.

«Estamos a fazer por implementar um modelo de jogo e treino. Os nossos técnicos estão conscientes das várias etapas que se devem cumprir. Temos uma base sólida com um universo de 300 miúdos em competição e mais cem nas escolinhas. Decididamente, voltámos a ter processo de selecção, após anos de alguma razia», afirma.

Trabalho logístico e administrativo junto às ruínas de Vidal Pinheiro

As alegrias do futebol jovem foram acompanhadas pelo êxito retumbante da formação sénior, treinada por Pedro Reis, que ofereceu ao Salgueiros 08 a subida à I Divisão da AF Porto no seu ano de lançamento. A onda de entusiasmo é perfeitamente visível nos olhos de todos os indefectíveis adeptos do clube de Vidal Pinheiro, sedentos de tardes e noites de glória ao mais alto nível.

«A envolvência transmitida pela equipa sénior e o seu sucesso, conjugado com a imagem deixada pelo clube trouxeram outro ânimo e outro interesse. O Salgueiros volta a arrastar muita gente e isso está a animar os mais novos a procurarem-nos. Quando querem meter os filhos no futebol, os pais olham depressa à dimensão do clube. Voltamos a estar referenciados», assinala o coordenador, que labuta nos escritórios nas traseiras do antigo estádio. Quem passa em Paranhos vê as ruínas de Vidal Pinheiro, as bancadas absolutamente degradadas, subsistindo, no entanto, um espaço para trabalho corrente e persistente.

«Muitos pensaram que tudo tinha acabado, o clube morrido. Mas não chegaram a desalojar-nos. Temos esta estrutura que nos tem permitido manter o trabalho em termos logísticos e administrativos. E temos o ringue destinado aos miúdos das escolinhas. Fora daqui, repartimos a nossa acção entre o CAT, Viso, Campanha e a FADEUP», destaca, sentenciando a conversa com outro detalhe importante.

«A vantagem aqui é que não temos que lutar contra factores externos. Esta é uma instituição emblemática com um cariz simpático e popular. O importante é aproveitar esta dinâmica. Mesmo apesar das dificuldades porque passou, o Salgueiros está ainda hoje no top do futebol de formação em Portugal», conclui.

Etiquetas: edit post
6 Respostas
  1. camapaco Says:

    Parabéns á formação do SALGUEIROS. É a partir daqui que começa a ALMA SALGUEIRISTA


    BIBA O SALGUEIROS


  2. Saudações desportivas a todos os Salgueiristas.
    Foi com grande agrado que pouco depois de colocar os jornais para vender, o meu filho que cusca tudo o que é jornal desportivo diz- mãe olha a reportagem que vem na Bola do Salgueiros. Um grande agradecimento da nossa parte de mim e do meu filho e este jornal que é o único, por incrível que pareça a dar grande destaque ao nosso querido e imbatível clube.
    um abraço da Rosário SCS Nº512


  3. ruimt Says:

    Boa noite,é com satisfação que vejo que o meu clube não está KO mas sim com muita vida e muita juventude o que é sinal de força crescente.
    Sou Salgueirista desde que me conheço,meu pai e meu avô me incutiram esse bichinho no corpo e eu como bom pai que me acho e seguindo o exemplo dos meus mais velhos incuti a Alma Salgueirista nos meus filhos,tudo o que eu quero é que eles sejam Salgueiristas tambem,por isso eu, a pedido do meu filho mais velho Bruno(tinha ele 6 anos em 2004)acedi ao seu pedido para ele ingressar nas escolinhas de futebol do Salgueiros.Sempre pensei que ele não era grande promessa para o futebol ,mas como ele gostava imenso de futebol e ainda para mais jogar no clube que mais gosta para ele era maravilhoso e eu ficava satisfeito com isso.Trabalho de Domingo a Domingo e nunca tive muito tempo para acompanhar o Bruno para os jogos ,então não tinha outro remédio se não pedir que algum pai de outro menino me levasse o meu filho aos jogos,a esses o meu MUITO OBRIGADO .Até ao ano corrente foram 5 anos desde as escolinhas até aos infantis ,como já disse eu não esperava que o meu filho fosse grande jogador o que eu queria é que ele praticasse desporto e até o mister Rafael já me havia dito que se o Bruno não emagrecese não conseguiria acompanhar os seus colegas e que então seria retirado da equipa.O Bruno até se esforçou em comer coisas que não fizesem engordar e tambem se esforçou nos treinos mas na hora convocatória o Bruno quase nunca era convocado,muitas vezes era até casa com ele a choramingar.O porquê disso tudo?Meninos dispensados do FCP com os seus papás(que querem fazer dos seus filhos Critianos Ronaldos á força , passem por cima de qualquer coisa e alguem) a pressionarem o treinador para os seus filhos jogarem,outros papás a fazerem-se directores de uma equipa sem serem eleitos para tal e outras coisas que não vale a pena comentar.
    E os meninos que já estavam no SCS desde as escolinhas? Esses meninos são postos de lado e esquecidos e depois acontece-lhes o que aconteceu ao meu filho este ano .Acabou a época 2008-2009,entrou-se de férias e o Bruno foi informado (como nos anos anteriores) que seria contactado pelo SCS para saber a datas do inicio dos treinos para a nova época.Certo é que o Bruno e mais alguns atletas do clube foram contactados por um senhor chamado Daniel,para uma reunião em Vidal Pinheiro num fim de tarde de Agosto.Á dita hora da reunião nós Pais comparecemos para a reunião mas do SCS "nicles" ninguem apareceu ,contactamos novamente com o Daniel e ele disse que seria marcada nova reunião em data a designar e que o BRUNO(Responsável do departamento de futebol Infantil)nos iria contactar.Certo é que até hoje SILENCIO TOTAL por parte destes senhores.
    Sabem como é que eu soube que o meu filho foi dispensado do Salgueiros ? Á coisa de duas semanas tocou o meu telemóvel e quem era? Um responsável do Desportivo de Portugal que soube através do SCS que o Bruno tinha sido dispensado e que gostava que ele jogasse na sua equipa(até o nº de telemovel deram ao senhor).
    Soube tambem que outros atletas do Salgueiros souberam da sua dispensa por SMS , imaginem.
    Não sei se o Sr. José Manuel sabe disto ,mas se sabe não é digno de estar no nosso Clube pois eu acho isto VERGONHOSO , e tamanha falta de respeito para com os atletas e seus Pais .O meu filho já estava no Salgueiros desde os seus 6 anos ,tem agora 12 não merecia isto.DUAS Palavras chegavam "ESTÁS DISPENSADO" mais nada.
    O clube não tem culpa da falta de sensibilidade de alguns dirigentes.
    Desculpem o meu desabafo ,posso estar errado em algumas coisa que escrevi,mas é o coração de um Pai Revoltado que fala.


  4. lfg Says:

    Para os desatentos:
    http://scsalgueiros08.blogspot.com/2009/09/alteracao-das-regras-de-moderacao-de.html


  5. Anónimo Says:

    lfg se te referes a mim e ao meu comentario nada mais disse k confirmar o k este amigo vem aki dizer axo k nao faltei ao respeito a ninguem


  6. lfg Says:

    exacto Rik.
    e para esse comentário ter sido aceite bastaria que tivesse sido assinado com nome e n.º de sócio.


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS