Foto da semana IV

(clique para ampliar)

Não é todos os dias que se marcam 3 golos, muito menos na estreia a titular, com apenas 28 minutos de competição das pernas até esse momento.
Gonçalo iniciou na ala direita e foi trocando com Carminé. Não tardou 10 minutos e já tinha dois golos: um de oportunidade e insistência, outro de eficácia e bons reflexos. Foi um caso sério de mobilidade durante todo o jogo. Em combinações com Passos e Quim Simões tornou a tarde penosa a quem calhou defender aquele flanco do Guilhabreu. Acabou a marcar de cabeça do alto dos seus centímetros pouco abundantes, bem dentro da pequena área. Uma tarde de estreia feliz, para não esquecer tão cedo.
Falta agora saber para quem vai o mérito da premonição de lhe ter sido entregue a camisola dos goleadores: 9.



(clique para ampliar)

O destaque a Carminé acaba por pecar por tardio, ao fim de 4 jornadas, mas o jogo com Guilhabreu só serviu para confirmar a justiça do mesmo - não é por acaso que lidera a votação de Jogador do Mês.
Se é público que se tornou referenciado depois do golo marcado ao Gandra, transmitido em directo no Porto Canal, os salgueiristas já tinham bem presentes as suas características.
Este ano entrou a jogar com rendimento mais elevado e consistente: está mais leve, mais rápido e mais forte. Em vez de o vermos a fazer muitos túneis, temos visto a ganhar superioridade carregando surpreendentemente os defesas com o ombro, impondo o seu renovado poder físico.
A sua consistência de jogo está à vista também na utilização: já leva 3 jogos completos (que se podem considerar 4 tendo a única substituição sido aos 85') quando o ano passado inteiro só completou 5 jogos. O resto dos números também são eloquentes sobre a sua influência: 3 assistências e 2 golos.
As assistências foram todas após ganhar espaço nos flancos e cruzar, os golos esses ficam para recordar. O primeiro, a fazer o 1x3 que matou o jogo com o Valadares foi um 'simples' livre clássico: em folha seca, rigorosamente ao ângulo, que nem uma estirada portentosa do guarda-redes contrário conseguiu impedir. O golo na Póvoa, que valeu dois pontos já ao minuto 93', é o 1.º candidato ao golo da época. De ângulo impossível e improvável, o caminho que a bola levou e o sitio onde entrou serão inesquecíveis.
Carminé está feito um desequilibrador – quer a assistir, quer a marcar – e em jogo jogado a tentar ser menos virtuoso mas a ser mais eficaz. O golo de remate de bola corrida está para chegar... já esteve perto e sempre que está no flanco direito, tenta surpreender flectindo para o centro para rematar.
Finalmente há que destacar a força mental. Se nas bancadas se ouve com frequência 'bocas' às suas insistentes tentativas de remate, ou tentativas de lance individual no flanco, parece totalmente imune a elas. Nem o penalti falhado lhe tirou a confiança para tentar e voltar a tentar. Um desequilibrador é isso mesmo – não alguém que só tenta acções de probabilidade de sucesso elevada, mas aquele que tenta o mas difícil e aquilo que, em caso de sucesso, fica muito próximo de provocar um golo. Naturalmente que também falha mais vezes, mas é esse o seu papel.
É de apostar que o próximo golo vai ser de remate de fora da área... é de adivinhar que vai ser outro golão.
Etiquetas: edit post
8 Respostas
  1. Anónimo Says:

    execlente jogador sem duvida.
    uma pessoa simples sem jeito de vedeta joga e faz jogar fora do campo um homem com caracter simples uma pessoa simpatica tem tudo para singrar no futebol e tenho certeza k o vai fazer para mal dos SALGUEIRISTAS nao vai demorar muito tempo entre nos deus keira k esteja enganado pois faz falta ao SALGUEIROS

    henrique costa


  2. Anónimo Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  3. Sei que este comentário não se adapta a este post e que já foi colocado noutro local.Cheguei à conclusão que o não coloquei no sítio correcto, também, agora acontecerá o mesmo, mas por ser mais oportuno dou-me ao trabalho de o repetir:

    "INQUÉRITO". Compreendo de certo modo a criação do escrutínio de "qual qual o jogador do mês de Setembro", muitos blogs e portais o fazem.
    Acho, no entanto, contraproducente fazê-lo nesta altura da vida do nosso clube. Não havendo adeptos que sejam, particularmente,distinguidos, mesmo dando o litro, a começar pelas duas DIRECÇÕES, a ALMA é só uma: o nr. "12", os jogadores, independentemente, do número da sua camisola fazem parte de um colectivo, o SCS 08, e estou certo que os nossos atletas terão a mesma atitude que a massa associativa.Enquanto um atleta suar a nossa camisola para mim serão todos eles o atleta do mês. Porque havemos de copiar os outros se somos diferentes: O SALGUEIROS / SALGUEIROS08, tão velhinho e sempre novo. Desculpem o desabaço mas esta é a minha maneira de sentir o Salgueiral.
    portuno dou-me ao trabalho de o reptir:


  4. lfg Says:

    Caríssimo Artur,

    Como até repete eu respondo.
    Nada foi copiado de lado nenhum.
    Quando no defeso foram pedidas sugestões aos mais de 300/400 visitantes diários do blogue, na realidade a única sugestão que surgiu foi esta.
    http://scsalgueiros08.blogspot.com/2009/07/bolsa-de-ideias-sugestoes-e.html

    E deixe-me dizer-lhe que foi algo que me deixou triste. Porque gostava de ouvir mais criatividade, mais imaginação, mais contribuição... para um espaço que se quer que seja de todos.
    E se todos participam criticamente em abundância, também todos deveriam participar construtivamente.

    Sendo esta eleição a única sugestão apresentada, e como me parecia absurdo desprezá-la, até porque me pareceu uma boa ideia, foi implementada.

    E foi porque acredito que, como tudo o resto que se escreve aqui, não contribui negativamente para o espírito ou desempenho da equipa. No dia que acreditar o contrário, ou me façam sentir que efectivamente contribuiu (e quem de direito tem facilidade em fazê-lo), eu serei o primeiro a encontrar a solução (que é bem simples) para eliminar esse factor de instabilidade para a equipa.

    Não vejo em quê destacar méritos individuais seja uma atitude pouco salgueirista. Não está em causa o empenho e qualidade de todos, ao constatar-se que um jogou melhor que os outros num dado mês, ou que marcou mais golos ou que fez mais assistências. Acho o prémio merecido a quem conseguiu um rendimento superior, anda mais sendo este rendimento avaliado de forma democrática e por voto (ao contrário da foto da semana por exemplo que é apenas uma decisão unipessoal (à Cavaco) minha).

    Espero ter esclarecido o nascimento da rubrica e de como a entendo.

    Saudações salgueiristas
    Luís Gomes


  5. Luís, Luís, meu caro consócio, permita-me que o trate assim. Este blog é uma pérola e o seu trabalho, abnegação e dedicação são muito meritórios. Se deduziu que havia qualquer critica ao blog e ao seu trabalho no meu texto, e porque fui eu que o escrevi, perdoe-me a redundância, não houve, no meu intimo, qualquer intuito de critica, admitindo que o meu amigo possa ter deduzido e sentido isso.
    Talvez eu peque pela minha caractectistica de "low profile". Se as minhas palavras o magoaram, em momento algum foi essa a minha intenção, peço-lhe imensa desculpa.
    A sua dedicação demonstra o seu o amor ao SALGUEIROS. Só tenho que lhe agradecer e por me sentir feliz por saber que há um nr 12 que se chama Luís Gomes. Bem Haja!
    SALGUEIROS, ATÉ Á VITORIA FINAL!!!!
    texto


  6. lfg Says:

    Nenhuma necessidade de desculpas ou quaisquer palavras que magoassem.
    E se os comentários existem também são para críticas.
    Deu a sua opinião e eu achei que devia explicar a minha interpretação da votação.

    abraço e até à 5.ª vitória
    L.


  7. camapaco Says:

    Mensagem enviada á Drª Elisa Ferreira

    Mensagem:
    Tenho imensa pena de que o grande slogam da sua campanha, seja PORTO PARA TODOS e não CIDADE DO PORTO PARA TODOS.
    Tenho muita pena, ainda que nas suas comunicações de intenção lhe tenha passado em claro que a CIDADE DO PORTO está mais pobre do ponto de vista fisico, cultural e desportivo com o desaparecimento do SPORT COMÉRIO E SALGUEIROS . Decapitaram e deceparam um clube histórico e popular da minha cidade do Porto. Que pena que se tenha esquecido que a ALMA DO SALGUEIROS não morreu. Como gostava de votar em si. Preenchimento obrigatório
    Pretendo receber informação sobre a campanha

    da Elisa Ferreira no meu e-mail e telemóvel
    CIDADÃO
    ATENTO participa!PORTO EM DIÁLOGO
    Programa Eleitoral Participativo

    Informação Complementar
    Comissão de Honra [+]
    Entrevista a Elisa Ferreira [+]
    Folhetos de campanha [+]
    Lista para a Assembleia Municipal do Porto [+]
    Lista de candidatos à Câmara Municipal do Porto [+]
    Vídeos Elisa Ferreira [+]
    Campanha Global de Angariação de Fundos [+]
    Programa de Candidatura [+]
    política de privacidade contactos


  8. Nelgo Says:

    Excelente iniciativa do Comapaco, esta senhora só a tenho vista colada ao FCP.

    Saudações Salgueiristas

    Nelson Gouveia


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS