Entrevista com Moreira

Apresenta-te aos sócios, por favor. Dados biográficos?
Sou o Hugo Moreira e tenho 18 anos. Moro na Maia com os meus pais e com a minha irmã. Estudo no ISEP, passei agora para o segundo ano de engenharia civil e jogo à bola no salgueiral.

A posição no campo sempre foi lateral esquerdo? É a tua vocação?
Já há alguns anos que a minha posição tem sido a de defesa esquerdo e gosto bastante da minha posição, primeiro porque penso que é a posição que mais se adequa as minhas capacidades e depois sei que é uma posição onde não existem muitas opções no futebol nacional e mesmo internacional. Logo terei de trabalhar e agarrar-me a essa possibilidade para singrar no futebol profissional.

Já foi destacado que depois da estreia, que com a paragem do futebol sénior és exemplo quase único da actualidade do Salgueiros com percurso desde as escolas até seniores. Aos 18 anos estreias-te com 11 (12 anos feitos ontem...) de clube. Como clube que se pretende formador isto é naturalmente um orgulho para o Salgueiros, e para ti?
O Fábio tem um percurso idêntico ao meu também, entrou no clube um ano ou dois depois de mim. Para mim é motivo de muito orgulho porque sempre foi um sonho meu digamos assim poder atingir o patamar sénior no clube onde comecei a jogar futebol e é sempre bom poder começar onde já nos conhecem, onde já nos sentimos em casa. E penso que para o clube foi muito
positivo ter promovido 8 jogadores provenientes da formação, é sinal que o clube está a apostar mais na formação, está a fornecer melhores condições aos jovens e só tem a ganhar com tudo isso... principalmente depois de ter acontecido o que aconteceu com a queda do futebol sénior.

Conta a tua história no clube que já vai longa... como chegaste em que circunstâncias e quais os momentos mais marcantes.
Eu cheguei ao Salgueiros com 7 anos e de uma forma curiosa. Basicamente os meus pais e principalmente a minha avô já andavam com a cabeça à roda comigo, porque eu não parava quieto um segundo em casa e andava sempre a jogar futebol, sempre a correr para a escola onde jogava com os meus amigos. O meu pai conhecia o Silvestre que na altura era dirigente do Salgueiros e daí surgiu a hipótese de eu vir jogar para o Salgueiros. Ou seja, vim para o Salgueiros para os meus pais se livrarem de mim ahah.

E depois o percurso?
Vim treinar a Vidal Pinheiro (ainda me lembro que foi a 8 de Setembro de 1997). Houve muitos momentos marcantes, muitas vitórias... mas penso que a conquista do campeonato distrital de juniores há dois anos foi o mais simbólico, foi o mais sofrido, foi o mais saboroso de certa forma. Foi um título que nos encheu de orgulho porque o conseguimos contra tudo e contra todos.

Ao fim destes anos, identificas-te com a ALMA do clube e dos seus adeptos? É algo que aprendem desde pequeninos?
Ao fim de 12 anos é impossível ficar indiferente a toda a alma e história deste clube e eu não fujo à regra. Nós não aprendemos, é algo que se adquire com naturalidade neste clube passando por momentos de sofrimento, de luta, de solidariedade, de união.

Por vezes as condições difíceis só ajudam a fortalecer o espírito de grupo, certo? Nesse sentido digo o 'aprender'.
Ah sim claro, essas condições difíceis e adversas só nos unem ainda mais, como foi o caso da nossa conquista nos juniores em que havia um espírito de grupo fantástico.

Diz lá 3 jogadores do passado do Salgueiros que admires ou com quem te identifiques.
Abílio, João Pedro e Pedro Reis (ficava mal não por aqui o treinador, é para ver se lhe dou um bocadinho de graxa ahah).

E aspirações na carreira, sendo que estás a compatibilizar estudos com o futebol. Quais os teus projectos de vida? Profissional de futebol?
O meu sonho sempre foi o de conseguir ser jogador profissional de futebol, mas enquanto for possivel conciliar os estudos e o futebol óptimo, para ter sempre uma base, digamos assim.

Esperavas esta promoção aos seniores?
Sinceramente esperava, acho que ao longo destes anos trabalhei para merecer esta oportunidade e fiquei muito satisfeito por isso.



Dá uma descrição breve de cada colega que subiu contigo, e de como te caracterizas como jogador... pontos fortes e fracos.

Freitas: Foi um guarda-redes que evoluiu muito, tornou-se seguro, forte entre os postes e muito bom a jogar com os pés.
César: É um grande lateral direito. É rápido, raçudo e muito difícil de ser ultrapassado, muito mesmo.
Fábio: O Fábio tornou-se um jogador muito completo. Tem um poder físico impressionante, muito bom no jogo aéreo, assim como na qualidade de passe, tanto curto como longo. Sempre foi o nosso sustento no meio campo, é um jogador que admiro imenso.
Pedrinho : É um miúdo cheio de qualidade, um dos melhores que pode haver. Se ele trabalhar tenho toda a confiança que chegará ao topo, acredito imenso nas capacidades dele! É muito inteligente a jogar, a movimentar-se e é muito bom ter um jogador como ele na equipa.
Artur: O Artur tecnicamente é muito bom, a sua agilidade impressionante faz dele um jogador imprevisível e capaz de desequilibrar a qualquer momento.
Bessa: Da nossa equipa de juniores era talvez o jogador mais difícil de marcar, porque ele é bastante rápido, tem uma finta muito curta e tanto puxa a bola para o lado esquerdo como também para o lado direito, o que para os defesas é mais complicado .
Preto: É um jogador inteligente, com muita classe, com muita técnica. Tem a capacidade de jogar com os dois pés e depois é muito forte fisicamente. Estando bem fisicamente vai ser certamente um jogador que vai dar que falar, porque tem muita qualidade .
Acho que já estão todos.

Faltas tu...
Prefiro deixar isso para outras pessoas...

Ok... Como foi a integração desse grupo no plantel sénior e a pré-época em geral?
Foi muito boa porque já estávamos identificados com a equipa, fomo-nos conhecendo e tudo correu muito bem. No início andávamos muito ansiosos mas depois fomos estando cada vez mais tranquilos e à vontade, muito por causa da ajuda de todos eles.

Quais as vossas expectativas para esta época? Pessoais e colectivas?
A única coisa que queremos este ano é lutar para sermos campeões da 1.ª Distrital. Acho que a equipa tem qualidade para isso e vamos sempre trabalhar com essa intenção. Quanto a nível pessoal... sou mais um para ajudar a equipa a atingir este objectivo, trabalhando sempre muito e querendo sempre como é lógico jogar sempre que o mister assim o entender .

Acompanhaste a carreira da equipa no ano passado?
Sempre que pude fui ver alguns jogos. Muitas das vezes não ia porque o horário dos nossos jogos nao era compatível com os jogos dos seniores.

E a estreia? Que sensações?
Uii, muitas sensações... A primeira de todas foi a ansiedade, a de querer entrar no campo e jogar! Depois ao entrar em campo com toda aquela gente a apoiar-nos senti um arrepio enorme, mas ao mesmo tempo senti-me orgulhoso por poder estar ali a desfrutar do apoio de todos os salgueiristas . Ao jogar a única sensação que temos é a de luta pelos 3 pontos!

Tens a consciência que inicias-te o campeonato a jogar na posição do jogador mais utilizado do ano passado. Estás ciente que a concorrência pelo lugar vai ser muito forte com o Rochinha?
Claro e é bom que assim seja. Quem tem a ganhar é a equipa e a nós resta-nos lutar e trabalhar para merecer a confiança do treinador semana após semana. Este jogo já passou, agora resta-me trabalhar novamente esta semana para poder merecer a confiança do treinador novamente, porque todos têm qualidade para estar no 11 inicial.

Ter um Sr. Fernando Almeida no mesmo balneário, uma figura histórica do clube, com 41 anos, é intimidador ou uma referência que serve de ancora?
O Fernando só pode ser uma boa influência por aquilo que significa para este clube, pela experiencia que adquiriu ao longo do seu percurso enquanto profissional e isso é uma ajuda preciosa para nós, porque ele é um autêntico professor dentro do campo que nos ajuda imenso.

O ano passado foste treinados por uma figura histórica do clube, Leão, e este ano serão por outra, Pedro Reis. Sentes que trabalhar com gente com referências tão fortes no clube pesa positivamente na tua formação como atleta?
Acho que aprendemos com toda a gente e ser treinado por pessoas que fazem parte da história do clube e que já tem um longo percurso enquanto profissionais só pode ser benéfico para nós.

Sabes a letra do hino do Salgueiros?
Sei sim, é um hino muito bonito, gosto imenso, não fosse ele o hino do Salgueiros.

Queres deixar mensagem final para os adeptos do clube?
Claro que sim. Nós temos o objectivo de sermos campeões da 1.ª Divisão Distrital e de certeza que só o iremos conseguir se contarmos sempre com o vosso apoio incondicional e tenho a certeza que é o que todos os salgueiristas irão fazer... apoiar-nos sempre porque nós lá dentro do campo estamos a jogar por todos os adeptos, por todos os que nos apoiam e o mínimo que lhes podemos dar para retribuir todo o apoio é conquistar o campeonato distrital !
Etiquetas: edit post
2 Respostas
  1. Aníbal Says:

    o Blog? *****. Óptimo trabalho e força Salgueiral!


  2. Unknown Says:

    Parabêns.
    Aqui está a ALMA na sua máxima força.
    Felicidades Moreira


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS