Entrevista colectiva com Artur, Fábio e Pedrinho
Artur, Fábio e Pedrinho são dos 8 juniores do Sport Comércio e Salgueiros que fizeram a transição para o plantel sénior do Salgueiros 08 para a época 09/10, após no ano passado terem assegurado a subida à 1.ª Divisão Nacional de Juniores.
Aqui fica a sua apresentação com respostas às perguntas da habituais a quem chega de novo.

Descrevam os vossos parceiros de entrevista como jogadores.
Artur: Jogo com eles desde os juvenis de 2.º ano, jogam os dois no meio campo, o Fábio mais defensivo e o Pedrinho mais ofensivo, Fábio com uma grande leitura de jogo e Pedrinho com grande qualidade de passe e técnica.
Fábio: O Pedrinho tem bom remate, boa técnica e óptimo a fazer passes em desmarcação. O Artur tem uma excelente técnica e é muito bom no um para um e é um bom finalizador
Pedrinho: O Artur joga há pouco tempo comigo, mas nunca tinha jogado com alguém tecnicamente tão bom, bom na finalização e em lances de um para um. O Fábio tem uma grande qualidade de passe tanto curto como longo e a sua altura e força no meio campo metem muito respeito ao adversário e segurança à equipa.

Agora em nome próprio, qual a posição em que normalmente actuam em campo e qual a que preferem?
Artur: Sou um jogador ágil e com alguma técnica, usada para ultrapassar os adversários. Gosto muito de fazer golos. A minha posição é médio ala, mas actualmente a nossa táctica não tem existência de médios alas, portanto jogo a médio interior...
Fábio: Neste momento jogo a médio defensivo mas a minha posição é médio centro, tenho uma boa visão de jogo, boa qualidade de passe, bom remate e forte fisicamente.
Pedrinho: Eu descrevo-me como um jogador simples, gosto de pegar no jogo, organizar e distribuir, gosto de jogar em contra-ataque e fazer passes em desmarcação. A posição que actuo é médio ofensivo sendo essa também a minha posição de eleição.

Contem a vossa história no clube. Quando chegaram, em que circunstâncias e quais os momentos mais marcantes.
Artur: Cheguei ao Salgueiros com 15 anos, jogava no Senhora da hora e o Salgueiros demonstrou o seu interesse. Desde ai só pensei em ser jogador do Salgueiros, clube com uma grande alma, que faz a diferença dos outros clubes através da entreajuda dentro do balneário, a união é o lema da equipa. Não existem momentos mais marcantes que outros, a não ser todas as vitórias conseguidas, com muito trabalho e humildade.
Fábio: Cheguei ao Salgueiros com 8/9 anos, sempre tive um gosto enorme em jogar futebol e por isso ingressei no Salgueiros. Desde essa altura ate agora não conheço outro clube a não ser o Salgueiros. Os momentos mais marcante foram as subidas de divisão uma nos juvenis e outra nos dois anos de juniores, sendo que numa delas fomos campeões distritais.
Pedrinho: A minha história neste grande clube começou quando tinha 7 anos quando que a minha mãe ligou para o Salgueiros para ir fazer um teste já que eu não parava em casa com a bola. O meu primeiro treino foi em Vidal Pinheiro no campo sintético, sendo o treinador José Viana mais conhecido por Sr. Viana. Fiz um treino e o treinador gostou de mim mas não tinha idade ainda para ser inscrito, fiz uma época só a treinar. Aos 8 anos integrei na equipa em competição. Até aos infantis de primeiro ano permaneci no clube mas na segunda época de infantis e primeira de iniciados joguei pela equipa do Boavista. Passadas essas duas épocas regressei de novo ao clube onde me sentia melhor junto com os meus grandes amigos e grandes jogadores. O momento mais marcante para mim foi nas escolinhas um torneio em Itália - fomos campeões sem sofrer golos e sem empatar nenhum jogo, o momento mais marcante foi a fase final do torneio que foi jogada no Estádio Del Alpi da Juventus. Para além desse as grandes subidas de divisão sempre com a mesma equipa, uma família.

Identificam-se com a Alma do clube?
Artur: Claramente, sempre fomos habituados a não facilitar, como já disse a união do plantel e da equipa técnica é o fundamental, e com a ajuda da nossa GRANDE claque, torna-se tudo muito mais fácil.
Fábio: Claramente. A alma deste clube é o que o diferencia principalmente dos outros clubes, vive-se o futebol e não só muito intensamente e com uma enorme paixão, o que é fantástico.
Pedrinho: Obviamente, todos os jogadores que entram sentem a diferença, mesmo entrando no grupo, o companheirismo de um balneário, o querer de um grupo unido é algo que só alguém com alma salgueirista consegue transmitir.

Digam lá 3 jogadores do passado do Salgueiros que vos tenham marcado ou admirem.
Artur: Deco, Sá Pinto e Abílio.
Fábio: Deco principalmente, Abílio e Sá Pinto.
Pedrinho: Sem dúvida o Deco mesmo só de passagem, Rodolfo Coutinho e João Pedro.

Qual é vossa actividade extra futebol? Ainda estudam?
Artur: Para o ano, em princípio, estou na faculdade.
Fábio: Acabei este ano o 12º com excepção da matemática que vou tentar fazer este ano.
Pedrinho: Acabei este ano o 12 ano.

Têm aspirações a ter uma carreira profissional no futebol?
Artur: Sim, obviamente.
Fábio: Sim.
Pedrinho: Sim, sem dúvida nenhuma.

Descrevam os colegas que subiram convosco aos seniores.
Conhecem-nos bem de certeza e a curiosidade dos Salgueiristas é muita.
Artur:
Freitas - guarda-redes muito seguro com grande estatura, bom entre os postes, mas também nas suas saídas...
Moreira - excelente jogador, muito completo, a sua grande valia é a sua entrega durante o jogo,
César - jogador muito forte tanto defensivamente como ofensivamente, que utiliza muito bem o seu corpo na protecção da bola.
Bessa - médio ala completo, gosta de tirar os adversários da frente com a sua finta curta
Preto - jogador com enorme força física, joga bem com os dois pés.

Pedrinho:
Freitas - uma evolução fantástica, tornou-se um grande guardião, utiliza muito bem a altura que tem
César - um grande lateral direito, o que na nossa equipa era algo que tínhamos de muito bom os laterais, utiliza o seu corpo para protecção de bola, muito difícil de passar, boa qualidade de passe.
Moreira - o melhor defesa esquerdo que já vi, uma grande personalidade dentro de campo, um autêntico companheiro dentro e fora de campo, muito raçudo, sem dúvida um lutador, um ganhador.
Bessa - um estilo muito próprio de jogar, passos muito curtos, com finta curta, rápido, um jogador de difícil marcação.
Preto - jogador possante, boa capacidade física, raçudo e com boa finalização.

Fábio:
Freitas - é um óptimo guarda-redes, ao qual é muito difícil marcar golos principalmente de fora de área.
Moreira – é talvez o jogador com mais raça que já vi, muito difícil de ser ultrapassado no um para um e nunca desiste de nenhum lance, é um excelente defesa esquerdo.
Bessa: é um ala muito rápido e muito bom no um para um, tem uma finta curta que raramente se vê.
César: muito bom a defender, mas também faz boas investidas no ataque e tal como o Moreira não desiste de nenhum lance.
Preto: muito bom a segurar jogo e a transportá-lo para o ataque, e bom finalizador e tem muita técnica.

Esperavam esta promoção aos séniores?
Fábio: Sinceramente, sim.
Artur: Sim, tenho confiança nas minhas capacidades.
Pedrinho: Sim, em princípio sim, o Sr. Pedro ja nos conhece há bastante tempo.

Como é equiparem-se e jogar ao lado do Sr. Fernando Almeida. É mesmo verdade que quando a bola chega dos pés dele parece sempre mais redonda?
Artur: É sempre bom jogar ao lado dum atleta que já esteve ao mais alto nível em Portugal, espero aprender muito com ele.
Fábio: É um óptimo jogador e com o qual espero aprender muito tal como com muitos outros jogadores que jogam no Salgueiros 08.
Pedrinho: Não me posso comparar assim a um jogador que já andou na primeira liga, mas também tenho objectivos, gostava de chegar ainda mais longe, espero aprender muito com ele e sim a bola é redondinha nos pés dele.

Quais as vossas expectativas para esta época? Pessoais e colectivas? Com um grupo que se manteve em grande parte, será certamente difícil agarrar um lugar entre os titulares... ou não?
Artur: Só a vitória nos interessa. Vou trabalhar sempre para encontrar o lugar na equipa principal.
Fábio: Espero subir de divisão e ajudar o mais possível a equipa a conseguir os seus objectivos, será difícil mas vou trabalhar para isso.
Pedrinho: As minhas expectativas para esta época são as melhores, temos um bom grupo, fazemos um bom grupo de trabalho. Pessoalmente claro que me vou esforçar ao máximo para agarrar a titularidade visto que com um objectivo não e fácil ficar no banco, não se pode facilitar em nenhum momento.

O que podem esperar os adeptos do vocês?
Fábio: Muito trabalho, esforço e dedicação,
Pedrinho: Esforço, dedicação, entrega no jogo. Vou fazer o meu melhor
Artur: Muito trabalho, humildade e esforço... coisas muito bonitas com a bola (risos).

Acompanharam a carreira da equipa no ano passado?
Artur: Sim, dentro do possível - grande época.
Fábio: Sim quando foi possível, o último jogo foi espectacular.
Pedrinho: Sim, sempre que pude fui ver os jogos… vi alguns deles.

Estão cientes do apoio que vos espera? Estão prontos para a pressão que este renascimento está a gerar, ainda mais depois de uma primeira época de sucesso?
Pedrinho: Definitivamente, o apoio é fundamental para o ânimo dos jogadores, o apoio muda o estado de espírito dos jogadores.
Fábio: Penso que estou ciente disso, e a mim a pressão só me faz bem, dá-me ainda mais vontade de jogar e mostrar o meu melhor futebol.
Artur: Só temos que fazer o nosso trabalho, as coisas aparecem naturalmente, com o apoio da nossa claque e dos sócios nos vamos lá chegar

Balanço desta primeira semana de treinos? Em termos de exigência, sentiram muito a diferença?
Pedrinho: Eu não senti muito a diferença, visto que ainda estou a recuperar de uma lesão.
Fábio: Penso que foi uma boa primeira semana mas sei que os treinos vão ser ainda mais exigentes daqui para a frente.
Artur: Excelente grupo de trabalho, muita seriedade e alguma exigência, o que é sempre bom.

Encontraram um grupo de alguma estabilidade e a subirem 8 em conjunto a integração terá sido fácil. Como está o grupo que encontraram?
Artur: Um excelente grupo, como já referi, óptimos jogadores.
Fábio: É um grupo muito unido e têm-nos facilitado muito a integração.
Pedrinho: Sim é um grupo fantástico, nada a dizer sobre isso, boa integração.

Tiveram direito a praxe?
Fábio: Não.
Artur: Não.
Pedrinho: Nada disso.
[fica o repto aos capitães para tratarem disso]

E para o Artur e Fabio, que tal o primeiro jogo? Não fora o mito 'penaltis do Tó-Zé' e o Artur teria se estreado a marcar com a fénix ao peito.
Fábio: Foi bom. Já muitos adeptos apoiar no primeiro jogo, só quero que cheguem os próximos.
Artur: Para primeiro jogo, a equipa esteve bem. Tivemos poucos treinos e ainda nos estamos a conhecer, mas já demos a conhecer a nossa qualidade. Sim eu estava confiante na marcação da grande penalidade, no entanto os sócios gritaram pelo Tó-Zé e ele so teve de empurrar para o fundo da rede.

Para quando o regresso aos treinos sem limitações e jogos Pedrinho, alguma previsão?
Pedrinho: estou a recuperar com calma, não quero estragar o que já foi feito, mas a vontade de jogar é cada vez maior.

O ano passado foram treinados por uma figura histórica do clube, Leão, e este ano serão por outra, Pedro Reis. Sentem que trabalhar com gente com referências tão fortes no clube pesa positivamente na vossa formação como atletas? (Isto é espaço aberto para puxa-saco ao mister)
Artur: São treinadores com grande experiência futebolista, habituados a estar e a viver com o Salgueiros. Muito bom e fácil trabalhar com eles
Pedrinho: Já anteriormente fui treinado por Pedro Reis, mas claro é sempre bom trabalhar com gente que já foi profissional.
Fábio: sim penso que a experiência que eles nos podem passar é muito boa para nós, já jogaram os dois na primeira liga e é lá que eu quero chegar.

Sabem a letra do hino do Salgueiros para entoar entre dentes na entrada em campo?
Pedrinho: Sei sim senhor.
Fábio: Sim, acho eu…
Artur: Claro.

Querem deixar uma mensagem para os adeptos do Salgueiros?
Fábio: Que nunca nos deixem apoiar e que esperem um bom ano com sucesso que é para isso que o grupo todo está a trabalhar.
Pedrinho: Não é preciso dizer para não deixarem de apoiar que isso já é normal, mas acreditem na equipa que temos mais que condições para subir.
Artur: Queremos o vosso apoio, não vos vamos decepcionar, vitórias atrás de vitórias.
Etiquetas: edit post
0 Respostas

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS