Foto da Semana XVII
(clique para ampliar)
Tiago Rochinha é um dos ‘heróis silenciosos’ do plantel do Salgueiros 08. É tão somente o segundo jogador com mais minutos jogados (atrás de Monteiro), tendo estado de fora três jogos por castigo, um no banco por opção (CART em casa) e sendo substituído apenas uma vez. Com este nível de utilização percebe-se a confiança ilimitada de Pedro Reis nas suas capacidades, mas ainda assim é curioso verificar que se trata de um jogador com um estilo algo ‘low-profile’, talvez até por ainda não ter marcado nenhum golo, raramente é destacado. No entanto, o que tem faltado de algum destaque individual, Rochinha tem devolvido a dobrar em regularidade. Sempre no lote dos mais esforçados, durante a época viu-se obrigado a apagar-se um pouco individualmente para benefício da equipa. Chegando depois de uma época parado por lesão e com formação e rodagem a ala esquerdo, sempre com pelo menos uma mão cheia de golos por ano, teve que se adaptar e cumprir as funções de defesa lateral. Inicialmente fê-lo à maneira de um ala adaptado: sempre a atacar muito e a destacar-se nos bons cruzamentos (onde é exímio), nem tão bem a defender. Com o decorrer dos jogos a insegurança defensiva da equipa nas alas era notória: o modelo dos três médios muito centrais e pouco basculantes, mais os alas nem sempre atentos às tarefas defensivas, deixavam muitas vezes espaços atrás dos defesas laterais que subiam, Rochinha e Passos. Foram perdidos alguns pontos dessa forma e a equipa cresceu e adaptou-se para suprir essa falha, e com ela também cresceu e evolui Rochinha. Dos dois laterais foi claramente o sacrificado: Passos manteve e até intensificou a sua tendência ofensiva, mas cada vez mais contrabalançada por um Rochinha mais cauteloso e mais recuado no terreno. Rochinha não só se ‘apagou’ um pouco ofensivamente para benefício do colectivo, como teve uma tremenda evolução nos seus predicados defensivos – com o decorrer da segunda volta esteve no bloco defensivo que a cada semana se tornou mais seguro e eficaz, culminando no último terço do campeonato com muito poucos golos sofridos.
Das imagens da época ficam na retina os 3 livres ao ângulo (nas poucas hipóteses que teve para marcar) que não foram golo por mérito de enormes defesas… um golo que Rochinha deve a ele próprio… dispondo ainda de 90 minutos para deixar de dever.
Uma equipa não se faz só de solistas nem de protagonistas – faz-se também de jogadores de colectivo, capazes de centrarem todo o seu esforço para benefício da equipa. Este ano Rochinha foi um destes. Com 21 anos apenas, sobra-lhe tempo para evoluir, agora numa posição que não mais lhe será estranha e ultrapassada que está uma difícil época de paragem por lesão.

(clique para ampliar)
O golo da reviravolta foi importante e decisivo. O que alguns queriam acreditar que seriam favas contadas estava a complicar-se, por uma infelicidade complicada na hora de meter a bola na rede.
Mas o Sr. Fernando Almeida não permitiu que tal se mantivesse mais tempo… Deixou Monteiro sozinho a fazer a protecção da cabeça da área e arranjou fôlego para subir ao flanco esquerdo, receber o passe de classe de Rúben para o espaço vazio e cruzar de pé esquerdo. A bola saiu teleguiada à testa mágica daquele que se deverá consagrar no próximo Domingo como ‘pixixi’ da II Distrital da A.F. Porto (se não há prémio está na hora de inventar um). Heitor meteu-a lá dentro e foi agradecer… e agradeceu de forma absolutamente terna com um Sr. de 41 anos que a cada semana mais joga e menos se exibe. Para Heitor já lá vão 25 golos e com agradecimentos assim, uma das ‘estrelas’ deste Salgueiros 08 mostra ao grupo o reconhecimento que os seus golos são o resultado do trabalho de todos, o resultado das assistências de todos, o resultado do suor do todos… são golos da equipa. É bonito ver festejar assim.

(clique para ampliar)
Se o apoio à equipa tem sido fulgurante durante toda a época, o deste Domingo passado atingiu o nível máximo. Foi de facto empolgante estar nas bancadas daquele Estádio. Claro que os adeptos salgueiristas não têm passado despercebidos à equipa: o treinador Pedro Reis não se cansa de agradecer o seu apoio, a equipa não entra nem sai do relvado sem aplaudir o público e já não é o primeiro nem segundo golo que festejam abraçados aos adeptos.
O Salgueiros está unido e é só um: adeptos e equipa em simbiose perfeita, como só em momentos únicos se consegue alcançar. Adeptos desde crianças de colo até ‘jovens’ de cabelo branco. Estou convencido que as fotos destes momentos serão recordadas para sempre…. Vê-se demasiada alegria para que assim não seja... alegria incontida em cada rosto, em cada olhar, em cada expressão, em cada grito de ‘SALGUEIROS!’.
Estou certo que até agora vivemos momentos únicos, mas ainda mais certo que O NOSSO MOMENTO, chegará agora. Por todo o respeito que merece o nosso adversário, está chegado o nosso dia para festejar.
Estou certo que neste Domingo, com o mundo televisivo a assistir, os salgueiristas vão elevar esta NOSSA equipa e carregá-la em ombros durante 90 minutos - sem tréguas, sem descanso. Estou certo que na Segunda-Feira teremos o mundo desportivo de boca aberta em espanto, principalmente os que insistem em juntar expressões fúnebres e o nome do nosso clube nas mesmas frases.
Estou certo disto, porque NÃO PODE haver NENHUM SALGUEIRISTA alheado do momento que vamos viver no Domingo. TODOS temos que lá estar. Nas bancadas, nos muros, nos telhados ou cá fora. Em Vidal Pinheiro ou na Baixa. No aeroporto ou na Boavista.
Chegou o NOSSO DIA! Chegou a NOSSA HORA!
Há que pegar nas camisolas, cachecóis e bandeiras e ir ajudar a NOSSA EQUIPA a ser CAMPEÃ!
SALGUEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIRRRRRRRRRRROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSSSSSS!!!!!!!!!!!!!!!!
Etiquetas: edit post
10 Respostas
  1. Magalhães Says:

    Parabêns Luís,

    Muito Obrigado por teres criado este blog.
    É aqui que exaltamos o amor por este clube, é aqui que iremos chorar de alegria assim que vencermos o jogo no próximo domingo.
    Está na hora de todos, mas mesmo todos nos juntarmos e gritarmos a uma só voz "SALGUEIROS".
    Estou certo que daqui a uns anos quando jogarmos na 1ª Liga nos vamos lembrar desta época.
    Já faz parte de ser salgueirista o sofrimento, no próximo domingo vou berrar até me doer a garganta SALGUUUUEEEIIIROS.

    Salgueiros até morrer


  2. ACHO QUE DEVIAMOS TODOS REPENSAR O LOCAL DOS FESTEJOS... PARA MOSTRAMOS A NOSSA GRANDEZA DEVIAMOS IR TODOS À BAIXA E COM A EQUIPA NUM AUTOCARRO ABERTO A ABRIR O CORTEJO... 30 MINUTOS A 1 HORA POR LÁ E DEPOIS QUEM QUISESSE CONTINUAVA OU IAM PARA VIDAL PINHEIRO...MAS MOSTRAVAMOS À COMUNICAÇAO SOCIAL QUE VAI LÁ ESTAR EM PESO COMO SOMOS GRANDES...


  3. johnbravo Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  4. johnbravo Says:

    Simplesmente espectacular. Aqui a família Salgueirista pode mostar todo o Amor, Carinho, e Satisfação por ser deste clube único no mundo.
    Adeptos de outros clubes acordem para a vida o SALGUEIROS está aqui, mais vivo que nunca, cheio de pessoas que lhe querem bem, que o querem a judar a crescer e com a força de todos não haverá quem nos derrube. De ponto em ponto, de vitória em vitória até ao objectivo final que é ser Campeão.
    Só faltam 90 minutos, 90 minutos em que 11 / 14 bravos "guerreiros" tudo farão para que outros milhares possam chorar de alegria, mostrando ao país que clubes como este não há mais nenhum. Só mesmo o nosso SALGUEIROS
    Por tudo isto eu sou...
    SALGUEIRISTA ATÉ MORRER


  5. Nelgo Says:

    Durante três anos quando falava do SALGUEIROS, as pessoas mal informadas (Andrades,Lampiões,Remendados) diziam que esse clube tinha acabado,que tinha um lago para a pesca etc. e eu lá ia dizendo que tinha as camadas jovens e que o Salgueiros ainda existia. Hoje o maior gosto que me deu foi andar a dizer a essa gente que o SALGUEIROS está vivo e vão ter o previlégio de ver em directo no Porto Canal um clube que está na última divisão a encher o Complexo Desportivo da Srª da Hora, e a jogar excelente futebol.

    SALGUEIROS SEMPRE


  6. Anónimo Says:

    sempre fui ridicularizado kando falava no SALGUEIROS mas sempre disse ainda vou ver o SALGUEIROS jogar com os seniores antes de morrer e nao foi preciso espera uma iternidade para o ver.
    agora prg mts vezes a essa gente tens k fazer no dominho?
    nao?
    entao gasta 3 euros apanha o metro sai na sr.da hora e vai ver como uma equipa joga a bola por amor a camisola,o SALGUEIROS existe e vai ser CAMPEAO e tas convidado por mim para ires fazer a festa junto com a ALMA SALGUEIRISTA vem ver o amor k temos por este grandioso clube k voces diziam acabou nunca mais se vai ouvir falar.
    para muitos k diziam isso meus srs. engolam as palavras e venham assistir a uma festa nunca antes vista.
    por isto e por muito mais.

    orgulho se ser SALGUEIRISTA


  7. Magalhães Says:

    Posso assegurar que existe neste momento muita gentinha do futebol em Portugal que se questiona de onde vem todo este amor, toda esta paixão, todo este bem querer a um nome chamado SALGUEIROS, meus senhores vem da algo que nem todos têm, vem de cada do fundo e dá pelo nome de ALMA, essa é que nunca nos vão tirar, e vai ser essa ALMA qe nos vai levar aos titulos, a começar no próximo domingo.

    A MINHA VIDA NÃO TERIA SENTIDO SEM O SALGUEIROS
    ISTO É A ALMA


  8. Anónimo Says:

    caro Magalhães nem toda a gente tem o privilegio de dizer eu sei o k é a ALMA eu tenho ALMA eu vibro com ALMA nos SALGUEIRISTAS temos esse privilegio nos SALGUEIRISTAS somos a ALMA k vibra com as conquistas com as vitorias nos xoramos,nos rimos,tudo por amor a um clube k tem pelo nome SALGUEIROS.

    FUI,SOU,E SEREI SEMPRE SALGUEIRISTA.

    AMO-TE SALGUEIROS OBRIGADO POR EXISTIRES


  9. Rubenzz Says:

    O Figo anda a dizer que para o ano nao vai jogar num clube profissional, se ele quizer continuar a jogar com estadios cheio,grandes ambientes,e num clube com historia,so a uma soluçao, e vir para o salgueiros ;P


  10. G Says:

    alguem me sabe dizer como surgiu o Simbolo do Salgueiros 08? È que me parece constrangedor fazer uma rápida busca na internet e surgir o logotipo de um hotel da malásia com o Mesmo Simbolo! Mais constrangedor fica, quando nos apercebemos que o do Salgueiros 08 se trata de uma "recriação" para não dizer cópia manhosa...

    http://www.melakagoodhotels.com/


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS