Ganhar as duas finais
in O Norte Desportivo 17/04/09, Andreia Cavaleiro

Técnico Pedro Reis acredita na subida do Salgueiros08
Ciente de que o Salgueiros08 tem de ganhar os próximos dois jogos, Pedro Reis mantém intacta aesperança na subida dos portuenses.


«Velha glória» do Salgueiros, Pedro Reis pode agora fazer história no Salgueiros08. À semelhança de quase todos os que acompanham o clube, o treinador “acredita piamente” na subida à I Divisão, mesmo que saiba que há outras equipas com as mesmas possibilidades, ou seja, Atlético de Rio Tinto, Vilar de Pinheiro e Pedroso. “Sabemos que foi um Campeonato atípico, porque perdemos pontos onde menos esperávamos, mas continuamos a fazer o nosso trabalho e estamos mentalizados para o facto de que temos de ganhar os próximos dois jogos. Depois, são as contas à português”, sublinha o técnico, a O NORTE DESPORTIVO, acrescentando: “Sabemos que o segundo lugar pode dar a subida. Os objectivos estão, por isso, intactos”. Numa análise ao importante jogo de domingo, com o Pedroso, a contar para a penúltima jornada do Campeonato, Pedra Reis frisa que todos estão preparados para as dificuldades que vão encontrar em Gaia. “O Pedroso é uma das boas equipas deste Campeonato. Joga bem à bola e isso até nos tranquiliza, porque virá ao de cima a qualidade das duas equipas e será, com certeza, um bom jogo”, defende o técnico. No caso de os objectivos do Salgueiros08 não serem cumpridos, e a subida não alcançada, Pedro Reis admite, ao ND, alguma “frustração”, mas apenas e só “pelo grupo de trabalho”. E explica: “A nossa superioridade foi evidente em quase todos os jogos e isso não será recompensado. Pelo clube, não. Já ganhou apenas com o facto de ter conseguido mobilizar tantos adeptos”. Convidado a orientar a equipa aquando da fundação do clube, Pedro Reis recorda que “jamais podia recusar” o repto de regressar ao “clube do coração”. “Quase toda a minha vida foi dedicada ao Salgueiros”, lembra, mostrando o “orgulho imenso” por ficar agora ligado “à história do Salgueiros08”, um clube “espontâneo” que “conseguiu em apenas três meses fazer uma equipa e começar a competir” com êxito. Por isso, há “alento para continuar e cumprir com as metas traçadas”. O treinador não esconde que ainda não foi convidado para continuar no cargo a temporada 2009/2010, mas acredita que o futuro passa pelo Salgueiros08: “Faço parte desta casa. Como treinador ou como roupeiro. Podem contar comigo tanto no banco, como a treinador. Porque tenho a certeza de que este projecto passa por mim. Eu não desisto do Salgueiros”.

Salgueiros08 foi exigência dos sócios
Fim após renascimento seria muito mau
Vice-presidente do Salgueiros08 e «homem forte» do futebol sénior, Vítor Barros mantém inabalável a fé na subida: “Acreditamos plenamente na subida”. Instado a recordar como surgiu a ideia de fazer renascer o Salgueiros, o dirigente recorda que se tratou de uma “exigência dos sócios”, porque estes sentiam “falta da bola ao domingo” e essa, diz, foi a principal vitória “conseguida este ano”. No entanto, admite, todos traçaram “a subida” como meta, ainda que a meta principal tivesse sido regressar à competição com seniores, o que acabou por ser uma “mais-valia nos Campeonatos da AF Porto”, com assistências de “dois mil e quinhentos adeptos todos as semanas”, algo que Vítor Barros não tem dúvidas de que “será mantido, independentemente de o Salgueiros estar na Primeira ou Segunda Divisão”. O dirigente admite que o orçamento foi feito a pensar nos “próximos cinco anos”, para que, nesse tempo, o Salgueiros08 consiga manter os níveis de “competitividade”, porque, frisa, “a pior coisa que podia acontecer era que este clube voltasse a acabar depois de ter renascido”. Vítor Barros sublinha que são os associados, com o “pagamento das quotas, que sustentam o clube”. O responsável pelo futebol sénior deixa, por isso, críticas não só à autarquia, mas também aos outros clubes da cidade. “Nunca recebemos apoio. Sabemos da política da Câmara do Porto, mas estamos tristes com a falta de solidariedade dos outros clubes da cidade”, salienta. Perspectivando o futuro, Vítor Barros não esconde que o Salgueiros08 só existirá “até que o Sport Comércio e Salgueiros tenha capacidade para caminhar sozinho”.

Renato - Carreira termina no final da época
Ex-jogador de Sporting e Leiria, entre outros, foi no Salgueiros que Renato deu nas vistas para o mundo do futebol. Por isso, quando recebeu o convite para voltar a regressar, não pensou duas vezes. “Perante o sentimento que tenho por este clube, decidi ajudar”, recorda. Renato acredita que o Salgueiros08 pode festejar a subida, apesar de o discurso ser cauteloso: “Enquanto for possível matematicamente, temos de acreditar”, frisa. Certo é que este é mesmo o último ano em que Renato sobe aos relvados: “Não jogo mais”.

«Capitão» Eládio - Subir é quase obrigação
O «capitão» do Salgueiros08 é o porta-voz da confiança que reina no balneário, porque todos “acreditam na subida”. Por isso, Eládio sublinha a importância de vencer os dois últimos jogos: “É vital vencer”, admite. O segredo do sucesso está, frisa, no “espírito de sacrifício e união”, recordando que as metas depois de ver o clube “renascer” é “subir de divisão”. O «capitão» não esconde que não subir dará lugar a “alguma rustração”, porque todos sentem que “devem isso aos sócios”, por isso, subir é “quase uma obrigação”.
Etiquetas: edit post
6 Respostas
  1. AS-SUB40 Says:

    ALMA ATÉ ALMEIDA...
    ACREDITAR ATÉ AO FIM


  2. Suevo Says:

    A participação do Salgueiros esta epoca já foi só por si uma vitoria.

    Mas uma equipa com jogadores da qualidade dum Heitor, dum Passos, dum Renato, etc (os restantes que não se sintam ofendidos que não é essa a intenção) só pode mesmo ambicionar o primeiro lugar.

    A confiança é baseada na qualidade da equipa, que tem alguns jogadores que têm futebol para estarem varias divisões acima.

    Os 250 socios e os restantes apoiantes também merecem a subida.

    Quanto ao orçamento, só devemos gastar aquilo que temos, por isso nada de dar passos maiores que as pernas.
    Eu prefiro ter uma equipa amadora e estar na segunda distrital a jogar pela subida do que andar numa segunda B a levar 10-0 por causa de terem sido dados passos maiores que as pernas.

    Temos mesmo que contar só com os 250 socios, não partilho da opinião do Vitor Barros que critica os restantes clubes da cidade, senão vejamos, mesmo o FCPorto está quase falido, e o Boavista se tivesse dirigentes inteligentes já tinha era inscrito uma equipa na segunda distrital deste ano, porque o Boavista actual não tem qualquer futuro. Por isso mesmo é que acredito que o futuro é o 08 e não o clube antigo.

    Quanto ao Renato retirar-se, é uma má noticia, tal como foi muito má e desnecessaria a sua expulsão contra o Vilar, mas os restantes jogadores darão certamente conta do recado.


  3. Unknown Says:

    Nunca mais chega Domingo!!


  4. The_Val Says:

    Concordo que já somos campeões, independentemente de ficarmos em primeiro lugar, ou mesmo de subir. Para primeira temporada, foi um começo excelente, tendo-se conseguido mobilizar grande parte dos salgueiristas e estando até ao fim, na luta pela subida. Se subirmos, então conseguiremos uma proeza ainda mais extraordinária.

    Em relação ao Renato, fico triste pela sua desistência mas compreendo que já esteja farto da vida de futebolista. Está no seu direito e muito fez para nos ajudar. Só temos de agradecer.


  5. Eu aplaudo o que Vítor Barros diz. Acho muito auspicioso - e, sinceramente, não sei se haverá muitos mais dirigentes a dizê-lo - que o orçamento do clube dependenda, principalmente, das contribuições dos sócios (penso que ele junta as duas instituições, mas não tenho a certeza). Apenas não percebo a queixa relativamente a outros clubes do Porto que poderiam ajudar... Está a referir-se a quem em particular? Ao Boavista? Ao FCP? Não acredito que se refira ao Desportivo de Portugal, Progresso, Foz, Cruz, Ramaldense e outros clubes dos distritais. E ajuda em relação a quê? Cedência de instalações? É pena que haja afirmações que fiquem sem concretização.


  6. Magalhães Says:

    Como já foi dito no blog; já somos campeões, pois começamos do zero e hoje temos um Salgueiros com dinamica desportiva, com alternativa para os juniores, com possibilidade de um futuro que só os sócios podem defenir.
    O que lamento imenso é o numero de sócios do 08 (250), com este numero somos um clube do distrital e o que os Salgueiristas querem é um clube honesto, cumpridor mas com ambições de acordo com a nossa história.
    São cinco euros por mês, não acredito que dos cerca de 2000 assistentes por jogo, não existam Salgueristas que poderiam ser sócios, e caros senhores, no mundo globalizado, só com dinheiro podemos construir o futuro.
    Temos jovens como o Monteiro, o Rui, o Pedro , o Passos, etc, com enorme valor, e será necessário dar expectativas a estes jovens.
    Caros Salgueiristas, com 250 sócios não podemos dar grande futuro a estes jovens.
    Espero que a consciência da Alma nos ajude num futuro próximo, pois nem quero equacionar o fim do nosso renascimento.

    Amanhã lá estarei em Pedroso com toda a minha familia para ver o clube que mais amo no mundo.


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS