Foto da Semana XIII
(clique para ampliar)

Miguel não teve uma época fácil no Salgueiros 08. Primeiro não iniciou a época e chegou já com o comboio em andamento. Recebeu a titularidade rapidamente, trazendo algum curriculo por chegar do Santa Clara.
O início não foi totalmente convincente e foi alternando a titularidade com Igor. Algumas falhas de concentração permitiram golos imerecidos aos adversários e iam sendo notórias dificuldades na reposição de bola de bola em jogo.
Muitas vezes conseguia fazer o mais difícil e ter dificuldades no que parecia mais fácil.
Mas Miguel teve o estofo psicológico para dar a volta. Venceu uma das barreiras mais difíceis que um jogador de futebol pode ter que ultrapassar: falta de confiança. Não só a dele, que certamente lhe trazia algum nervosismo acrescido, como perniciosamente também dos adeptos, que só acrescentavam tensão aos seus momentos de intervenção no jogo.
Não é fácil vencer um momento assim mas Miguel conseguiu fazê-lo. Seguramente ajudado pela insistente aposta do treinador, as suas qualidades começaram a sobresair de forma mais eficáz.
Se toda a equipa ganhou segurança defensiva, não tirando o mérito aos restantes jogadores, a solidez de Miguel tem contribuído decisivamente para isso... e os números falam por si: nos últimos 8 jogos que fez, sofreu apenas 1 golo, contra o Vila Chã, e de grande penalidade.
As defesas decididas, decisivas e fulcrais têm-se sucedido, 2 ou 3 vezes por jogo, podendo dizer-se claramente com influência directa nos resultados.
Com o Atl. De Vilar a abrir o jogo: “uma boa troca de bola conseguiu isolar um jogador do Atl. Vilar, que só não marca por mérito de Miguel, que pelo 4.º jogo consecutivo contribui directamente para o resultado com uma defesa óptima, numa situação em que o avançado tinha tudo para marcar. “
Com o Foz defesa logo a abrir o jogo: “Num lançamento lateral uma falha de concentração permitiu ao avançado brasileiro do Foz avançar sozinho nas costas da defesa salgueirista, bastante descaído pelo lado esquerdo. Miguel optou por não sair da baliza e defendeu o remate muito bem para canto”, e outra a chegar ao intervalo” Após uma disputa aérea entre Figueiredo e um jogador do Foz, a bola sobra a saltar para um outro jogador, perto da marca de penalti. Este tinha tudo para fuzilar e assim fez, com Miguel a ter uma estirada fabulosa e a defender a bola junto ao canto da baliza, cedendo canto. “.
Com o Pasteleira com o resultado em 1x0: “Miguel teve a defesa da tarde e talvez a melhor da época, ao defender um remate em volley que iria levar a bola a entrar juntinho à barra por cima dele – respondeu com um golpe de rins impressionante, desviando por cima da barra para canto “; e aos 89' “Figueiredo tenta o corte mas o avançado ganha com felicidade o ressalto e segue isolado para a baliza do Salgueiros – Miguel, novamente decisivo, saiu bem reduzindo o ângulo de remate e depois a fez uma grande defesa garantindo finalmente os 3 pontos desta tarde. “
São alguns exemplos, mas poderiam ser mais. Miguel tem o fardo dos guarda-redes das equipas grandes. Não é chamado muitas vezes a intervir, sendo assim mais fácil chamar a atenção por um falhanço do que por uma sucessão de boas intervenções – normalmente os adversários não criam oportunidades para brilhar 'em quantidade' de intervenções.
Ser decidivo em momentos críticos exige concentração e eficácia total. Miguel tem garantido isso e com isso o Salgueiros tem garantido vitórias.
Se uma equipa se constrói de traz para a frente, o 1.º esteio do Salgueiros 08 está a ter um final de época à altura da qualidade da equipa que representa. Agora é só trabalhar para fazer os últimos 10 jogos da época só com 1 golo sofrido.
Etiquetas: edit post
17 Respostas
  1. IRRIDUCIBILI Says:

    Realmente o Miguel esta a subir nas suas exibicoes e garantir para uma melhor prestaçao do Salgueiros.

    Fica só a correcçao que é o facto de o Miguel ter sofrido o goo de penalti nao do Atl. de Vilar mas sim do Vila Cha.

    Força Salgueiros, nunca caminharás sozinho!


  2. KODIAK Says:

    Grande Miguel!
    Tas numa forma esplendida!
    O meu Obrigado pelo teu desempenho.


  3. Anónimo Says:

    bem meus srs eu lenbro-me do miguel ao inicio e eu dizia mts vezes ao meu pai o nosso salgueiros nao tem keeper.
    bem meus srs nao kerendo tirar o merito aos outros mas o nosso SALGUEIROS hj tem um grande KEEPER força MIGUEL e obrg por representares o meu e nosso SALGUEIROS um bem aja a ti por nos escolheres


  4. Unknown Says:

    O Miguel é um bom exemplo de um atleta lutador, de uma grande resistência psicológica e de grande confiança nas suas capacidades.
    Nunca desistiu de lutar, quando as suas exibições, não estavam ao nível da qualidade e das exigências da equipe.
    Acreditou, trabalhou, subiu os seus níveis de confiança e hoje, é um elemento preponderante para a equipe.
    Sem beliscar o empenho dos restantes atletas, temos que prestar justiça ao Miguel, como um guarda redes que tem ganho muitos pontos para a sua equipe.
    O rendimento da equipe tem subido muito e de facto um dos grandes responsáveis, é o Miguel, que tem evidenciado uma grande subida de forma , uma grande melhoria de qualidade técnica e uma grande auto-confiança, característica essencial dos bons guarda redes.
    Estou confiante que todo o trabalho do Miguel, vai ser recompensado com o título de campeão.
    Felicidades para o Miguel e para todos os nossos atletas.
    Contem com o nosso apoio.


  5. Magalhães Says:

    Vi grandes guarda-redes no Salgueiros, alguns fizeram história, nunca serão esquecidos.
    O Miguel já está na História, como sendo o Keeper do nosso Renascimento, como sendo o Keeper da nossa Alma Salguerista.
    Assim Miguel, já fazes parte da nossa história e com a crescimento desportivo do Salgueiros, também podes crescer connosco e tornares-te o um Keeper histórico no Salgueiros.
    Muito Obrigado pela dedicação.
    Um grande Abraço Salgueirista


  6. Paulo_74 Says:

    Quando todos o criticavam eu avisei para terem calma,já que se notava que o Miguel estava aos poucos a ganhar confiança e a mostrar valor..
    Comparei na altura o que ele passava com o que o Jorge Silva passou e o tempo deu-me razao.
    Força Miguel...


  7. LMM Says:

    ...tal como os inícios periclitantes de Madureira, Jorge Silva, e até Silvino e Pedro Espinha (estes dois que já tinham longas épocas no escalão principal), o Miguel tem demonstrado que a "sina" do Salgueiros é de ter bons guarda-redes e em crescendo de qualidade.

    Força Miguel, Igor e Pedro!


  8. Unknown Says:

    Para mim, o Pedro sempre foi e sempre será o melhor dos 3! Acompanhei-o desde os infantis, sempre com a Alma bem viva em todos os jogos e acho uma tremenda injustiça nem uma oportunidade lhe darem ... até porque quando jogou, respondeu à altura ... relembro o 1º torneio do Salgueiros 08 em que nos deu a passagem à final, quando defendeu 3 penaltis!

    FORÇA PEDRO


  9. KODIAK Says:

    Definitivamente não me enquadro com o tom que se pretende neste blog!

    Qual a razao para terem eliminado o(s) meu(s) comentário(s) reprovativo(s) sobre as insinuações feitas pelo Falcon sobre a honestidade, merecimento e dignidade com que o nosso GRANDE guarda redes defende a nossa baliza?

    Andam a destabilizar a equipa e agora já querem destabilizar os adeptos?

    Luis, a vida é feita de opiniões e contra opiniões, boatos e bocas,contos e ditos,etc...temos de viver com eles!

    Será que temos todos de ser muito cordiais,passivos ou até mesmo submissos quando não concordamos com o que é dito,feito ou insinuado?
    O "politicamente correcto" já tem quase trinta anos e está fora de moda.

    Estamos a falar sobre Futebol, sobre um Clube que faz parte estruturante da personalidade de muita gente da minha geração, sobre uma ALMA que nos assola o coração desde que fomos pequeninos ao Salgueiros.

    Não estudei num seminário,nunca quis ser politico e tenho poucas habilitações para ser um "yes-man".Sou psicologo e amo o Salgueiros.

    Fico-me com esta citação:
    "Arrependo-me muitas vezes de ter falado, nunca de me ter calado " (Públio Siro)

    Abraço


  10. lfg Says:

    Viva,

    Foi eliminado um comentário por não respeitar as regras do blog. As respostas a esse comentário (como já aconteceu no passado) foram também eliminadas não por terem algum problema mas por perderem sentido para quem não leu ou pode ler o comentário original.


  11. The_Val Says:

    Nota-se uma grande diferença entre o Miguel da primeira volta e este. Mais confiante, mais decidido e isso nota-se em campo.

    Tem ainda de evoluir alguns aspectos, como a resposta aos cruzamentos e até o comando da área, mas já é um guarda redes de confiança.

    Força Miguel, continua a trabalhar e acredita em ti.


  12. Parabéns ao Miguel por ter conseguido ser o guarda-redes que este Salgueiros precisa. Se ao início era o exemplo do que um guarda-redes não devia ser ele é agora o exemplo do que um guarda-redes deve ser: corajoso, com personalidade, confiante, trabalhador e com feeling. Não tenho dúvida nenhuma que é um dos responsáveis por o Salgueiros estar neste momento ainda a lutar pelo campeonato, foi indispensável na última dezena de jogos. Força Miguel!


  13. Unknown Says:

    Boa tarde caros Salgueiristas, venho desde já agradecer as vossas palavras,pois para mim sao muito importantes.
    Espero que acreditem sempre na equipa ate porque no final lá estaremos todos juntos a comemorar a subida que tanto vos queremos dedicar.
    gostaria so de esclarecer um ponto que aqui foi referido anteriormente.
    Eu tinha mais uma epoca de contrato com o santa clara com a vinda do senhor vitor pereira nao contavam comigo para fazer parte do plantel.
    Do Santa clara fui diretamente para o Maia que semanas mais tarde encerrou o futebol senior, foi quando o director desportivo o SR. Mario Reis me encaminhou para o salgueiros.
    (nunca treinei no rabo de peixe como foi dito anteriormente ).
    FORÇA SALGUEIRISTAS domingo esperamos que aparecam em força para mais uma importante final.
    Obrigado a todos Miguel Pinto.


  14. lfg Says:

    Viva Miguel,

    Obrigado pela participação.
    Ideal ideal para te conhecermos melhor era enviares um email com os teus dados para actualizar o teu perfil, na secção plantel.
    Ficava agradecido.

    Abraço e vamos ganhar a Pedroso.
    L.


  15. André Says:

    força miguel.voçes no domingo vao ver a força dos adeptos salgueiristas...eu e muitos mais adeptos la estaremos para vos apoiar...
    Es um grande guarda redes, e isso tens mostrado nos teus ultimos jogos.Força miguel tamos todos contigo e com restante equipa.. Nos acreditamos em voçes


  16. KODIAK Says:

    Grande Miguel!
    Domingo lá estaremos todos para apoiar a equipa rumo à vitória!
    Não ligues as vozes da "concorrencia"..só querem destabilizar!
    Essa historia do rabo de peixe deve ter sido um fetiche sexual de quem o escreveu...


  17. Magalhães Says:

    Miguel;

    O nome Salgueiros tem uma história enorme, seja o Sport Comércio ou o SCS08, vestir a nossa camisola é vestir um manto SAGRADO com quase um século de glória, aonde se representa um fracção importante da história da cidade do Porto.
    Sim, porque ser portuense também pode passar por vermelho, vermelho do Salgueiros.
    Dou-te os meus parabêns, e com toda a sinceridade és digno de vestir o nª1 do nosso manto sagrado.
    Boa sorte para domingo, e espera por Nós, pois lá estaremos, alguns milhares que amam a camisola que vestes.
    Abraço Salgueirista


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS