Salgueiristas - 4
Nome: Ricardo Santos (Alminha)
Idade: 28
N.º sócio SCS: 1967
Anos de sócio SCS: 17
N.º sócio SCS08: --
Profissão: Empregado de Armazém
Foto:

Quando começou a acompanhar o Salgueiros?
Se a memoria não me atraiçoa acho que foi a partir da época que o Salgueiros subiu em Espinho. Tinha eu cerca de 8 ou 9 anos.
Como se tornou salgueirista ou começou a acompanhar o Salgueiros?
Tinha (e ainda tenho) um vizinho que mora no meu prédio, que por coincidência também se chama Ricardo é mais velho que eu 5 anos. Na altura que mencionei na pergunta em cima (89/90) comecei a ir com ele ver os jogos em casa. Ele dava-me a mão e eu entrava como se fosse irmão dele e não pagava bilhete. No final dessa época decidi meter-me sócio e também comecei a ir ver os jogos fora. O método era sempre o mesmo. Eu de mão dada com ele a fazer-me passar por irmão. Foi a partir dessa altura que o Salgueiros começou a ser o clube do meu coração.
Qual o seu jogador do Salgueiros favorito de sempre e porquê?
De todos que vi passa evidenciaram-se 2, mas, um mais que outro. Um deles é o Sá Pinto. Admirava-o pelo seu espírito de sacrifício, aliás marca que fez dele uma figura incontornável no Sporting. O outro jogador é o Nikolic. Eu era ainda um miúdo quando ele jogou no nosso clube, mas lembro-me dele como sendo o verdadeiro artista da bola. Uma classe como poucos e um toque de bola fantástico. E aqueles lançamentos que eram autênticos cantos, quem não se lembra? :)
Qual a sua equipa do Salgueiros favorita de sempre e porquê?
Penso que foi a equipa da época 95/96 treinada pelo Carlos Manuel, em que não fomos à taça UEFA porque o Abílio falhou um penalti já nos descontos. Fizemos uma época fantástica e inclusive ganhamos ao Benfica na Luz e ao Porto nas Antas.
Qual seria a sua equipa de sonho (de 1 a 11, podendo incluir treinador e 5 suplentes) de todos os jogadores que já passaram pelo clube?
1 – Pedro Espinha
2 – Milovac
3 – Renato
4 – Pedrosa
5 – Nelson (ex Sporting e FCP)
6 – Carlos Ferreira ou Luis Manuel
7 – Edmilson
8 – Nikolic
9 – Deco
10 -Jorge Plácido
11 – Sá Pinto
Suplentes: 12 Madureira ou Jorge Silva, 13 Jorginho, 14 Abilio, 15 Tulipa e 16 Basilio
Treinador: Mario Reis (um grande Salgueirista)
Roupeiros: Manel Pedrosa e Picasso
Relvado: Lourenço
Qual o melhor golo que viu o Salgueiros marcar?
Penso que me vou repetir, mas na minha opinião este não é apenas o melhor golo que vi o Salgueiros marcar, mas sim os dos melhores golos que vi até hoje no campeonato português. Foi aquele celebre golo do Pedrosa num jogo em casa contra o Guimarães. O Marco Cláudio levantou a bola ao estilo futebol de praia e o Pedrosa rematou de primeira fazendo a bola entrar no ângulo.
Maior loucura feita pelo Salgueiros?
Qualquer coisa que seja que se faça pelo Salgueiros não considero loucura. Mas uma coisa que me lembro ter sido surreal foi quando o Linhares foi destituído e a claque candidatou-se à presidência do Clube. A mim cabia-me a função de presidente do conselho executivo….vejam lá..ehehehh
E qual a maior loucura que estaria disposto a fazer?
Nunca pensei bem nisso, mas acho que era capaz de fazer algumas. Se contar com os jogos que fui de directa completamente alcoolizado, aí já fiz umas quantas loucuras.
Não tenho feito ultimamente (finalmente ganhei juízo) mas se fosses preciso fazer novamente fazia.

Melhor e pior momento vividos com o Salgueiros?
Melhor: ida à taça UEFA
Pior: Claramente quando recebi a noticia a dizer que tínhamos descido administrativamente para a 2º divisão B. Lembro-me como se fosse hoje. Nessa mesma noite eu e mais alguns amigos da Alma Salgueirista fomos directamente à sede do clube e exigimos explicações ao antigo presidente que era o José António Linhares.
Colabora ou já colaborou com o clube de alguma forma (como atleta, dirigente, colaborador pontual, tentando angariar sócios, etc)?
O meu maior contributo sempre foi com o apoio. Foi isso que sempre fiz desde os meus 10 ou 11 anos e como membro da Alma Salgueirista é isso que tenciono continuar a fazer. Sempre que as pessoas que estavam à frente dos destinos do Salgueiros precisaram da minha colaboração sempre encontraram em mim total disponibilidade. Quando foi preciso ajuda na campanha que levou à destituição do Linhares eu colaborei arduamente, desde a colocação de cartazes na rua a anunciar as eleições, até à candidatura da Alma Salgueirista à presidência do clube.
Concordou com a criação do Salgueiros 08?
Concordei plenamente. Penso até que este tempo de interregno foi benéfico para o clube, uma vez que permitiu com que o clube voltasse a ganhar a credibilidade que sempre teve antes da derrocada começar. Se o futebol voltasse no ano seguinte provavelmente iria ser um fracasso, pois o clube tinha perdido toda a confiança quer dos sócios, quer dos credores e mesmo da comunicação social.
Assim da maneira como foi feito voltamos em grande e com um enorme impacto quer na massa associativa quer na comunicação social.
Que modalidades acompanha no Salgueiros e Salgueiros 08 e com que frequência?
Acompanho o futebol sempre que me é possível. Já fui mais regular do que aquilo que sou actualmente, mas pelo menos de 15 em 15 dias vejo um jogo. Acompanho também o pólo aquático sempre que tenho possibilidade. Estive presente em todas as finais dos primeiros 11 títulos.
Acredita que a equipa de futebol sénior do Salgueiros 08 vai subir de Divisão?
Claro que sim. Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.
Acredito muitos nestes jogadores, e tenho a certeza que darão a todos os salgueiristas uma enorme alegria.
Qual o seu jogador preferido da equipa actual do Salgueiros 08?
São todos :) , para mim eles são todos uns heróis, mas tenho consciência que o Heitor, o Monteiro, o Fernando Almeida e o Ruben tê uma papel preponderante na equipa.
Que expectativas tem para o futuro do Salgueiros?
Nesta fase da vida do clube, as expectativas têm se ser bem medidas. Estamos a passar por um novo começo e não podemos exigir muito. É obvio que gostaria de ver o salgueiros voltar aos campeonatos nacionais, mas penso que tem de ser tomado um passo de cada vez para não cairmos nos mesmos erros do passado.
A minha maior expectativa neste momento é que consigamos subir de divisão.
Dê uma ideia inovadora (mas concreta e realizável) para melhorar o clube.
Uma das ideias que eu e muitos amigos da claque sempre tivemos já foi aqui dita. Era a criação de uma sede social onde os sócios se pudessem juntar à semana ou ao fim de semana antes e depois dos jogos. Certamente iria unir muitos mais os salgueiristas.
Quer deixar uma mensagem para a equipa e/ou para a Direcção do clube?
-
Costuma visitar o blog Salgueiros08? Com que frequência?
Costumo vir todos os dias e mais do que uma vez por dia. Isto passou a ser o meu principal vicio. Luís parabéns pelo excelente trabalho que tens feito em prol do Salgueiros e de todos os Salgueiristas.
Se eu jogasse no Salgueiros...
Era sem duvida o jogador mais feliz do mundo, mas como os meus pés são autênticos tijolos e só servem para subir autocarros, as pessoas da bancada tinham de ser por a pau pois eu iria ser um perigo eminente.
Se eu fosse Presidente do Salgueiros...
Isso nunca aconteceria. O meu lugar é na bancada junto à Alma salgueirista a gritar e a vibrar e meu clube.
Etiquetas: edit post
15 Respostas
  1. PSG Says:

    Isso de dar graxa ao autor do Blog com a Tshirt dos Pearl Jam não está com nada :)


  2. loooooooooool

    Por acaso foi nem foi de proposito :p
    Mas nao duvido nada que os olhos do Luis até tenham brilhado quando viu a foto..eheheh


  3. c'est la vie Says:

    so pela camisola diz tudo :D

    melhor banda do Mundo: Pearl Jam


  4. lfg Says:

    "c'est la vie disse...

    so pela camisola diz tudo :D

    melhor banda do Mundo: Pearl Jam
    "

    felizmente ainda há muitos comentários de valor neste blog.
    a lucidez do camarada 'c'est la vie' merece uma menção honrosa


  5. RS Says:

    Com tanto fã Salgueirista, o Vedder já não tem desculpa para não aparecer no Sra da Hora!

    Um abraço para o Alminha.


  6. FamilyMan Says:

    Mas este gajo consegue ser mais feio do que os irmãos de Pulga!!!


  7. Olha lá ò pulga junior, eu sei que nao sou uma estampa, mas tu tambem nao ficas atrás...lol...

    Quanto aos Pearl Jam, são sem duvida a melhor banda do mundo, mas o Luis sabe disso bem melhor que eu..eheheh

    Por falar em Pearl jam, Luis tenho de te requisitar uns dvds :D

    Ricardo podes crer que o Vedder nao se importaria de ir à Srª da hora beber umas malgas de maduro tinto..eheheh

    Força Salgueiros...e já agora Pearl Jam tambem.

    No proximo sabado vamos dizer " we still alive" :)

    Força Salgueiros!!


  8. BoyGenius Says:

    Esta conversa faz-me lembrar uma das minhas músicas favoritas dos Pearl Jam: rearviewmirror (http://www.youtube.com/watch?v=8Fxk2JrZgvA)


    ... vai ser já este fim de semana que vamos ver o CART pelo "espelho retrovisor"... bem atrás de nós!!! ;)


  9. Boa deixa :)

    Eu deixo aqui a minha "wishlist"

    Este sabado, um golo do Ruben, um do Alex e um do Monteiro.

    No proximo contra o CART, 2 golos do Heitor, mais 2 do Fernando Almeida e mais 1 do Ruben, assim até ficamos em vantagem para a primeira mão :D


  10. PJóia Says:

    Grande alminha e estavas tu para ser meu colega de direção no Salgueiros...lol,salgueiristas como tu não existem muitos,abraço.


  11. Nuno Miguel Says:

    Quero um autógrafo da proxima vez que te vir, agora que és famoso....ehehehehehehe


  12. Paulo_74 Says:

    Um Beijo do tamanho do Mundo para o meu Camarada,por tudo que passamos pelo Nosso Sport Comercio e Salgueiros e por tudo que ainda vamos curtir com o Sport Clube Salgueiros 08..


  13. Sandra Says:

    Este tinha de comentar!!! Infelizmente a minha disponibilidade não é muita, mas o meu amigo Alminha merece!!!

    Nem era preciso te identificares para saber que tinhas sido tu a responderes!!! eheheheh

    Bem, o Alminha é daqueles salgueiristas que realmente me lembro de ver a acompanhar o scs desde sempre!!!! :) Ele e a sua gargalhada inconfundível.

    Luís, já to disse mas volto a referir: Parabéns pelo excelente trabalho! Vê-se logo que não és professor para teres tempo para isto!!!! AHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAH

    Aqui a professora vai tentar deixar de ser desnaturada e responder ao inquérito!!! E a família Costa também. Faltam as fotos equipados a rigor!!:)

    Beijinhos para todos os salgueiristas (sim Luís, deixei-me das beijocas, de facto era algo infantil! :)


  14. Ola girl keeper :)

    Obrigado pelo comentário.

    Realmente a vida de professora é das melhores que hà, pelo menos tempo nao te falta :P

    Beijinhos


  15. camapaco Says:

    Se quizerem podem consultar 2 blogs e deixarem o vosso comentário de salgueiristas como eu.

    http://unidosaosalgueiros.blogspot.com/


    http:myspace.com/camapaco

    e....

    divirtam-se.


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS