Quão difícil é ser campeão?
O Regulamento do Campeonato da Campeonato Distrital da II Divisão da A.F. Porto diz o seguinte: sobe à I Divisão o Campeão mais as equipas necessárias a prefazer 18 equipas.
O Campeão é apurado em 2 jogos (ou 3 se necessário), entre os 1.ºs classificados das 2 séries.

Será então interessante verificar, em média, o que é necessário para ficar em 1.º da Série e garantir presença na final.
O que se tem verificado este ano é um grande equilibrio no campeonato, com 4/5 equipas sempre bem posicionadas, a perder muito poucos poutos.
Vamos atentar ao que aconteceu nas últimas duas épocas:


Tendo em conta a diferença no múmero de equipas chegamos à conclusão que o campeão ganhou 84% dos pontos disponíveis, num caso com apenas 4 empates e 1 derrota e no outro com 3 empates e 2 derrotas, o que são de facto muito poucos pontos perdidos.
Nota também para verificar que em ambos os anos só o 2.º classificado ficou relativamente perto, a 4 ou 10 pontos. Os 3.ºs ficaram já a 14 e a 20 pontos do 1.º.

Para este ano se conseguir a mesma percentagem de conquista de pontos (84%) são necessários 70 pontos, ou seja, perder apenas 14 pontos. Por outro prisma, restam ao Salgueiros 08 8 pontos 'perdíveis', equivalentes a 2 derrotas e 1 empate ou 4 empates por exemplo.
Para se ver a outra luz as duas primeiras jornadas deste ano, o Salgueiros 08 nessas 2 jornadas, que apenas significam 7% do campeonato, desperdiçou quase metade, mais precisamente 43%, dos pontos que teoricamente pode perder para ser 1.º.

À luz destes números, infelizmente só disponíveis para as duas épocas anteriores, verificamos um campeonato que se torna 'curto' para qualquer recuperação, dada a pouca frequência de falhas das equipas principais.

Por outro lado as boas noticias... Na última época por exemplo, subiram duas equipas de cada Série.
Este factor da subida das equipas necessárias a prefazerem 2 séries de 18 equipas na I Divisão Distrital, fica sempre dependente do número de equipas da A.F. Porto que desce do Campeonato Nacional da III Divisão, que devido à especificidade da sua organização por zonas, nem sempre é o mesmo. Portanto, as subidas adicionais só são conhecidas no final da época.

PS: dados classificativos obtidos em http://fut-porto-distrital.blogspot.com/ e fica um agradecimento ao Artur Moreira pelo esclarecimentos regulamentares.
2 Respostas
  1. Eládio Says:

    excelente trabalho...


  2. Face a esta análise e conclusões, definitivamente, devemos continuar a encarar cada jogo como (quase) decisivo, por exemplo, com a garra com que se fez face ao São Romão há umas semanas! Esse foi um daqueles jogos em que a determinação colectiva fez toda a diferença, num jogo à partida complicado pelas condições do terreno de jogo, embora o adversário fosse o último da classificação. Os nossos adeptos farão o seu trabalho de incentivo, com a certeza de que, de facto, este campeonato não são "favas contadas". Quanto aos adversários mais próximos (afinal de contas não jogamos sozinhos, não é?), esperemos que, aqui e ali (como sucedeu no fim de semana passada com o Rio Tinto), vão cedendo pontos. Porém, creio que a nossa equipa tem crescido imenso e tem capacidade para dar toda a luta em cada jogo.


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS