Futebol salgueirista renasceu também no feminino
in Jornalismo Porto Net 24/11/08, Catarina Morais

(clique para ampliar)

Atletas acreditam que vão vencer os "preconceitos" e "chamar pessoas ao campo" para as ver jogar.

O Sport Comércio e Salgueiros, nome famoso do futebol profissional portuense que atravessa uma dura situação financeira, tem agora um descendente: o Sport Clube Salgueiros 08 já dá cartas no futebol, tanto masculino como feminino.

O "velho" Salgueiros está impedido de inscrever jogadores seniores e de formar equipas profissionais. Esta situação levou à criação do Salgueiros 08, este ano. Para além da equipa sénior masculina (que o antigo Salgueiros já tinha), a grande novidade prende-se com a criação de um plantel de mulheres, orientadas pelo treinador Nuno Correia.

Rita Lima, uma das capitãs de equipa e jogadora experiente, confessa que este é o "mundo a que pertence" e exalta a atitude dos responsáveis salgueiristas, que, sabendo da dificuldade que é integrar o futebol feminino nos clubes profissionais portugueses, dão assim vida ao sonho de muitas raparigas entre os 13 e os 36 anos.

"A alma salgueirista vai renascer"

"Há craques na equipa e jogadoras ambiciosas. Este projecto vai ser muito benéfico para o clube. O Salgueiros quer reanimar-se e reafirmar-se no panorama nacional. É começando com passos pequenos que se vai conseguir dar os maiores", frisa Rita Lima.

A ideia nasceu através de contactos entre membros da direcção e departamentos técnicos do Salgueiros e ganhou força com a ambição e investimento por parte da equipa e clube, que abriu portas ao sector feminino no futebol de onze.

"É complicado nós [raparigas] jogarmos futebol em Portugal porque ainda há muitos preconceitos. Mas acredito que vamos conseguir ultrapassar isso e chamar pessoas ao campo para nos ver jogar. As meninas do Salgueiros 08 querem dar vida ao futebol feminino e fazer renascer a alma salgueirista e os sócios estão connosco", diz Rita Lima.

Resultados prometedores

O primeiro jogo do Salgueiros 08 na versão feminina foi um teste duro para as atletas, mas ultrapassado com sucesso. Na recepção ao Freamunde, uma das equipas mais fortes da zona Norte, conseguiram arrancar um empate a um golo.

A segunda jornada mostrou debilidades de quem começa, com uma derrota com o Vila Verdense, mas no último sábado, no campo do Rio Tinto, o Salgueiros’08 venceu e convenceu com três golos a zero frente ao Frazão. A próxima partida disputa-se fora, dia 29, contra o Armil.

2 Respostas
  1. pereirarjr Says:

    Óptima reportagem! Fico muito satisfeito pelo resultado do último jogo, mas, acima de tudo, um clube como o nosso, que frequentemente se diz apoiante histórico da democracia e do progressismo, contribua para a transformação social mais igualitária e menos patriarcal/machista no país. Isto é tanto mais relevante sabendo do gigantesco peso sócio-político que o futebol tem em Portugal. Quem sabe, o futuro da base social do Salgueiros passe por este tipo de iniciativas, que passa pelo alargamento das actividades a "novos" sectores da sociedade. Acho este tipo de orientação, não só mais dignificante, como estrategicamente mais sustentável do que, por exemplo, a aplicação de cotização "para senhoras" mais baixa que o preço em relação aos homens, como fazem muitos clubes (sem que haja, aparentemente e de resto, particular sucesso financeiro para os mesmos...). Onde fica Armil?


  2. Agradecemos, quanto mais pessoas pensarem assim mais probabilidade temos que alterar um pouco esta tendência, friso, um pouquinho!

    Armil é em Fafe.

    Dia 6 DEZ jogamos em casa, o jogo será ou no atlético clube de rio tinto ou em gulpilhares.

    http://salgueirosfeminino.hi5.com

    Obrigada.

    Rita Lima


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS