in JN 09/05/09, Norberto Sousa
O Aliança de Gandra é um exemplo vivo que vale a pena apostar na formação. Com um plantel formado por 90% de jogadores oriundos das camadas jovens, em que a média de idades ronda os 21 anos, o clube do concelho de Paredes sagrou-se campeão da Série 2 da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol do Porto.
A fórmula para o sucesso começou a ser ensaiada há cerca de seis anos, altura em que Eduardo Carvalho começou a juntar os pequenos craques da zona para formar uma equipa de iniciados. Ao longo dos tempos o plantel foi trabalhado, e cirurgicamente retocado, sob a orientação do actual treinador da equipa sénior, e os resultados estão bem à vista.
"Não estava nada à espera de ser campeão. Com o desenrolar do campeonato as vitórias foram aparecendo, a equipa foi ganhando outro tipo de motivação e, com todo o mérito, conseguimos este brilharete", realça, orgulhoso, Eduardo Carvalho, que, além de treinador, é o presidente do clube.
"A falta de verbas faz com que seja necessário que tenhamos de dedicar mais do que uma função", explica sem rodeios, o homem que representa o clube há 30 anos.
"Somos um clube em que os jogadores jogam por amor à camisola. Aqui, ninguém ganha dinheiro e, perante tal cenário, este feito tem um significado ainda maior", analisa Eduardo Carvalho, que, juntamente com a restante direcção, tem a missão de fazer sobreviver o clube com um orçamento de 60 mil euros.
O treinador/dirigente mostra-se confiante na subida de divisão com a conquista da Série 2, mas, para que não restem dúvidas sobre a promoção, centra todas as atenções em vencer o Salgueiros. "Não conheço a equipa do Salgueiros, mas para se ter sagrado campeão tem que ter valor. É uma final que ansiamos e na qual vamos dar o máximo para que consigamos provar que somos melhores", garantiu, confiante. O primeiro jogo da final está marcado para o dia 17 no Estádio do Rebordosa, local escolhido pela direcção do clube para receber as muitas centenas de adeptos esperados para assistir ao encontro.
"Se conseguirmos subir temos a garantia que vamos jogar no novo Complexo Desportivo, que se encontra em construção. Isso seria um passo fundamental para o crescimento do clube, pois não temos condições para continuar a ter em actividade todos os escalões de formação mais a equipa sénior. Não podemos continuar a ter três equipas a treinar ao mesmo tempo e no mesmo campo", fez notar, resignado, Eduardo Carvalho.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Apesar de metade das equipas da série 2 ter acabado separado por apenas 6 pontos, dando a impressão que o campeão da série não é muito competitivo (das primeiras seis equipas teve o maior número de derrotas, 6), é preciso ter todo o respeito por este adversário. Se acabou em primeiro, é porque tem valor. Nunca os vi jogar, mas, ou muito me engano, ou será uma mistura de Rio Tinto com Cruz...
Alguem sabe do resultado de hoje?
Salgueiros 3-1 Varzim
Juniores subiram
eheh..para o ano é para ser campeao nacional...eheh..e ja agora os Seniores?
Os seniores só jogam amanha
Quanto a serem campeões para o ano, temos que ser realistas, os adversarios serão muito mais fortes que este ano, Porto, Braga, Guimarães, Leixões,etc.
O excesso de confiança só pode beneficiar o nosso adversário. Tal como outras equipas com quem jogámos, de certeza que vão fazer o jogo da sua vida. Portanto, nós que criticámos outros que também já eram campeões antes do tempo, não vamos agora fazer o mesmo. Os jogos não se ganham antecipadamente. Por isso, temos de ter atenção a uma equipa, que se venceu a sua série, tem de ter valor.
Mesmo sendo Salgueirista, os meus parabéns a estes carolas da bola, pois (sem estes faz tudo)não teriamos tantas equipas neste escalão da Distrital, Treinadores, Jogadores, e Presidentes, não faltam aos clubes endinheirados, e mesmo assim para atingirem os obejectivos utilizam métodos que ultimamente tem envergonhado o nosso futebol, seguindo por caminhos escuros e pouco transparentes, estes homens a que chamo carolas, fazem-no pelo amor ao seu clube de maneira gratuita e desinteressada em prol de uma comunidade, estes sim são os verdadeiros profissionais da bola de quem nos devemos orgulhar, mesmo tendo outro clube do coração, para mim tem mais valor ser Campeão da Distrital do que do Nacional, o primeiro é esforço, amor, e umas sandes no fim do jogo, o outro é mentira compadrio e Euros. Parabéns a estes dois Clubes e que o Salgueiros Seja Campeãoooooooooooooooo
O Salgueiros é mais do que favorito, mas é claro que vai ter que o demonstrar em campo.
Reparem que o Salgueiros teve 3 derrotas em 28 jogos.
O Gandra teve SEIS derrotas em 20 jogos.
Os numeros do Gandra são mediocres, 39 golos marcados e 30 sofridos em 20 jogos.Nós marcamos 77 e sofremos 23 em 28 jogos...
Temos sem duvida qualidade para os vencer, agora há que demonstra-lo em campo porque não existem vitorias antecipadas.
Passei ontem pelo local onde se vai realizar o jogo, e digo, é um campo espetacular, muito espaçoso no interior, e no exterior, com 3 bancadas cobertas, muito sitio para estacionar, e uma vista admiravél. Mas dá para ver que é bastante maior que o da Senhora da Hora, fasendo lembrar um pouco o campo do Paradela por ficar numa pequena encosta. Um Abraço com muita Almaaaaaaaaaaaa.
Os juniores jogaram muito bem. Pelo que me parecia aquela era a equipa de 1ºano do varzim,ainda assim e muito bom.
A 3 ou 4 jogadores que teem lugar no plantel senior,o def esquerdo, um do meio campo alto cabeludo lol o num.10...
Com a subida dos nossos juniores a 1ºnacional,seria imperial para o ano os seniores jogaram somente ao domingo,para a equipa para o ano se conseguir manter na 1º seria importante ter tambem o apoio do publico,nao falem em ser campeoes porque a 1ºnacional de juniores e extremamente equilibrada,conseguir manter la em cima era muito bom.
Não assisti ao jogo do júniores, mas fico muito contente.
Duvido que se venha a jogar ao domingo, pois continuar-se-á a jogar na Senhora da Hora (como vem dito na reportagem do jogo amigável contra o Senhora da Hora)...