S.C.S. 08 x BAIÃO 0 3.ªJornada: Crónica de jogo
Tarde cinzenta de Outono para o primeiro jogo do Salgueiros naquela que será a sua casa esta época. Muita agitação inicial nas bancadas devido às medidas da Direcção de separação de sócios e adeptos que acalmou de imediato com o início do jogo.
O Salgueiros entrou sem alterações no onze inicial, num 4-4-2 clássico, com os laterais a tentarem subir e compensar a falta de extremos de raiz e, ao contrário do jogo anterior, a jogar muito lento e sem fluidez, sempre muito pelo meio e sem soluções para desmontar o bom posicionamento defensivo do Baião. O Baião também desde cedo mostrou ao que vinha, com uma linha de 4 defesas e 5 médios, com a principal tarefa de defender, e um avançado entre os centrais a aguardar lançamentos longos. Numa primeira parte em que as oportunidades escassearam, foi o Baião a causar maior perigo logo aos 4’ com o seu avançado solitário a ganhar a bola divida sobre Monteiro, com toda a defesa a reclamar falta, e fazer um chapéu a Ivo que saiu ligeiramente acima da barra. O meio campo Salgueirista tinha grandes dificuldades em ultrapassar as duas linhas defensivas do adversário e raramente chegava à grande área. Só o conseguiu com algum perigo por volta dos 20', primeiro com Pinheiro a levar a bola à linha, a combinar com Orriça que assistiu Quim a rematar para boa defesa do guarda-redes do Baião e, logo a seguir, numa das poucas combinações rápidas de contra ataque, em que a bola lançada por Pedrinho chega a Orriça que remata para nova boa defesa. Ainda antes do final da primeira parte o Baião volta a ameaçar, com um lançamento para as costas dos centrais do Salgueiros a obrigar Ivo a sair e a fazer a mancha.
Depois de uma má primeira parte, José Manuel Teixeira resolve alterar o sistema táctico logo de entrada, com a troca de Moreira por Quim Simões e recuo de Pinhal para lateral esquerdo. O Salgueiros passou a alinhar em 4-3-3 com 3 avançados em ponta e com Joel sempre muito activo no lado direito a fazer as vezes de extremo. A velocidade aumentou e finalmente a defesa do Baião revelava alguma instabilidade. Quim Simões deu a velocidade que faltava no último terço do terreno e entre os 5 e 10 minutos esteve em 3 jogadas de perigo, a cabecear por duas vezes sem sucesso e a centrar para Orriça que, frente à baliza, não chega à bola por pouco para concluir de cabeça quando estava em muito boa posição. Sem jogar muito bem, finalmente adivinhava-se a possibilidade do Salgueiros chegar ao golo, com o meio-campo a melhorar a sua produção com a troca de Pedrinho por Alcino aos 63’ a dar novo folego ao ataque. O golo tem origem precisamente nos pés de Alcino que na esquerda, por uma vez, conseguiu variar o flanco de jogo com um passe longo solicitando Pinheiro na direita que centra para o interior da área onde Quim concretiza num remate de primeira. A partir daqui o jogo fica mais partido com o Baião a subir no terreno e com transições constantes de ambas as equipas. O Salgueiros era mais perigoso e criava oportunidades sucessivas de golo com Orriça e Alcino, ainda antes da meia hora, a rematarem ao lado quando estavam em óptima posição. O Baião procurava o golo do empate, com o seu treinador a colocar finalmente mais avançados, mas nunca conseguiu por em risco a defesa do Salgueiros, que mais uma vez revelou segurança, como tinha acontecido na primeira parte. O jogo terminou com um lance claro de golo para o Salgueiros, num lançamento em profundidade de Alcino para Quim, que partindo ainda atrás do meio-campo, ganha ao defesa e cai já na grande área no duelo com o guarda-redes. Reclamou-se grande penalidade mas o árbitro teve entendimento contrário e puniu Quim com amarelo por simulação..
Terminava a partida com o objectivo mais importante atingido: a terceira vitória do Salgueiros em outros tantos desafios a assegurar a liderança graças a uma segunda parte esforçada, depois de uma primeira metade para esquecer. De destacar, a título individual, o regresso de Quim Simões em bom nível e a entrada de Alcino que trouxe a fluidez e criatividade que o Salgueiros estava a precisar no ataque.
Crónica de: Paulo Gomes
5 Respostas
  1. Este comentário foi removido pelo autor.

  2. Realmente a segunda parte foi bem mais assertiva que a primeira. O nosso meio-campo esteve muito lento, hesitante, pouco afoito na primeira parte, mas as entradas na segunda parte do Quim Simões, sempre muito voluntarioso, e do Alcino ajudaram a consolidá-lo. E não deixamos de ter uma certa sorte do jogo por o Baião não ter concretizado alguns lances na primeira parte... Seria bem mais difícil dar a volta por cima mais tarde.


  3. Magalhães Says:

    O mais importante foi a vitória. Foi uma tarde para esquecer; má exibição, Salgueiristas divididos, péssima afluência na bancada, etc, etc.
    Vamos esperar melhores dias. Vou lanchar á Sede Social, assim até me esqueço deste jogo.


  4. Este comentário foi removido pelo autor.

  5. O Salgueiros poderia ter ganho de forma mais folgada se tivesse optado por um 4-3-3 claro, com alas bem abertos a cruzar para o Quim que de cabeça é um jogador de 1ª Liga, ainda para mais com defesas com menos 30 centímetros do que ele.
    Quanto aos sócios/adeptos/simpatizantes, ouvi de tudo durante o jogo menos apoio e incentivo a uma equipa que à 3ª jornada joga pela 1ª vez em casa (emprestada) e obtém a 3ª vitória sem sofrer golos.


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS