S.C. RIO TINTO 0 x S.C.S. 08 1: 2.ª Jornada
Com o apoio da Betfair segue-se a crónica do jogo de ontem, a contar para a 2.ª jornada do campeonato.

Boa tarde de Sol atraiu muitos adeptos para um jogo com grande ambiente nas bancadas, mas com pouca qualidade técnica dentro do relvado. Muito vento, um relvado deficiente e bola que parecia leve demais foram condições adversas, que provocaram muito domínios de bola imperfeitos e imensos passes transviados. 
 O Salgueiros entrou apenas com uma mudança no onze com a saída de Bezu e entrada de Quim. Esta mudança veio a provar-se durante todo o jogo de grande relevo, dada a quantidade de bolas bombeadas para a frente nas quais Quim esteve exemplar a ganhar inúmeros duelos com os defesas, colocando a bola jogável nos colegas ou conquistando faltas em zonas perigosas. 
 O Salgueiros na 1.ª parte, jogando a favor de vento, tomou cedo conta do jogo e foi tendo algum ascendente, consubstanciado em 2 remates perigosos de Pinheiro - na melhor jogada do jogo - com a bola a sair um pouco por cima, e de Quim em boa posição e a rematar bem dentro da área mas na direcção do guarda-redes, que efectuou uma defesa vistosa. 
 Os primeiros 30 minutos de jogo foram mesmo os melhores do Salgueiros que ainda viu Pedrinho, extremamente activo e muito vezes a fugir do flanco direito para o centro, a rematar duas vezes com perigo - uma delas ao poste - e numa outra a perder uma ocasião flagrante de golo, sozinho e com tempo para tudo, desperdiçando o lance com um remate por cima da baliza. 
 À medida que o intervalo se aproximava o Salgueiros perdeu alguma (da pouca) fluidez que o seu jogo tinha. Em toda a primeira parte e em momentos de clara desconcentração defensiva o Rio Tinto esteve duas vezes com perigo na área do Salgueiros, mas nem chegou a finalizar em direcção da baliza. 

A segunda parte arrancou com Alcino do lugar de Fábio (já com cartão amarelo), recuando Pinhal do flanco esquerdo para pivot, juntando-se a Pinheiro. O Salgueiros entrou relançado, com a qualidade de passe de Alcino a dar cartas, solicitando muitas desmarcações. Resultou em vários ataques fluídos, maior envolvimento do lateral direito Joel no ataque e novamente o perigo a rondar a área do Rio Tinto, que parecia algo confundido com o novo desenho táctico do Salgueiros e incapaz de travar a circulação de bola que Alcino proporcionava. Foi num lance típico desta altura do jogo que Alcino após simular rematar, abriu em Joel na direita que cruzou de primeira, surgindo Quim ao segundo poste para tentar finalizar sendo carregado nas costas. José Manuel Teixeira deu indicações para o capitão Pinheiro marcar, estando este à altura do momento, batendo rasteiro e enganando o guarda-redes. Com o Rio Tinto reduzido a 10 na sequência do lance do penalti esperava-se um período de domínio do Salgueiros... que só durou mais 10 minutos, coincidindo com uma grande jogada de envolvimento pela esquerda, que resultou num remate à entrada da área por Pedrinho que saiu ao lado. 
 A partir daí em vez de controlar o jogo e circular a bola usufruindo da superioridade numérica o Salgueiros embrulhou-se e precipitou-se. A equipa afunilava o jogo pelo centro e apressava passes de ruptura arriscados que originavam sucessivas perdas de bola. 
 O Rio Tinto começou a crescer e tem uma grande oportunidade de golo, após um livre da esquerda que sofre um primeiro desvio que tira a bola de Ivo, e quando já parecia inevitável o golo um segundo toque de um jogador do Rio Tinto muito perto da linha de golo envia a bola por cima. Momento de grande felicidade para o Salgueiros... que emocionalmente saiu abalado com o lance. A equipa cada vez defendia mais atrás e precipitou-se a cometer algumas faltas em zonas comprometedoras. Os últimos 10/15 minutos foram de sucessão de livres frontais e cantos (com o Rio Tinto já a favor do vento) que obrigaram o Salgueiros a acabar o jogo em sobressalto. Destaque para Ivo com muitas saídas fora da pequena área com grande segurança, e uma defesa arriscadíssima na cara de um avançado que salvou um golo eminente. 
Em geral um resultado muito positivo, num jogo em que foi na prática difícil jogar bom futebol, sendo certo que se a eficácia máxima demonstrada na primeira jornada tivesse estado presente neste jogo tudo seria diferente, dadas as boas oportunidade de golo criadas pelo Salgueiros no início do jogo.

Muito relevante para o resto do campeonato é esta equipa nova (6 jogadores novos no onze inicial) ter tempo para crescer com o ambiente positivo trazido por 2 vitórias em 2 jogos, liderança do campeonato, nenhum golo sofrido e bancadas cheias e com público entusiasta. Em termos técnicos a equipa está a mostrar grande rigor defensivo, com um guarda-redes cheio de confiança e uma dupla de centrais a demonstrar não só um bom entrosamento, como grande complementaridade: garra, agressividade e saída em constantes antecipações de Monteiro, com liderança, sobriedade e capacidade de dobra do muito experiente Vítor Fróis. 
Com mais soluções para o ataque a partir da próxima jornada veremos como a equipa evolui, porque como grupo/plantel, quer nos festejos finais, quer nas substituições os sinais são claros: estão unidos e motivados para conquistar algo em conjunto.

Para mais crónicas de jogos no blog visite o site de apostas desportivas online em Betfair .

Crónica de: Luís Gomes
8 Respostas
  1. Outra coisa de louvar é ter-se tido a capacidade de perceber q o importante era ganhar. Estes pontos q mtas vezes se deitam fora pq ainda falta mto campeonato podem fazer toda a diferenca no final do campeonato. E p maus momentos.


  2. uhgi Says:

    Boa crónica. O defesa central Monteiro esteve impecável assim como o Quim. Parabéns pela vitória.


  3. Somo Says:

    Um a boa crónica ao jogo de facto! Quem é o responsável para agradecer? Será que foi o Luís que vi por lá ontem?


  4. Parabens, espero que façam um bom campeonato e fiquem em 2º lugar!


  5. JCQuerido Says:

    Ainda bem que a esperança é a última a morrer, pois assim ajudamos a manter o sonho de algumas pessoas. Quanto a nós, só temos certezas, o 1º Lugar é nosso e os restantes deixamos para os esforçados, os sonhadores e os esperançados.
    Bem haja a quem nos quer Bem e Boa ventura para os outros.


  6. Como funciona esta ligação entre as crónicas aos jogos e a Betfair?


  7. Olá!
    Ao simpatiquíssimo César Fernandes agradeço os parabéns e a "espera" para que o Salgueiros fique em 2º. lugar, mas parece-me que vai ter de "esperar" mesmo muuuuuuuuuuuuuuuuuito..., talvez deva contar com uma "espera" semi-eterna...
    Abraços aos "irmãos" Salgueiristas...


  8. lfg Says:

    Boas,

    A crónica é do Luís Gomes sim, e por lapso não ficou identificada (mas dispensa agradecimentos)

    A Betwin e Befair patrocionaram a reentreé do dito às crónicas de jogo. Veremos se patrocinam mais alguma coisa.

    Saudações salgueiristas
    Luís Gomes


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS