Salgueiros, Cannes e Zidane. Três estreias numa só noite.
in I 20/09/11, Rui Miguel Tovar
Link

Há 20 anos, um jogador francês apresenta-se no Bessa e passa despercebido na vitória salgueirista com golo de Jorge Plácido 

 Olá, muito boa noite, cá nós a responder em directo do Estádio do Bessa para acompanhar mais uma noite europeia das equipas portuguesas. Desta vez é a estreia do Salgueiros... ''Pera lá, ''pera lá. Estádio do Bessa não combina com Salgueiros, só com Boavista. É verdade, sim senhor, mas dia 19 de Setembro de 1991, o Salgueiros actua em casa emprestada por imposição da UEFA, que não aceita as condições do Vidal Pinheiro para receber um jogo da Taça UEFA, com os franceses do Cannes. Ah, assim está bem.

O Salgueiros apresenta-se com Madureira; Pedro Reis; Abílio, Milovac, Paulo Duarte e Pedrosa; Nikolic, Rui França, Vinha e Álvaro Soares; e Jorge Plácido. O treinador é Zoran Filipovic.

Já o Cannes joga com Dussuyer; Sassus, Dreossi, Pollet e Bray; Fernández; Durix, Asanovic e Langer; Omam-Biyik e Zidane. ''Pera lá, stop the press. Zidane? O Zidane? É verdade, sim senhor. É a terceira estreia da noite. Depois de Salgueiros e Cannes, um jovem chamado Zidane, mais tarde conhecido como Zizou, o homem que dá um Mundial à França em 1998 com dois golos de cabeça ao Brasil e ainda uma Champions ao Real Madrid em 2002 com um tiraço do meio da rua frente ao Bayer Leverkusen.

Por enquanto Zidane é só o Zidane. Com cabelo e tudo. E vestido de amarelo, o equipamento do Cannes. Passa despercebido, coitado. A glória é toda para o Salgueiros, vencedor do jogo pela margem mínima com um golo de Jorge Plácido, um avançado português que já actuara no Sporting e no FC Porto e até marcara dois golos (ambos a Malta, num insonso empate em 1987) em três internacionalizações pela selecção nacional.

O golo acontece aos 51 minutos, na sequência de um lançamento lateral. A defesa não alivia, Vinha (1,93 m) salta naturalmente mais alto que dois adversários e Jorge Plácido remata à meia volta. Está feito o 1-0, resultado mais que satisfatório. Será que Zidane se lembra? Talvez oui, talvez non. O certo é que o Salgueiros está em festa. E o futebol português também. Nessa primeira mão da primeira eliminatória, as cinco equipas ganham, todas!

No dia 18, quarta-feira, o Sporting cumpre o seu papel frente aos romenos do Dínamo Bucareste com um golo de Iordanov, o Benfica goleia os malteses do Hamrun Spartan por 6-0 (Yuran-4, Pacheco e Rui Águas) e o Boavista, o das camisolas esquisitas, surpreende o Inter, detentor da Taça UEFA, por 2-1 (Barny e Marlon Brandão). Vinte e quatro horas depois, na quinta-feira, o Bessa vive outra noite mágica com o já citado Salgueiros, 1 - Cannes, 0. Também no Porto, o FCP bate o La Valletta, outro representante de Malta, por 3-0 (Kostadinov, Timofte e Mihtarski).

Destes cinco dignos representantes, só três passariam à ronda seguinte. Pelo caminho ficariam Sporting (0-2 em Bucareste, após prolongamento) e Salgueiros. Com muita pena nossa, o Cannes de Zidane festeja a qualificação nos penáltis, depois de marcar a cinco minutos do fim por Omam-Biyik, o camaronês que entrara na história do futebol mundial pelo golo à Argentina no jogo de abertura do Mundial-90. No desempate, 4-2 (Jorge Plácido e Rui Alberto falharam). Sem Salgueiros, a Europa já não tem piada. Até hoje...


10 Respostas
  1. Fernando Says:

    Alguém me sabe dizer o porquê do site do SPORT COMERCIO E SALGUEIROS estar com a conta suspensa?


  2. damas73 Says:

    fui dos felizardos que tiveram a possiblidade de assistir ao vivo a este jogo e como se deve compreender nunca mais se esquece um momento tao especial.era uma equipa fantastica (a minha equipa foi,é,e será sempre a melhor equipa do mundo).presto aqui homenagem a esta magnifica equipa mas muito especialmente a esse MAGICO DA BOLA ,NIKOLIC.


  3. Suevo Says:

    Só vi o jogo no Porto, quando o 08 estiver na UEFA tenciono não falhar o jogo fora também.


  4. rik alma Says:

    eu estive la k saudades desses tempos


  5. Este comentário foi removido pelo autor.

  6. Independentemente das razões da suspensão do site oficial do SCS, creio que não é algo propriamente lamentável hoje em dia... Afinal de contas, não só a actualização era feita muito raramente (as últimas notícias respeitavam à Volta a Paranhos de 2010) como muitos conteúdos (nomeadamente referentes aos projectos para Arca d'Água e mesmo para o espaço do antigo Vidal Pinheiro) se encontravam, também eles, 'suspensos'. Não acho que aquele site, tal como se encontrava, servisse bem o clube.


  7. Fernando Says:

    Caro Sócio 426/140,
    Era um site parado, sem actualização ... mas estava lá história da vida do clube, posts, comentários etc etc etc, que eram activo histórico .
    Então no mínimo avisavam, e pediriam a alguém para suportar os custos ou migrar os conteúdos.
    É a minha opinião.


  8. lfg Says:

    Meus caros

    O arquivo de notícias dum período histórico da vida do clube deveria ser preservado.
    Talvez ainda mais relevante, o forum - espaço de debate que contribuiu decisivamente para a união dos salgueiristas no período revolucionário contém tantas discussões e posições assumidas que é mesmo muito negativo que se perca.
    Foi um espaço que serviu também para uma marcação cerrada a uma primeira C.A..
    Muito por lá se escreveu, muito se demonstrou e muito mais se insinuou. De forma anónima e de forma assumida e assinada. É uma memória colectiva que todos deveríamos preservar. Bastava ler um pouco daquele forum para perceber porque o Salgueiros chegou onde chegou, porque está onde está e porque certamente caminhará para onde caminha.

    Se há tanta vontade e disponibilidade para o manter vivo e um pré-aviso encontraria voluntários para o manter, migrar e entretanto suportar os custos de alojamento... tenho a certeza que ainda vão a tempo. É contactar o clube e voluntariar-se para isso. Certamente que o alojador do site com o pagamento da anuidade (não deve chegar a 200€) o volta a tornar activo, dando tempo para a tal migração para um site gratuito... isto existindo o tal voluntariado para o pagamento e a realização dessa tarefa.

    Claro que 'é pena'. Mas importante importante é uma vitória no Sábado. É o que move os salgueiristas neste momento. É o que desejam. O resto? O resto logo se vê.

    Saudações
    Luís Gomes


  9. G Says:

    "Claro que 'é pena'. Mas importante importante é uma vitória no Sábado. É o que move os salgueiristas neste momento. É o que desejam. O resto? O resto logo se vê."


  10. RS Says:

    O fim do site tem os contornos de uma morte que está por anunciar e o início de um filme que já vi (e que não recomendo).

    "Mas importante importante é uma vitória no Sábado. É o que move os salgueiristas neste momento. É o que desejam. O resto? O resto logo se vê."

    Siga para BINGO !!!


Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.


  • PRóXIMO JOGO

    SCS08 x NOGUEIRENSE
    SAB., 15 FEV. 15:00
    EST. PADROENSE



    COMENTÁRIOS

    ETIQUETAS